Notas & Notas

0

ATO DOS POSSEIROS
Posseiros de vários núcleos de posse de Volta Redonda irão se reunir hoje, a parir das 7 horas, na Praça Sávio Gama, em frente à sede do Fundo Comunitário (Furban), anexo ao Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado. O objetivo, segundo os posseiros, é chamar a atenção da direção do Furban e do Governo Municipal para a situação precária das áreas de posse da cidade. O ato, segundo os organizadores, contará com o apoio de várias entidades sociais e sindicais.
EXONERADA ASSUME SECRETARIA DO ESTADO
A ex-secretária de Cultura de Volta Redonda, Márcia Fernandes, assumiu ontem o cargo de Articuladora Regional da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. A secretária exonerada da Cidade do Aço ocupou a cadeira a convite do secretário André Lazaroni. A função dela é articular as políticas de cultura e fomento no Estado do Rio dando ênfase a descentralização das políticas públicas. No seu perfil no Facebook, ela se mostrou feliz com o convite e agradeceu o apoio de artistas e amigos. “Agradecida e feliz com André Lazaroni, Cleise Campos Marinez, Teodoro Fernandes e toda equipe da Secretaria de Estado de Cultura Rio de Janeiro aos amigos, movimentos, artistas, lideranças, orações e imprensa que estiveram ao meu lado vibrando pelo meu trabalho. As energias foram tão positivas que recebi o convite e aceitem com maior respeito. Em especial a minha irmã sei o tanto que ela está feliz. Agora mais que juntos, nesse desafio”, divulgou.
DIA DE CAMPO
Hoje acontece em Rio Claro um evento destinado aos produtores rurais. Na programação, palestras e debates para oferecer soluções para produção e alimentos. O Dia de Campo terá palestras sobre produção de ovos caipira, qualidade do leite, Programa Milho no Balcão e Linhas de Crédito Pronaf. O evento acontecerá das 10 às 12 horas, no Sítio Nossa Senhora da Glória (da proprietária Maria Elina Godoy) e, após as palestras, será servido um almoço de confraternização. O Dia de Campo é uma realização da Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Emater-Rio. O Banco do Brasil apoia a iniciativa.
PROJETO CAPACITAR
O Projeto Capacitar Hotelaria e Serviços, realizado pela Fundação CSN segue com inscrições abertas até hoje. Ainda dá tempo para se inscrever e participar da turma do 1º Semestre de 2018. O edital pode ser conferido no site www.fundacaocsn.org.br. Nesse projeto, a Fundação CSN garante vale-transporte, lanche, uniforme e material didático. Além disso, assegura 25% das oportunidades aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, indicados pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Para se inscrever basta apresentar cópia da Identidade e do CPF, duas fotos 3×4 recentes, cópia do comprovante de renda dos integrantes da família que trabalham e do comprovante de escolaridade.

APURANDO DENÚNCIAS
A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda realizou na última quarta-feira, uma fiscalização no transporte coletivo nos pontos localizados em frente à Rodoviária Municipal Prefeito Francisco Torres. O objetivo foi apurar denúncias de usuários referentes a bancos soltos nos veículos das empresas do sistema de transporte público de passageiros. Durante a fiscalização foram encontradas algumas irregularidades. “Uma empresa foi notificada a retirar de circulação o veículo 1205, que faz a linha 550 Siderlândia, para que seja feito o reparo do balaústre e do assento do motorista, que estava escorado com um pedaço de madeira. Outro veículo da empresa, da linha 305 Santa Rita Zarur X JD. Amália, foi notificado por estar com o banco solto e por não apresentar o documento de porte obrigatório CRLV válido”, contou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva. Outra empresa, que faz a linha 230 Santo Agostinho X Conforto, foi notificada para trocar o apoio de braço dos assentos traseiros do veículo 2292.

