Notas & Notas

0

CURSO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

O atendimento pré-hospitalar correto pode salvar vidas. E para por em prática ações nesse sentido, funcionários da Prefeitura de Volta Redonda participam neste sábado e domingo, dias 13 e 14, de capacitação, com aula teórica e prática, sobre o tema na Associação dos Ex-Combatentes do município. Entre os alunos estão agentes da Defesa Civil, guardas municipais e profissionais da Secretaria de Saúde. O curso é ministrado por um enfermeiro, especialista em atendimento pré-hospitalar e que coordena o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e é bombeiro militar da reserva, em parceria com a Associação de Reservistas das Forças Armadas (Arfar). Para o prefeito Samuca Silva, essa capacitação faz parte da política municipal de buscar melhorias para os profissionais e que resultará em um ótimo atendimento para a população.

ATENDIMENTO INICIAL À VÍTIMA

Para o instrutor, o objetivo das aulas é capacitar para o atendimento à vítima antes da chegada ao hospital. “Neste final de semana, os alunos aprendem  como agir em acidentes com múltiplas vítimas, com simulação e com auxílio dos monitores do Samu, e também saber como agir em emergências clínicas como um infarto”, explicou o instrutor José Luiz da Silva. O subcomandante da Defesa Civil, Walber Toledo, fez o curso e destacou a importância do atendimento imediato às vítimas para preservar a vida. “Para a Defesa Civil essas técnicas são primordiais, funcionamos 24h e, em alguns tipos de acidente, somos os primeiros a chegar. Mas a população em geral deve se interessar por esse curso”, disse. O inspetor da Guarda Municipal, Leonardo Freitas, compartilha a opinião do colega da Defesa Civil. “Estamos sempre na rua e a possibilidade de chegarmos primeiro em ocorrências é grande. Precisamos saber como agir”, falou.

AÇÃO CONTRA ‘ISOPORZINHOS’

Órgãos de segurança e a prefeitura de Volta Redonda iniciaram no final de semana força-tarefa para coibir blocos sem autorização para se apresentar como os ‘isoporzinhos’, garantindo assim, a tranquilidade durante os desfiles dos blocos autorizados com equipes espalhadas em três bairros da cidade. O grupo, formado pela Polícia Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas; se dividiu em equipes e evitou aglomerações no Volta Grande, Aero Clube e Vila Brasília. Os locais das ações da força de segurança foram definidos por informações obtidas pelo setor de inteligência da GM. “O trabalho preventivo funcionou muito bem. Evitamos as aglomerações, que geram transtornos à população além de evitar a venda e consumo de bebidas alcoólicas por menores”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni.

MONITORAMENTO

A primeira ação de combate aos blocos clandestinos começou no final da tarde de sexta-feira, dia 12, e durou toda a madrugada de sábado, dia 13, com monitoramento, inclusive, na Vila Santa Cecília, nas proximidades de um posto de combustíveis, que costuma ser palco de aglomerações. As atividades da força-tarefa continuam por todos os finais de semana, e outros dias, motivadas por um diagnóstico prévio feito pela Guarda Municipal.

DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS

Quem visita o Parque Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, localizado no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda, pode aproveitar e levar para casa um pouco da flora nativa do local. É que dentro do parque funciona o Horto Municipal com um viveiro de mudas para distribuição à população em geral. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos, são distribuídas cerca de 700 mudas por mês. “Nosso objetivo é incentivar o reflorestamento do município em áreas degradadas. Qualquer um pode receber até cinco mudas. Acima disso, é preciso uma autorização da Secretaria de Meio Ambiente”, explica Daniela Vasconcelos.

PLANTAS DISPONÍVEIS

As mudas disponíveis para a população são de plantas nativas da Mata Atlântica, como sabão de soldado, açoita cavalo, aroeira, hibisco, ipê roxo, pau d’alho, ingá mirim, munguba, paineira, triplaris oiti, urucum, figueira, dentre outras. Com 211 hectares, o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá é a maior área verde de Volta Redonda. O local pertence à cidade desde 1955, adquirido para o aproveitamento de seu potencial hídrico para abastecer parte do então núcleo urbano. Para evitar degradação ou desvio de sua finalidade, foi assinado, em 1962, um convênio com o Ministério da Agricultura para a criação do Parque Florestal Municipal, condição que permaneceu até 1988, quando foi transformada em Área de Proteção Ambiental, pela Lei Orgânica do Município.

