Notas & Notas

0

PROJETO FÁBRICA DE CAMPEÕES

Os alunos de artes marciais do Projeto Fábrica de Campeões se apresentaram na manhã de ontem na Praça da Autonomia em Três Rios, durante as comemorações de 79 anos de emancipação do município. Os jovens estiveram acompanhados pelo policial militar Sargento Silva Costa, um dos coordenadores do projeto. Além da aula, a prefeitura preparou uma programação cultural especial para a ocasião, como: apresentações musicais, aulas de dança, teatro, poesia, entre outros.

CONVOCAÇÃO PARA OS RESERVISTAS

Aviso aos reservistas. O Exército Brasileiro está promovendo o período do Exercício de Apresentação da Reserva, que visa atualizar os dados cadastrais daqueles que cumpriram o serviço militar nos últimos cinco anos. Até o dia 16 de dezembro os reservistas podem apresentar-se de forma presencial nas juntas de serviço militar ou nas organizações militares, ou pela internet até o dia 31 de janeiro, através do site www.exarnet.eb.mil.br. Aqueles que não se apresentarem estarão em débito com o serviço militar, não podendo retirar documentos, assumir cargos públicos ou mesmo ser empregado com a carteira assinada. Em Resende, os reservistas devem se dirigir ao posto de apresentação situado no Bairro Guararapes, ao lado do Circulo Militar das Agulhas Negras (Ciman).

CHEGARAM OS BRINQUEDOS

Os brinquedos, que serão distribuídos no ‘Natal de Esperança’ em vários de Volta Redonda, chegaram nesta semana ao estádio Raulino de Oliveira. São 24 mil crianças  de até 11 anos que irão receber brinquedos das mãos do Papai Noel.  Os presentes serão entregues pelo ‘bom velhinho’ em sete pólos centrais da cidade, como São Geraldo, Vila Rica-Três Poços, Ponte Alta, Roma I, Retiro, Santa Cruz e Santo Agostinho. As senhas seguem sendo distribuídas nos ginásios das comunidades.

NOVO CONCEITO

Segundo o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), o ‘Natal de Esperança’, que está sendo levado aos bairros da cidade, traz um novo conceito para o município. Garantiu que, dessa forma o Natal ficou mais democrático e transparente. Disse ainda que, descentralizando as ações o Papai Noel vai percorrer a cidade. Para isso, de acordo com o Chefe do Executivo, foi realizado um pregão eletrônico para a compra dos brinquedos. “Com essa caravana que vai passar nos bairro, vamos dar mais oportunidades para as famílias que não têm condições de comprar um presente. As senhas ainda estão sendo distribuídas nos locais específicos”, informou o prefeito.

MBL NA CÂMARA

O presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Sidney Dinho (PEN), recebeu na quarta-feira, 13, os representantes do Movimento Brasil Livre (MBL) de Resende Thiago Alves de Resende, Kim Kataguiri e Arthur M. do Val da cidade de São Paulo, além de Jefferson Costa Vilela de Volta Redonda. Durante o encontro, que aconteceu na Sala da Direção Geral do Legislativo, Kataguiri informou ao presidente que está estudando em qual partido vai se filiar para se candidatar a deputado federal, em 2018, no Estado de São Paulo e que Arthur do Val será candidato a deputado estadual, em dobradinha com ele. Dinho, que pretende ser candidato a deputado estadual pelo PEN em 2018, sugeriu a Kataguiri que avaliasse o seu partido. Já o militante do MBL garantiu que a legenda é uma de suas opções.

DE PASSAGEM

Os representantes do Movimento Brasil Livre (MBL), que se reuniram na quarta-feira com o presidente da Câmara de Vereadores de Volta Redonda, Sidney Dinho (PEN), disseram que estavam a caminho de Resende para uma palestra. Mesmo assim, decidiram visitar o Legislativo com a finalidade de conhecer o parlamentar e os trabalhos desenvolvidos por ele ao longo do ano. O militante de São Paulo, Arthur M. do Val, contou dos planos do Movimento e informou ainda que o grupo está passando pelos Estados , visitando as cidades e ‘estudando’ apoio aos candidatos à Câmara Estadual, Federal e ao Senado.

PROJETO DE SUSTENTABILIDADE

A Prefeitura de Itatiaia, representada pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, participou, no início do mês, da 1ª Conferência Internacional das Cidades Michelin. Mais de 40 cidades de 21 países reuniram-se em Clermont-Ferrand, na França, para criar uma rede internacional das cidades onde a Michelin tem unidades de produção.

