Notas & Notas Política – 3 de novembro 2020

0

Baltazar convoca militância e vai às ruas 

Foto: Divulgação

Com a proximidade do primeiro turno das eleições, o candidato a prefeito de Volta Redonda pelo PSD, Paulo Baltazar, foi às ruas com seus apoiadores em mais uma carreata do movimento que quer mudar os rumos da cidade pelos próximos quatro anos: #VIRAVR. Neste domingo, Baltazar percorreu os bairros Retiro, Vila Mury, Limoeiro e Eldorado, ouvindo a população e apresentando propostas. “Está chegando a hora. Se quisermos virar essa cidade, devemos correr atrás e mostrar nossas propostas. Com ajuda dos meus apoiadores, tenho ficado cada dia mais entusiasmado para a chegada do primeiro turno e confiante para um possível segundo turno. Todos sabemos que a cidade está um caos em todos os setores. Por isso, sei que estou preparado. Já venci a crise da privatização da CSN e sei que posso vencer mais essa”, ressaltou Baltazar.

importância do voto útil 

Mais uma vez, o candidato, acompanhando de seus apoiadores, ressaltou a importância do voto útil no pleito municipal, que, segundo ele, pode evitar uma série de transtornos para Volta Redonda. “Votando em candidato inelegível, a população estará abrindo uma brecha para uma nova eleição. Um pleito já é cansativo para todos, imagine dois? Por isso, não devemos desperdiçar o voto com quem está enrolado com a Justiça. Agora é a hora do voto consciente”, afirmou Baltazar.

 ‘Quero ver nosso povo prosperar’ 

Foto: Divulgação

Segundo o atual prefeito de Itatiaia e candidato a reeleição, o Dudu, ver a população crescendo economicamente é um dos seus anseios. Por isso, ele afirma que trabalhou com afinco para promover políticas públicas voltadas para o avanço de Itatiaia. Dudu destacou que no seu próximo mandato não será diferente. Uma das propostas do governo na área de Desenvolvimento Econômico é a implantação do Programa Municipal ‘Itatiaia Compra Aqui’, promovendo ações permanentes de incentivo e capacitação de empresas locais para participação em compras públicas, visando assim, fomentar o desenvolvimento e a competitividade das empresas locais por meio da participação em licitações públicas.

Outras propostas

O gestor também quer implementar o Cadastro Empresarial, identificando áreas de atuações, localizações, além de potenciais e fragilidades de cada indústria, empresa, comércio, rede hoteleira, restaurantes e prestadores de serviços de Itatiaia, tendo em vista estimular cadeias produtivas, aumentar o aproveitamento da mão de obra local e transformar a cidade num ambiente permanente de negócios no Estado.

Apoiadores no Jardim Paineiras 

Nem a chuva impediu Eduardo Guedes, o Dudu (PSC), de realizar sua ‘Caminhada da Vitória’ no bairro Jardim Paineiras, na tarde do último domingo, dia 1. O candidato a prefeito estava ao lado do vice de chapa, Sebastião Mantovani, o Jabá (PSL) e do deputado federal Antônio Furtado. Durante a ocasião, a multidão ‘verde’ acompanhou Dudu por diversas ruas da localidade. “Não adianta. Nem a chuva tem a capacidade de nos parar. A nossa Caminhada da Vitória no Jardim Paineiras foi um sucesso. Fiquei muito feliz em ver a nossa gente na rua, cantando e dançando. Estamos firmes e fortes nessa caminhada rumo a uma Itatiaia melhor e nada nem ninguém nos abalará”, contou o candidato.

Comício em Pinheiral 

Foto: Divulgação

O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa (PSC), e sua vice, professora Sediene Maia (DEM), candidatos à reeleição pela coligação ‘Continuar a Avançar’, realizaram na noite de sábado, dia 31, o primeiro comício de campanha. O evento, realizado na quadra de esportes do bairro Paraíso, reuniu candidatos a vereador da coligação, além de dezenas de eleitores e apoiadores. “O nosso comício foi um sucesso e mais uma vez reafirmou a força da nossa candidatura. Quero agradecer a todos os meus candidatos e candidatas pelo apoio de sempre, a todos os eleitores e apoiadores que estiveram presentes. A cada evento que realizamos tenho a certeza que fiz as escolhas certas ao longo desses quase quatro anos que muito me dediquei para trazer melhorias para a nossa cidade. Vamos continuar a fazer aquilo de melhor que a população precisa. Não é momento de arriscar, por isso peço no dia 15 o voto em Ednardo e professora, Sediene Maia, número 20, para Pinheiral Continuar a Avançar”, disse.