VACINAÇÃO NORMAL

Recentemente casos de óbito por febre amarela em São Paulo preocupou a população e por conta disso, o Ministério da Saúde anunciou uma campanha de emergência para o mês de fevereiro nos estados mais atingidos pela doença: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Saúde, informa que o município está realizando a vacinação normalmente, de segunda à sexta-feira, em suas unidades de saúde. Em 2017 foram aplicadas 31.796 vacinas, imunizando apenas 16,35% da população, há ainda 24.250 doses em estoque. A vacinação feita em Angra é a dose normal, ou seja, basta apenas uma única aplicação para que a pessoa seja imunizada para o resto da vida. A meta é vacinar 90% da população.

PREPARANDO EMPRESÁRIOS

Para os empresários e suas equipes que mantém contato direto com os clientes, o Sebrae está oferecendo um curso sobre Atendimento ao Cliente de 22 a 26 de janeiro, em Angra dos Reis. Entre os assuntos abordados no curso, estão: Tratamento e Atendimento; A fórmula de satisfação dos clientes; Valor agregado; Queixas e reclamações – como solucionar?; Pesquisa de satisfação do cliente; Fidelização do cliente, entre outros temas. Nesta capacitação, o aluno ainda vai entender a diferença entre tratar e atender bem, estabelecer diretrizes para o tratamento de situações inesperadas, especialmente para reclamações e como conquistar um cliente e torna-lo fidelizado. O curso será realizado na sede do Sebrae (Rua Coronel Carvalho 13/ Centro – Angra), das 19 às 22 horas. Informações e inscrições: Tel: (24) 3565-2799/ 0800 570 0800.

ESCLARECIMENTO

O Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto de Angra dos Reis (Saae) informa que com a implementação do sistema Conta Online todos os consumidores receberão duas contas neste mês de janeiro: uma impressa, no modelo antigo, e a outra impressa pelo novo sistema online (emitida no momento da leitura do hidrômetro). Apesar disso, as contas terão os intervalos de vencimento respeitados, ou seja, não serão acumulados: fevereiro/2018 (já impressa) e março/2018 (online). A partir das próximas leituras as contas já estarão totalmente migradas para o sistema online e serão mensais, mas sempre respeitando as datas dos vencimentos, sem acumular.

READEQUAÇÃO DE ESCOLAS

O vereador Sérgio Lima (PRB) teve aprovada indicação na Câmara de Vereadores de Resende pedindo a Prefeitura a readequação das instituições de ensino do bairro São Caetano. A proposta do vereador é de que a Escola Municipal José Roberto Sampaio seja integrada à Unidade de Ensino CIEP 342-Geraldo da Cunha Rodrigues. “A atual sede da Escola Municipal José Roberto Sampaio não está conseguindo suprir a demanda de procura por vagas, por esta exceder sua capacidade, fazendo com que os moradores do local matriculem seus filhos em instituições de ensino de bairros vizinhos, gerando certo descontentamento aos mesmos”, disse o vereador, ressaltando que a solução mais viável para esta situação seja readequação dos estabelecimentos de ensino. “O CIEP-342 conta com uma ampla infraestrutura, podendo atender com mais conforto um maior número de alunos, deixando o antigo espaço da unidade de educação infantil disponível para ser utilizado para outros fins como, por exemplo, a criação de uma creche, estabelecimento de extrema necessidade e que ainda não existe naquela localidade”, explicou.

GABINETE ODONTOLÓGICO NO MARECHAL JARDIM

A Instalação de um gabinete odontológico no bairro Marechal Jardim, em Itatiaia, foi reivindicada pelo vereador Silvano Rodrigues da Silva, o Vaninho (PRB). “A comunidade solicita este gabinete, pois para usufruir dos serviços odontológicos, os moradores precisam se deslocar até a unidade de saúde mais próxima, sendo elas as de Penedo ou a do Campo Alegre, tendo de ser este deslocamento custeado pelo morador. Considerando ainda, as dificuldades para agendamento das consultas, esta indicação se torna ainda mais necessária. Por se tratar de uma propositura de relevante interesse social, rogo aos demais pares pela aprovação, e ao poder executivo, a execução da obra”, justificou o vereador.

UM FATO NA FOTO

Menos é mais

Fotografia, pintura, ou qualquer obra minimalista busca utilizar o mínimo de elementos, sejam cores, formas e texturas. Assim se privilegia ocupar a maior parte da imagem com cores lisas ou mesmo cor nenhuma, texturas homogêneas, formas geométricas simples e repetidas. Para fotografar de forma minimalista é preciso buscar a simplicidade, o desenho e o vazio. Em resumo: menos é sempre mais! A imagem acima, do fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas, é um exemplo disso. A cena foi registrada no Cemitério Municipal de Barra Mansa.