Notas & Notas – 8 de novembro de 2019

0

PARE, OLHE E ESCUTE

Foto: Divulgação


A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, opera milhares de quilômetros de ferrovias no Brasil e adicionou, por meio de uma parceria com o Waze, alertas de cruzamento no mapa do aplicativo. Basta que o caminho traçado tenha algum cruzamento ferroviário que o motorista receberá notificações reforçando a necessidade de o condutor ter atenção redobrada durante a passagem. O recurso contempla cerca de quatro mil pontos de interação direta do fluxo viário com a passagem de trens e já está disponível. São diversas composições que circulam diariamente por centenas de cidades.

COMBATENDO A FEBRE AFTOSA

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa para bovinos, equinos e bubalinos começou nesta semana em Itatiaia e segue sendo realizada durante todo o mês de novembro. A vacinação, promovida pelo Departamento de agricultura da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, é gratuita e destinada aos pequenos produtores do município. Nessa segunda fase, a imunização é destinada aos animais de até 24 meses. Até o dia 30, uma equipe da secretaria percorrerá as propriedades cadastradas para realizar a imunização dos animais. O produtor que desejar, também pode agendar a visita da equipe. Para isso é necessário ligar ou comparecer a Secretaria Habitação de Regularização Fundiária que fica na Avenida dos Expedicionários, 751, Centro, de 8 horas ao meio-dia e de 13h30min às 17 horas. O telefone para contato é o (24) 3352-1439.

INCÊNDIO ACONTECE EM SUBESTAÇÃO DA LIGHT

Foto: Divulgação


Nesta manhã ocorreu um incêndio em um transformador de energia da subestação da Light, localizada na Estamparia, na Avenida Francisco Vilella, em Barra Mansa. O incêndio, que ainda não teve as causas divulgadas, teria assustado os moradores que residem próximos ao local, com o barulho da explosão. Em nota, a Light, concessionária que fornece energia elétrica informou que não houve interrupção no fornecimento de energia e que as causas do incêndio estão sendo apuradas pela empresa.

UBM ANUNCIA FIM DO CAMPUS CICUTA

O Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) comunicou ontem, dia 7,  que “em razão dos elevados custos de operação, o campus Cicuta não funcionará mais a partir de 2020”. Com isso, os alunos serão realocados e para o Campus Barra Mansa, e para isso, segundo o comunicado, o campus irá receber uma modernização para aperfeiçoar para receber todos os alunos. A instituição ainda anunciou que lançará em janeiro,  uma unidade de Pós-Graduação e Extensão na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Segundo  novo coordenador e pós-graduação do UBM, Deyvison Nascimento, as atividades terão início ao longo do ano que vem, com previsão de aberturas de turmas em abril. “Nosso objetivo é oferecer cursos baseados na demanda do mercado da região”, disse.

DISQUE-DENÚNCIA EM OUTUBRO

O ‘Disque-Denúncia’, serviço conveniado com a Prefeitura de Angra dos Reis registrou no mês de setembro, 147 denúncias. Sendo esse o maior número de ocorrências em 2019 e o segundo desde o início da parceria. O assunto mais denunciado foi o tráfico de drogas, com 85 denúncias, ou seja, 57,82% das informações passadas pelos moradores. Crimes contra o meio ambiente e contra a administração pública registraram, respectivamente, 34 e nove denúncias. Os bairros que tiveram mais cadastros de denúncias foram: Monsuaba, Ilha Grande, Banqueta, Bracuí, Parque Mambucaba e Centro.

DE JANEIRO E OUTUBRO

Entre janeiro e outubro de 2019 foram cadastradas 983 denúncias do município de Angra dos Reis. No mesmo período do ano passado, o total foi de 775 denúncias. De acordo com os dados, o aumento foi de 21,2% em número de denúncias. A população pode ajudar no trabalho da polícia contra a criminalidade com denúncias anônimas, através do serviço do Disque-Denúncia Angra, que funciona pelo telefone 0300 25 311 77, com o preço de uma ligação local, ou pelo aplicativo Disque-Denúncia RJ. Em todos os casos, o sigilo é garantido.