Com o tema “A Cidade Sustentável”, a conferência teve por objetivo trocar idéias, informações, experiências e boas práticas municipais para desenvolver novos projetos de cooperação em áreas como desporto, cultura, arte e educação. O convite para o evento foi feito pelo Prefeito da cidade de Clermont-Ferrand, Olivier Bianchi, somente duas cidades brasileiras estiveram presentes, Itatiaia e Guarulhos (SP).

PROJETOS

Estiveram presentes na Conferência para representar Itatiaia o presidente da Câmara de Vereadores, Vander Leite Gomes (PMDB), o vereador Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho (PMDB), o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, José Luiz Sales e o secretário de Planejamento do município, Carlos César Aires. Durante a programação, Itatiaia apresentou projetos futuros do Executivo para áreas de mobilidade e acessibilidade urbana, espaço de convivência familiar e saneamento ambiental. Além das apresentações de projetos dentro do tema da conferência, a cidade foi apresentada aos participantes por meio de vídeos e fotos. Ao longo de quatro dias foram realizados debates, entrevistas, diálogos entre os prefeitos presentes e reunião com o representante do ministério europeu de sustentabilidade. Todo desdobramento da Conferência pode ser acompanhado no site http://inmc21.com/en.

EXAMES NOVEMBROAZUL

Cerca de 400 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) foram realizados na Rede Municipal de Saúde de Porto Real durante a campanha Novembro Azul, que ocorreu no final do mês passado, evento sobre a importância do cuidado integral com a saúde do homem e abordar temas relacionados ao câncer de próstata. Para exames que sugerirem alguma inconformidade será realizado um segundo exame com a própria amostra de sangue, não se fazendo necessária nova coleta. Esses pacientes serão encaminhados para consulta com médico das Unidades de Saúde da Família (USF).

JÁ DISPONÍVEIS – NOTA DE CONTINUAÇÃO

Os exames já estão disponíveis nas unidades em que foram realizados, que são Hospital Municipal São Francisco de Assis, Centro de Diagnóstico e Tratamento, Policlínico de Fátima e USF de Bulhões. O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pelas células da próstata. Quando existe um aumento no número de células produtoras, como o que acontece no caso do câncer de próstata e da prostatite (inflamação da próstata), o PSA se eleva no sangue, servindo como indicador dessas doenças.

SEGUNDA ANÁLISE

De acordo com o coordenador do Laboratório Municipal que avaliou os exames, Wiliam Gonçalves Teixeira, após uma semana os testes ficam disponíveis na unidade onde foi colhido para ser pego pelo paciente e cerca de 75 exames passarão por uma segunda análise.

FORMATURA DE ALUNOS

O Sindicato Rural de Barra Mansa promove, neste sábado, dia 16, às 10 horas, a cerimônia de formatura dos alunos do Curso Técnico em Agronegócio. A solenidade é referente à conclusão das primeiras turmas, iniciadas em 2015. No total, 52 estudantes vão receber diplomas do curso, realizado pelo Sindicato Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A cerimônia será no Clube Municipal.

MOVIMENTO CULTURAL

A Casa Larangeiras, em Angra dos Reis, recebeu na última quarta-feira, o CulturEJA – I Movimento Cultural das Escolas EJA – que reuniu alunos das oito escolas municipais que atendem pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos.  Com apresentações humorísticas, de dança, canto, artes manuais, poesia e exposição de trabalhos artesanais, o objetivo do evento foi difundir as atividades culturais desenvolvidas nas escolas, exaltando a produção dos alunos e enaltecendo as práticas dos professores no atendimento ao público-alvo desta modalidade de ensino. O evento foi promovido pelo Departamento de Diversidade e Inclusão (Dedin), através da Assistência de Jovens e Adultos (AOJAD). Cerca de 230 alunos participaram do CulturEJA.

UM FATO NA FOTO

DE GRAÇA

Muitos ainda não sabem, mas as ligações de orelhão para telefones fixos são GRATUITAS. Isso mesmo: de graça! Ainda que os aparelhos celulares sejam quase que acessórios básicos, atualmente, não pagar nada por uma ligação, cujas tarifas são exorbitantes, não é nada mal! A imagem acima foi registrada pelo repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus, no Centro de Barra Mansa.