Notas & Notas – 18 de junho 2018

0

AÇÃO ECOLÓGICA 

Visando despertar a consciência ecológica e a importância do trânsito seguro, alunos de três escolas primárias do bairro Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda, participaram de uma ação, que reuniu pais e filhos, na manhã do último sábado, 16. A iniciativa foi da Secretaria de Educação de Volta Redonda e teve como tema “O mundo é nosso, vamos cuidar”. A secretária de Educação de Volta Redonda, Rita Andrade, comentou sobre a importância da ação. Disse que a Secretaria de Educação preserva e incentiva a conservação do meio ambiente. Alunos com cartazes, outros com placas ou ainda com coletes. Cada escola incentivou uma ação diferente entre os pequenos. A diretora da Escola Municipal Professor Lund Fernandes Villela, Elisete da Silva, comentou que os alunos foram motivados sobre a questão da sustentabilidade.

CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

Os conselheiros tutelares de Volta Redonda receberam mais uma capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). O sistema informatizado é uma iniciativa do governo federal, direcionado para todos os estados do Brasil. No Rio de Janeiro, Volta Redonda será a primeira a implantar o sistema, que vinha sendo utilizado como teste, desde o mês de abril. A previsão para a próxima semana é que todos os conselheiros tutelares já comecem a utilizar o sistema. O treinamento foi realizado em conjunto entre as secretarias Gabinete de Estratégia Governamental (GEGOV) e Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (SEPLAG), além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio da Fundação para a Infância e Adolescência do Rio de Janeiro (FIA-RJ).

PALESTRA NO DEGASE

Com a finalidade de coibir o aliciamento, por parte das facções criminosas existentes no país aos jovens que já cumprem medidas socioeducativas, o Centro de Socioeducação (Cense-VR) presente na unidade de internação do Degase em Volta Redonda criou o Programa de Abolição à Ideologia Faccional no Sistema Socioeducativo (PAIFSS). Aliado ao projeto e evitar esse “recrutamento”, o delegado adjunto Antonio Furtado, da 90ª Delegacia de Polícia (DP) de Barra Mansa, visitou a unidade no último final de semana e aproveitou para ministrar a palestra “A vida vale mais”, para os internos e seus familiares. Furtado diz acreditar na ressocialização de jovens infratores por mais que seja difícil. Garantiu que é preciso acreditar n esse tipo de programa para retirar o jovem da facção criminosa. Para o policial, é a possibilidade de que, quando sair da instituição, tenham possibilidade de futuro, e, quando adulto, não seja um criminoso profissional.

CONVITE

A convite do coordenador do Programa de Abolição à Ideologia Faccional no Sistema Socioeducativo de Volta Redonda (Paiffs), Klein Duarte, o delegado Antonio Furtado ministrou palestra em Volta Redonda na semana passada. A ação faz parte de um dos princípios do programa que é família e civismo, com a finalidade de fomentar a integração das famílias com os adolescentes infratores em cumprimento de medidas socioeducativas. Segundo o coordenador, foi um evento muito importante para a conscientização dos adolescentes em conflito com a lei e seus familiares. Lembrou que a palestra “A Vida Vale Mais” vem de encontro ao objetivo de todos, já que explica o terror que são as drogas. O delegado, por sua vez, declarou que a presença da família é muito importante no processo socioeducativo para mostrar, ao adolescente, que ele não está sozinho.

PROJETO ‘ESCOLA TEM CULTURA’

O Projeto ‘Escola tem Cultura’, que foi lançado recentemente, em Volta Redonda, pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceira com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), será realizado este ano nos colégios Themis, João XXIII, JB de Atayde, Delce Horta e Getúlio Vargas. A ação pedagógica interdisciplinar idealizada prevê, no mês de novembro, um grande festival para encerrar o projeto em 2018. A ideia, segundo os organizadores, é que em 2019 sejam incluídas as demais escolas municipais no programa. Até outubro, cada unidade escolar da Fevre segue recebendo durante uma semana apresentações culturais no intervalo do recreio, enquanto em sala de aula uma equipe da Secretaria de Cultura, além do rapper e arte educador Thiago Elniño, promoverá oficinas que contribuem para o conteúdo disciplinar a partir da aproximação do aluno com as programações culturais do município.