nenhum ato externo

Professor Habibe, candidato a prefeito de Volta Redonda, divulgou uma nota nessa segunda-feira, dia 2, que não haveria nenhuma ação extrema de campanha na data, em respeito as mortes por Covid-19. “Embora haja um esforço coletivo na luta contra o novo coronavírus, ele ainda está entre nós. Foram tomadas ações para que o impacto do novo coronavírus fosse o menor possível, mas quando são pessoas, não existe ‘menor’ aceitável. Volta Redonda hoje contabiliza 243 casos fatais. Foram 243 famílias que se despediram de uma pessoa que amavam. E hoje, em respeito a todas famílias que vivem com essa saudade, independente de religião, não realizaremos nenhum ato externo de campanha. Que Deus conforte seus corações e que nossos esforços nessa luta nos levem a dias melhores”, ressaltou a nota.

‘campanha no Cantagalo’

Acompanhado da esposa, Célia Jordão, de candidatos da coligação e de admiradores, o candidato à reeleição e atual prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, falou sobre o seu plano de governo, que irá continuar com a transformação do município, colocando-o em destaque no cenário nacional. “O primeiro momento foi de arrumar a casa. Pegamos a cidade num caos total e vocês sabem disso. Com muito trabalho recuperamos o poder de investimento e iniciamos o projeto de resgate de nossa amada Angra dos Reis. Aqui no Cantagalo fizemos a reforma da Estratégia de Saúde da Família; instalamos a academia ao ar livre; efetuamos a obra de contenção do muro na Rua José Américo. Na Garatucaia, instalamos o posto da Polícia Militar, trazendo mais segurança às comunidades que fazem divisa com Mangaratiba, e instalamos iluminação de LED nos pontos de ônibus. Agora vem muito mais para nossa cidade”, garantiu Fernando.

Só pode ser preso em flagrante delito

Desde sábado, dia 31, nenhum candidato pode ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. A regra está prevista no parágrafo 1º do artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Pela norma, postulantes aos cargos de vereadores ficam impedidos de serem presos nos 15 dias que antecedem o primeiro turno das eleições, que, neste ano, em razão da pandemia de Covid-19, será realizado no dia 15 de novembro. Já o parágrafo 2º do dispositivo determina que, caso ocorra qualquer detenção nesse período, o preso deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que, se verificar qualquer ilegalidade na detenção, “a relaxará e promoverá a responsabilidade do coator”.

Objetivo 

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral ao prevenir que prisões sejam utilizadas como manobra para prejudicar um candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha. No pleito deste ano, estão em disputa apenas os cargos de vereador e prefeito. Por se tratar de Eleições Municipais, os eleitores que estão no exterior não estão obrigados a votar. Caso ocorra segundo turno, no dia 29 de novembro, o candidato que concorrer não poderá ser preso ou detido a partir do dia 16 de novembro. Novamente, a única exceção é para prisões em flagrante delito.

Jackson vai reabrir Restaurante Popular 

A redução do poder de compra das famílias por causa da crise econômica que deve se acentuar pós-pandemia é um dos desafios que os prefeitos vão ter de enfrentar em 2021, na avaliação do candidato Jackson Emerick, da coligação ‘Um novo olhar para Barra Mansa’. Ele diz que, em suas caminhadas pelos bairros da cidade tem percebido que a desigualdade social aumentou por causa da pandemia. Reabrir o Restaurante Popular de Barra Mansa será uma de suas prioridades para amenizar o problema, segundo ele, frisando que vai buscar parcerias com os governos estadual e federal, empresas e entidades assistenciais para que o restaurante volte a funcionar logo.

GERAÇÃO DE EMPREGO – CONTINUA

Além de ações sociais, Jackson diz que também vai buscar formar de gerar empregos e renda na cidade para reduzir a desigualdade social. Jackson diz que a área social receberá atenção especial em seu governo. “Eu escolhi um vice que sempre se dedicou ao trabalho na área social, foi presidente do SOS e sabe que nós precisamos cuidar da população, principalmente dos mais carentes da periferia”, afirma ele, se referindo a Alexandre Caneda, candidato a vice-prefeito da coligação. Entre as propostas de seu plano de governo para a área social, Jackson destaca a reestruturação dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para melhorar o atendimento e ampliar o número de unidades para 10. Ele também quer criar um Centro Social Agrícola para atender os moradores em situação de rua, gerando trabalho e renda, resgatando a dignidade e promovendo a reinserção na sociedade.

Deixe um Comentário