PORTO EXCLUSIVO PARA TURISTAS

O prefeito Fernando Jordão se reuniu na quarta-feira, dia 6, em Brasília, com o ministro do Turismo Marcelo Álvaro. O objetivo foi potencializar ações que vão ajudar no desenvolvimento do turismo na cidade. O presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, o almirante Francisco Antônio de Magalhães Laranjeira, também participou do encontro. Foram alinhadas ações para destravar gargalos, identificar obstáculos e definir intervenções estratégicas que vão beneficiar turistas, comerciantes e moradores.

SOBRE A OBRA

A obra, que ainda não tem prazo para começar, pretende mudar a realidade da região e atrair visitantes do Brasil e do mundo. O novo porto seria construído no Lote 8, em frente à Santa Casa. O novo espaço seria interligado ao Cais de Santa Luzia.

OPERAÇÃO TAPA-BURACO

Na quarta-feira, dia 6, os funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, da Prefeitura de Pinheiral, iniciaram a manutenção das vias do bairro Parque Maíra. A ação faz parte da sexta etapa da Operação ‘Tapa-Buraco’ que tem o objetivo de melhorar a fluidez do tráfego e garantir mais segurança a motoristas, motociclistas e ciclistas. “Nossa programação é realizar a manutenção nas vias do Parque Maíra até a próxima semana, depois de terminado o serviço, vamos continuar a manutenção no bairro São Jorge e depois Palmeiras”, disse o secretário de Serviços Públicos, Jaílson Rodrigues.

META DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA

Foto: Divulgação


A Campanha de Vacinação contra a Raiva, em cães e gatos, chegou ao fim, em Itatiaia e a Vigilância Ambiental aponta resultados positivos: esse ano, a meta de vacinação foi ultrapassada. Segundo levantamento do setor responsável, a expectativa era vacinar cerca de seis mil animais (cinco mil cães e mil gatos) e no total, foram imunizados 7.123. A campanha teve duração de três meses, passando por todos os bairros do município, com vacinação em postos volantes (de casa em casa) e em postos fixos. O bairro com o maior número de animais vacinados foi o Campo Alegre, totalizando 491 cães e gatos imunizados. Durante a campanha foram vacinados contra a raiva os animais a partir de quatro meses de idade, mesmo os que já foram imunizados em anos anteriores.

ASFALTO EM VIAS DO BAIRRO BOA SORTE

Quem passa pelas principais vias de acesso do bairro Boa Sorte, vê os avanços que a Prefeitura de Barra Mansa tem feito. Já foram asfaltadas as ruas Major Luiz Alves e grande parte da Henrique Crispim de Almeida. Agora, as equipes estão na Leonísio Sócrates Batista, fazendo o preparo do solo, com fresagem e retirada de borrachudos e massa fria. O prefeito Rodrigo Drable explica como será o cronograma para as próximas semanas. “A expectativa é que em duas semanas a gente chegue a Dutra e termine as obras no Boa Sorte. Já no São Luiz, passaremos por de baixo do viaduto, seguindo pela Rua Léo M. Dias, saindo na Rodovia Getúlio Vargas. Essas obras dão uma diferença na cidade. Depois do São Luiz, faremos o seguimento pela Cotiara e em seguida no Água Comprida”, disse Rodrigo.

ANGRA 3 NA UERJ

O governo encaminhou ao Congresso para aprovação o projeto de privatização da Eletrobras, mas deixou de fora a Eletronuclear e a Usina de Itaipu. Desta forma, o processo só se concluirá se a assembleia geral da empresa aprovar a reestruturação societária para manter as duas empresas sob o controle, direto ou indireto, da União. O assunto deverá ser um dos temas dos debates programados para o 5º Seminário sobre Energia Nuclear: Aspectos Econômicos, Políticos e Ambientais, que acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, na UERJ, no Rio de Janeiro. O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, já confirmou presença no painel que vai discutir a Retomada de Angra 3 e Atualização da Política Nuclear Brasileira, na mesma manhã da abertura do evento. Com ele estarão na mesa o Assessor Técnico da Presidência da Eletronuclear, Roberto Travassos; e o coordenador do Grupo de Estudos Elétricos (Gesel), da UFRJ, Nivalde de Castro.

