Notas & Notas Políticas – 14 de novembro de 2020

0

DESAFIO DOS NOVOS PREFEITOS

Tornar melhor a vida das pessoas em cada um dos quase seis mil municípios brasileiros será o desafio dos novos prefeitos a partir de 1º de janeiro de 2021. Entre os temas de destaque está a saúde, que ganhou ainda maior repercussão devido ao contexto da pandemia da Covid-19.

TSE NEGA ATAQUE CIBERNÉTICO

Em nota divulgada na última quinta-feira, dia 12, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou que tenha sido alvo de um ataque cibernético, após alguns de seus sistemas terem sofrido instabilidade ao longo do dia. De acordo com o comunicado, a queda nos sistemas “foi motivada por uma sobrecarga interna e não tem relação com interferência externa (ataque cibernético)”. Ao longo da quinta-feira, os sites do TSE e dos tribunais regionais ficaram indisponíveis, bem como os serviços do Processo Judicial Eletrônico (PJe), por meio do qual as partes podem acessar documentos de um processo. O portal de divulgação de candidaturas também apresentou instabilidade.

ÚLTIMO COMÍCIO

Foto: Divulgação

Carinho, amor e animação. Essas são as palavras que resumem o último comício da coligação ‘Pra Fazer Ainda Mais’, que tem como representantes o prefeito de Itatiaia e candidato à reeleição, Eduardo Guedes, o Dudu (PSC), e o vice, Sebastião Mantovani, o Jabá (PSL). O evento aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 12, na Praça da Emancipação, no Campo Alegre, e reuniu apoiadores, candidatos a vereadores e líderes partidários, conhecidos como a ‘Família 20’. Levado pelo entusiasmo do público presente no local, Dudu fez um discurso emocionado, aproveitando a oportunidade para enfatizar alguns dos feitos do seu governo em Itatiaia.

PEDIDO DE PROPAGANDA ELEITORAL IRREGULAR

O Juiz Eleitoral, Marcelo Dias da Silva, da 131ª Zona Eleitoral de Volta Redonda, julgou improcedente a representação do candidato a prefeito de Volta Redonda, Granato, de propaganda eleitoral irregular da opositora, Juliana Carvalho, que também concorre a um cargo no Executivo. Segundo a sentença, Granato alegou que a candidata teria divulgado nas redes sociais informações sigilosas, referentes aos autos de uma ação civil pública referente a ele.

A SENTENÇA

“Publicações que apresentem fatos não comprovados ou divergentes da realidade, além de eventuais ofensas a determinado candidato certamente constituem propaganda irregular, eis que ultrapassam os limites da mera propaganda negativa. Liberdade de expressão engloba a crítica ao atuar político, inclusive, e por que não, em sua vida profissional, quiçá privada, já que, ao se eleger, tornar-se-á uma personalidade pública no Município. Contudo, não se confunde com a crítica sem embasamento ou fundada em informações inverídicas ou incompletas”, destacou o juiz.

PARA CANDIDATOS DA DIREITA EM RESENDE

Foto: Divulgação

Na manhã de ontem, dia 13, o deputado estadual Anderson Moraes (PSL) caminhou ao lado de Cristiano Gonçalves (Republicanos) e Sueli Galvão, no centro de Resende. Ao pedir voto para o10 para prefeito de Resende, o deputado alertou o eleitor resendense para a necessidade de se eleger um prefeito alinhado com a pauta Bolsonarista.”Em Resende, Cristiano Gonçalves é a opção popular contra o candidato do Rodrigo Maia e o candidato do Ciro Gomes. Pedimos à população para fazer este alinhamento através do voto nos candidatos da direita para vereadores e prefeito”, afirmou o deputado.

LÍDER DA DIREITA CONSERVADORA

Anderson Moraes é reconhecido como líder da direita conservadora no Rio de Janeiro. Fundador do Movimento Ideologia Brasil, o deputado é lembrado como o autor do pedido de impeachment do governador Wilson Witzel por desvios na saúde pública no período de pandemia. “O deputado Anderson Moraes é um ferrenho defensor da moralidade, da ética e um bravo lutador contra a corrupção no Rio de Janeiro. O seu apoio à nossa candidatura é motivo de orgulho”, afirmou Cristiano Gonçalves.

AGRADECIMENTO AOS ELEITORES

Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Volta Redonda, Alex Martins (PSB), e sua vice, Jussara Ferreira (PDT), realizaram na manhã de ontem, 13, panfletaço no bairro Aterrado. Nesta reta final da campanha eleitoral as atividades seguem sendo intensificadas, com apoio de filiados e simpatizantes dos partidos que compõem a aliança Pra Fazer Volta Redonda Melhor (PSB/REDE/PDT).