PALESTRA GRATUITA

Uma das chaves do sucesso para qualquer negócio é saber administrar o orçamento e as finanças. Há várias ferramentas hoje indicadas para aperfeiçoar a gestão financeira das empresas, desde o controle do dinheiro no dia a dia à tomada de decisões estratégicas. Alguns desses instrumentos serão apresentados pelo Sebrae/RJ em palestra gratuita no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Paraty, no dia 20 deste mês, às 19 horas. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas.

CURSO

Os participantes poderão entender de que modo informações sobre planejamento orçamentário, capital de giro, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, entre outros dados financeiros, podem se transformar em instrumentos para a tomada de decisões seguras e eficientes. Será possível compreender também como funciona o programa Gestão Financeira Sebrae Mais, em que as empresas passam por um diagnóstico e aplicam as orientações na prática. A palestra tem apoio da Prefeitura de Paraty. A Câmara de Vereadores fica na Rua Dr. Samuel Costa, 23, no Centro Histórico. Para inscrições e mais informações, ligue para 24-3365-0971 ou 0800-570-0800 ou envie e-mail [email protected].

ORIENTAÇÃO EM ANGRA DOS REIS

Com o objetivo de acompanhar os jovens para que eles não desistam do seu negócio diante dos primeiros obstáculos, o Sebrae e Prefeitura de Angra dos Reis, acompanham o desenvolvimento de 25 jovens sobre empreendedorismo. Eles realizaram curso em abril e seguem o aprendizado com o objetivo de gerar renda e administrar seu próprio negócio com encontros que terminarão somente em agosto. Todos são usuários dos Centros de Referência de Assistência Social e foram escolhidos para o projeto devido ao perfil empreendedor.

PREFEITO EMPREENDEDOR

O projeto da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca da Prefeitura de Angra dos Reis, está entre as 11 finalistas do estado do Rio de Janeiro do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Pequenos Negócios no Campo. O projeto apresentado compreende um plano de valorização da agricultura familiar, visando estimular as famílias, através da diversificação, bem como abrir canais de comercialização capazes de melhorar sua renda. O grande vencedor do prêmio será divulgado no dia 28 de junho, num evento realizado no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, às 11 horas.

CONVÊNIO

A vereadora Soraia Balieiro Diniz (PSB) solicitou que o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) faça um convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para utilização da piscina do Campos Resende visando a prática de hidroterapia e/ ou hidroginástica. “O convênio permitiria a utilização da piscina do Instituto para atendimento da demanda de pessoas com deficiência e idosos que aguardam por vagas para o serviço de hidroterapia e/ou hidroginástica. Seria uma solução para reduzir ou até mesmo resolver a lista de espera por vagas das pessoas que necessitam do referido atendimento”, justificou Soraia em Plenário. A indicação foi aprovada por unanimidade e encaminhada para o Executivo.

I PRIMEIRO FESTIVAL DE QUADRILHAS

Tradição na cultura brasileira, junho é marcado pela explosão de cores, ritmos e sabores das festas juninas. A comemoração de raízes folclóricas contagia todas as regiões do país e em Itatiaia o clima não será diferente. A Federação das Associações de Moradores e Entidades de Itatiaia (Famei), em parceria com a Prefeitura de Itatiaia, esta preparando o I Festival de Quadrilhas Interbairros da cidade. Visando promover a interação entre os bairros, incentivar e valorizar a cultura brasileira, uma reunião entre a Prefeitura e a Famei foi realizada recentemente. A previsão é que o evento aconteça nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Praça do Banerj, com barraquinhas típicas, shows regionais e concurso de quadrilha.

FESTIVAL NO CALENDÁRIO

De acordo com o Presidente da Famei, Vagner Cherem, em breve será divulgado o regulamento do concurso de quadrilhas que será dividido nas categorias infantil, livre e melhor idade. “Nosso objetivo é que este festival entre para o calendário de eventos do município. Esperamos que todos os bairros participem desta grande festa que está sendo preparada para reunir pessoas de todas as idades. Os presidentes das associações de moradores irão receber as inscrições e em breve o regulamento será divulgado”, disse Cherem.

Um fato na foto

Susto

Um acidente foi registrado na tarde de sábado no Viaduto Doutor Didácio de Souza Fonseca, ao lado da Prefeitura de Barra Mansa. Segundo informações, o motorista do carro, que não teve nome nem idade divulgados, foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) passando mal, pois desmaiou dirigindo. O carro subiu no mural do meio da pista e por pouco não caiu do viaduto. Felizmente nada de mais sério aconteceu. A foto está sendo compartilhada nas redes sociais.

 

 

 

 

Deixe um Comentário