NOVA SEDE
Com objetivo de descentralizar os serviços públicos, a Prefeitura de Volta Redonda está ampliando os atendimentos prestados à população na sede do Na Hora, no bairro Retiro. O órgão tem recebido, por mês, mais de duas mil pessoas. A partir de janeiro de 2018, a subprefeitura irá também contar com os serviços da Junta Militar. Desde ontem o órgão já está fazendo inscrições para o concurso público do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SaaeVR). De acordo com o gestor do Na Hora, José Geraldo Gonçalves, o Geraldinho do Gelo, a ampliação dos serviços vai de encontro com o objetivo do governo. “Assim, a população pode resolver seus problemas mais próxima de casa, sem precisar se locomover por grandes distâncias. Isso melhora, inclusive, a mobilidade urbana, tirando mais veículos das ruas. Estamos buscando levar ainda mais serviços para a subprefeitura”, disse o prefeito Samuca Silva. “Estamos mudando a subprefeitura para o ‘Na Hora’, aumentando os serviços para que a população não espere muito por atendimentos”, completou.
SERVIÇOS PRESTADOS
Entre os serviços prestados no Na Hora, estão emissão de carteira de trabalho; captação de currículos para o VR Emprego; e serviços das secretarias de Fazenda; Ação Comunitária e Transporte e Mobilidade Urbana; Companhia de Habitação de Volta Redonda (Cohab); Banco VR de Fomento; Saae; e Fundação Leão XIII.
SAAE REALIZA REPAROS
Rompimentos na rede de água, durante a manhã de ontem na Avenida da Indústria, próximo ao número 234, na Vila Mury e na Avenida Paulo de Frontin, em frente ao Supermarket, no Aterrado, em Volta Redonda comprometeram o abastecimento dos bairros Aterrado, Jardim Paraíba, Nossa Senhora das Graças, parte do bairro Vila Mury e Retiro e a Rua Joana D’Arc, no bairro Niterói. A equipe de manutenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciou as manutenções corretivas imediatamente após os rompimentos e previsão de conclusão dos reparos era até o final da tarde de ontem, quando o abastecimento começaria a ser regularizado.
APOIO PARA ESTALEIRO
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra dos Reis, João Carlos Rabello, a pedido do prefeito Fernando Jordão, iniciou negociações com o presidente da Shell, André Lopes de Araújo, para que plataforma do Campo de Libra seja construída no estaleiro Brasfels. O secretário Rabello está bastante otimista, já que durante a feira OTC de Petróleo e Gás, acertou com o André Lopes um encontro, nos próximos dias, dele com o prefeito Fernando Jordão e ouviu a seguinte frase: “acho que o prefeito Jordão ficará surpreso com a nossa disposição”.
MUDANÇA NO DIA DO SERVIDOR
Celebrado em todo o estado do Rio de Janeiro no dia 28 de outubro, em Barra Mansa, o Dia do Servidor Público foi transferido para a próxima segunda-feira. Segundo o Secretário de Administração e Modernização do Serviço Público, Jefferson Mamede, a medida visa o cumprimento da Lei nº 2.048 de 1986, que sanciona a mudança da comemoração para toda última segunda-feira do mês de outubro. Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura de Barra Mansa não funcionará nesta segunda. “Não haverá expediente nas repartições públicas, exceto os serviços essenciais e sujeitos à escala, como Upa, Hospital da Mulher, Central de Ambulâncias, serviço de coleta de lixo, dentre outros”, completou Mamede. Além dos serviços essenciais, as escolas da rede municipal de ensino também terão aula normalmente.
DIA DE PREVENÇÃO
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, segue realizando ações em alusão ao Outubro Rosa, movimento mundial que visa chamar atenção para realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Neste sábado, dia 28, será realizado o Dia de Prevenção Contra o Câncer de Mama e o Colo do Útero, um mutirão de atividades que ocorrem em diversos pontos da cidade. Nas unidades de saúde, haverá coleta de exame preventivo do colo do útero, exame clínico das mamas, conscientização e teste rápido para sífilis. Já o Hospital da Mulher estará aberto também para exame preventivo e clínico, além da solicitação da mamografia. Os locais funcionarão das 8 às 17 horas.

REINAUGURAÇÃO DE PRAÇA
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Susesp inaugura hoje a revitalização da Praça das Nações Unidas, no bairro Ano Bom, às 19h30min. A entrega aos moradores faz parte do pacote de obras pelo aniversário de 185 da cidade e pretende retomar o local como ambiente familiar e seguro. A praça recebeu uma nova pintura, além da poda de árvores, reforma dos bancos e instalação de novas lâmpadas.
UM FATO NA FOTO
NOITE DO TERROR
Corações acelerados e mãos suando. Assim foi o lançamento da Aldeia do Terror – O Experimento; evento para quem não tem medo, realizado ontem no Aldeia das Águas Park Resort, em Barra do Piraí. Acima, uma pequena mostra do que acontecerá no local até o dia 26 de novembro, as sextas, sábados e domingos. A imagem acima foi registrada pelo fotógrafo do A VOZ DA CIDADE, Fábio Guimas.