LEVANDO ESPERANÇA

O panfletaço percorreu as principais ruas e avenidas do Aterrado. Alex e Jussara divulgaram as propostas de seu governo, elaborada com a participação cidadã. Na sequência, ocorreu mais uma carreata da Onda 40. O evento percorreu os bairros Laranjal, São João, Monte Castelo, Colina, São Geraldo, Centro e Vila Santa Cecília, onde populares demonstraram carinho e apoio, cantando e dançando o jingle da campanha, vibrando e acenando para o prefeitável. “Essas atitudes impulsionaram a nossa campanha o tempo todo. Especialmente nesses últimos dias, vivi momentos de muito aprendizado. Percorri cada canto da cidade e estou muito feliz. Conheci mais pessoas. Pessoas do bem e que querem uma Volta Redonda Melhor, assim como eu e as pessoas que estão me acompanhando, de forma voluntária. Nós estamos fazendo uma campanha limpa, propositiva e levando esperança para as pessoas”, destacou Alex.

GUARDA MUNICIPAL ATUARÁ NO DIA DA ELEIÇÃO

A Guarda Municipal de Barra Mansa redobrará o monitoramento na cidade no próximo domingo, 15, dia de turno único das eleições municipais. Uma parte da equipe ficará responsável por acompanhar a entrega das mídias onde são gravados os votos, sendo de manhã nos locais de votação e ao fim da tarde, no fórum. Outro grupo ficará encarregado em orientar e atuar no trânsito próximo as seções eleitorais. Agentes também percorrerão os bairros para verificar o transcorrer do dia nas comunidades.

À SERVIÇO DO POVO

O comandante interino da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, expressou a importância do ato. “A guarda está a serviço do povo e nosso objetivo principal é que se faça cumprir a democracia com ordem e disciplina”. Barra Mansa conta com 22 seções na 94ª zona eleitoral e 38 na 91ª. Para votar é preciso estar munido do título de eleitor e um documento oficial com foto que pode ser: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Para evitar aglomerações, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou a necessidade de biometria nestas eleições.

AMPLIAÇÃO DO TARIFA COMERCIAL ZERO

O candidato a reeleição a prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, e a candidata a vice-prefeita, Fátima Martins, realizaram mais uma caminhada ontem. O ato de campanha foi feito na 207. Samuca ressaltou a proposta de ampliação do Tarifa Comercial Zero, projeto que interliga os centros comerciais da cidade através de três ônibus elétricos. Atualmente os ônibus fazem a ligação da Avenida Amaral Peixoto, Aterrado, Retiro, Vila Santa Cecília e shopping Park Sul. “São 30 mil pessoas por mês que são transportadas gratuitamente e através de veículos que não poluem, elétricos, com ar-condicionado e novos”, disse o candidato a reeleição. Para os próximos anos, Samuca disse que o projeto será ampliado para os bairros 207 e Santo Agostinho.

SOLUÇÕES RÁPÍDAS PARA PROBLEMAS URBANOS

O candidato a prefeito de Volta Redonda pelo PSD, Paulo Baltazar usou as redes sociais para demonstrar sua preocupação com a necessidade urgente de obras a fim de evitar problemas urbanos típicos da época de chuvas. Os estragos causados pelo temporal, ocorrido na quinta-feira, levaram o candidato a avaliar o sistema de respostas da cidade para alagamentos. Segundo ele, os problemas poderiam ter sido evitados se seus sucessores dessem continuidade ao projeto estruturante de água e esgoto estabelecido ao longo de seus quatro anos de mandato, entre 1993 e 1996.

LEMBRANDO

“Naquela época, fizemos o que até hoje é o maior projeto estruturante que essa cidade já teve. Dedicamos quatro anos para a construção de 250 km de redes pluviais e de água e esgoto, levando dignidade a bairros como Padre Josimo e Mariana Torres. Meu sucessor, em 20 anos no poder, pouco fez para mudar algo. O atual prefeito também se mostrou estático. O cenário atual é de pouca empatia com a população, que todos os anos é fortemente atingida pelas chuvas”, afirmou Baltazar, completando que o projeto poderia ter sido continuado, mas não foi, pois é uma obra que não garante visibilidade.

GRUPO DE MULHERES APOIA BRUNO MARINI

As integrantes do grupo Movimenta Mulheres fizeram caminhada pela Avenida Joaquim Leite, na tarde dessa sexta-feira, dia 13 de novembro, em apoio a candidatura a prefeito de Bruno Marini e das candidatas a vereadoras da Coligação Prosperidade Barra Mansa. De acordo com a presidente do Movimenta Mulheres, Ana Lúcia Alves, o grupo tem o objetivo de conscientizar o público feminino sobre a importância da participação na elaboração de projetos e ações que garantam o cumprimento dos direitos conquistados pelas mulheres. “Nosso apoio ao Bruno Marini veio como consequência ao apoio irrestrito que ele nos deu desde o começo e pela responsabilidade que me foi dada em montar os nomes femininos das nominatas do PSD, PRTB e Republicanos”, explicou a presidente Ana Lúcia, informando que o grupo é composto por mais de duas mil mulheres espalhadas pelas cidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Paraíba do Sul, Resende, Volta Redonda, Sapucaia, Paulo de Frontin e Mendes.

error: Conteúdo protegido !