FEIRA DE PROFISSÕES

A Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) e o Sebrae Rio promovem neste sábado, dia 9, na sede da instituição de ensino no Campo de Aviação, o III Expert – Feira de rofissões, Inovações, Empreendedorismo, Educação, Tecnologia e Responsabilidade Social. A ação é destinada a estudantes do ensino médio, empresários e empreendedores de diversos ramos de negócios de Resende e região. Os visitantes poderão participar de oficinas de Comunicação, Gestão e Negócios, Engenharia, Sistemas de Informação, Educação e Saúde, com apresentação de projetos acadêmicos e conhecer a produção acadêmica gerada na Instituição.

DESAFIO PARA STARTUPS

O Groupe PSA lançou para as startups brasileiras um desafio tecnológico focado em dois temas: a ‘Gestão de Frota Digital’ e ‘Experiência Cliente Paperless’. O projeto é parte do Programa Nexos, feito em parceria com o Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e tem como foco startups de todo o território nacional interessadas. A ideia é de buscar soluções inovadoras para reduzir custos e acelerar a produção. As startups selecionadas receberão suporte como acesso a serviços de incubação e aceleração, investimentos diretos em pesquisa, desenvolvimento, inovação e implementação de tecnologias, produtos, serviços e soluções para o setor automotivo. Informações no link https://bit.ly/2qy1wQK.

DIA NACIONAL DA CULTURA

A data, celebrada na última terça-feira, foi comemorada com muitas apresentações culturais na Praça Teixeira Campos, em Pinheiral. O evento da Prefeitura de Pinheiral organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo teve como objetivo principal apoiar todas as expressões culturais da cidade. O evento teve a participação do Coral Sol Nascente.

PREFEITO NO DER

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, esteve no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para solicitar melhorias na RJ-165, conhecida como Paraty-Cunha. Ele foi recebido pelo vice-presidente, Raul Fanzeres. O pedido será analisado pelo órgão estadual.

FÓRUM MUNICIPAL DE ACOLHIMENTO

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizará nesta sexta-feira, dia 8, o I Fórum Municipal de Acolhimento Institucional. O evento, organizado pela Casa da Acolhida e pelo Programa de Acolhimento Institucional (Painc) Nossa Casa, acontecerá entre 13 e 17h30min, no Espaço Z, situado na Avenida Doutor Gustavo Jardim, no Centro. O encontro, que é aberto ao público, terá como tema ‘Acolhimento Institucional e Boas Práticas’

MORDIDA NA MÃO

Na quarta-feira, dia 6, um homem foi preso em Barra Mansa após morder a mão de um policial militar. O fato aconteceu após a equipe ser acionada para interromper uma briga em um bar no bairro Roberto Silveira. Os policiais, após encontrarem os acusados, informaram que levariam ambos até a 90ª Delegacia de Polícia (DP). Um deles acabou atacando o policial com uma mordida na mão. Após a confusão, dos dois ‘brigões’ foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, depois, para a sede da Polícia Civil.

AMERICA SE REFORÇA PARA O CARIOCA

O America tem um novo reforço para a lateral direita: Paulinho, que disputou a Série B1 Estadual pelo Goytacaz, voltará a vestir a camisa do clube que o revelou para o futebol. Paulo Ricardo Batista de Araújo tem 27 anos. Deixou o Mecão em 2013 e passou por vários clubes: São Cristóvão, Duque de Caxias, Americano, Sampaio Corrêa e Atlético Itapemirim-ES. Em 2019, teve um ano intenso: disputou a Série A do Campeonato Mineiro pelo Tupynambás-MG, a Série D do Brasileirão pelo Serra-ES e a B1 pelo Goytacaz.

Um Fato na Foto

Brincando de Luccas Neto

Foto: Fábio Guimas

Na edição de ontem o A VOZ DA CIDADE divulgou o trabalho do jornaleiro Natanael de Andrade Silva Guerra, de 33 anos, que é visto como o sósia do youtuber Lucas Neto. Com mais de 500 compartilhamentos, quase 700 curtidas e 200 comentários, Natanael se destacou na Fanpage do jornal no Facebook. “Fico muito feliz com toda repercussão que isso vem gerando, gosto muito de ver como essas crianças se divertem com essa brincadeira de ser Luccas Neto”, concluiu Natanael. A banca de jornal que é visitada por diversas crianças interessadas em tirar uma foto com o sósia, fica em frente ao Shopping Figorelle, no Centro de Barra Mansa.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !