Notas & Notas – 30 de junho de 2021

0

PROJETO EDUCAÇÃO SANITÁRIA NAS ESCOLAS RURAIS

Intuito é esclarecer os principais aspectos socioeconômicos das doenças, seus sinais clínicos, transmissão, riscos, manejo na vacinação dos animais – Foto: Felipe Vieira/PMBM


Na manhã desta terça-feira, 29, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, foi até a Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable, no distrito Amparo, para realizar a entrega do kit do projeto Educação Sanitária aos professores. O material consiste em uma bolsa com apostilas didáticas sobre temas relevantes para a vida no campo, como febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase, agrotóxicos e destino das embalagens.

OBJETIVO DA AÇÃO

O intuito é esclarecer os principais aspectos socioeconômicos das doenças, seus sinais clínicos, transmissão, riscos, manejo na vacinação dos animais, prejuízos e prevenção, higidez dos alimentos e a importância do uso correto dos agrotóxicos e destino das embalagens em prol do meio ambiente e da saúde coletiva, de forma lúdica e integrada com outros temas do currículo infantil.

DISCIPLINAS MINISTRADAS

Os professores passam a inserir os temas para os alunos nas disciplinas ministradas a partir do recebimento do kit. Todo material didático é disponibilizado pela Secretaria Estadual de Agricultura. No fim do ano letivo, alunos e professores receberão um certificado de participação. Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, essa ação é de extrema importância para crianças que estão crescendo no meio rural.

CAPACITAÇÃO DO PROFESSORES

Nos dias 17 e 18 de maio, a Coordenação Setorial de Educação Sanitária do Estado realizou uma capacitação para professores do ensino fundamental de áreas rurais, para que possam implantar e implementar o projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais. A capacitação foi feita de forma on-line com os municípios de Areal, Angra dos Reis, Rio Bonito, Silva Jardim, Barra Mansa, Quatis, Resende, Itatiaia, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e suas Secretarias Municipais de Educação e Agricultura, através da aplicação do kit de material educativo.

SÓCIO TORCEDOR

O Volta Redonda lançou nesta terça-feira, dia 29, o seu novo programa de sócio-torcedor, idealizado em parceria com o Grupo DataClick. Totalmente repaginado, o projeto conta com planos a partir de R$ 19,90, com direito a acesso a um clube de vantagens com descontos em mais de 200 parceiros, incluindo lojas nacionais e locais, além de descontos em produtos oficiais e em ingressos para as partidas que o Esquadrão de Aço for o mandante. Para conferir todas as vantagens do novo programa, basta acessar o site www.eusouvoltaco.com.br. Lembrando que os torcedores que realizaram o pré-cadastro durante o mês de junho, terão 25% de desconto na mensalidade do plano anual.

EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS EM PINHEIRAL

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abriu na última segunda-feira, 28, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados devem procurar a secretaria do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS), até a próxima sexta-feira, 2. Já os alunos regularmente matriculados terão suas matrículas automaticamente renovadas, sendo obrigatório a atualização dos documentos que deve ser feita na secretaria do CMERS no mesmo período.

NOVAS MATRÍCULAS

A efetivação de novas matrículas da I fase da Educação de Jovens Adultos, deve ser realizada na unidade de ensino com a seguinte documentação em mãos: cópia e original da certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade e CPF, cartão do SUS, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone), declaração de trabalho, histórico escolar ou declaração especificando a fase a qual o aluno está habilitado a cursar e cartão NIS (Bolsa Família). As matrículas deverão ser feitas pelo próprio interessado, se maior de 18 anos de idade, ou pelo pai, mãe ou responsável legal, na forma da Lei Civil, para os menores de idade. No ato da matrícula deverá ser observada a idade mínima obrigatória de 15 anos de idade. A Secretaria Escolar deverá observar a faixa etária do aluno, para que não conclua a IX Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) antes de 18 anos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

Imagem: Divulgação/PMQ


A Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Ordem Urbana, promove um novo tema para a Campanha de Educação de Trânsito. Desta vez, trata-se do tema “Violência no Trânsito”, seguindo o cronograma de temáticas estabelecido pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O tema apresentado visa à conscientização da sociedade e seus vários papéis que desempenha, seja como pedestre, ciclista, motociclista ou motorista. O objetivo é realizar uma mudança no comportamento dos munícipes e sensibilizar a população, de forma geral, para um trânsito mais seguro.

MATA TANTO QUANTO A VIOLÊNCIA PÚBLICA

De acordo com o Demutran, a violência no trânsito mata tanto quanto a violência pública. As ações para reverter esse quadro seriam bem mais simples com a conscientização da população. Desta forma as leis de trânsito existem para impor uma regra igual para todos e para punir quem não as cumpre. Estas leis estão sempre em busca de manter a ordem nas vias públicas do município. Porém, é importante ressaltar que não são somente os órgãos de trânsito os responsáveis por conter a violência no trânsito, cada cidadão tem o dever de respeitar o próximo.

GENTILEZA NO TRÂNSITO

Seja gentil ao volante. Sempre que possível, dê passagem ao outro veículo, não permaneça buzinando e sempre sinalize a manobra desejada. Caso cometa algum erro, saiba se desculpar e não ofenda quem não segue esse mesmo conselho, tampouco inicie uma discussão, gerando ações violentas, tanto físicas, quanto verbais. O combate à violência no trânsito deve partir inicialmente de cada um nós, munícipes.

CENTRO CUIDAR PARATY DA UNIMED VOLTA REDONDA

O Centro Cuidar – Unidade de Atenção à Saúde da Unimed Volta Redonda comemora o seu primeiro ano de bons serviços prestados à população de Paraty. De junho de 2020 até maio deste ano, foram mais de 10 mil atendimentos realizados. “Certamente foi um ano de muito trabalho e dedicação de toda a equipe. Queremos oferecer uma assistência de qualidade para cuidar da saúde dos moradores”, destaca o vice-presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, que revela uma novidade. A partir de julho, a unidade também vai oferecer atendimento de fisioterapia.

MOMENTO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA

Dr. Vitório avalia que o Centro Cuidar veio em um momento de extrema importância devido à pandemia. “Priorizar a saúde e o bem-estar se tornou ainda mais fundamental”, afirma. Ele observa que o cuidado com a prevenção é mais do que nunca necessário, pois a pandemia afastou muitas pessoas de consultas e exames de rotina, o que cria um ambiente propício para o agravamento de doenças crônicas, como diabete e hipertensão. “A Covid está aí, mas as outras doenças não param de aparecer. As pessoas precisam continuar cuidando da saúde de maneira preventiva e não somente quando o estiverem em um caso grave”, alerta o vice-presidente da cooperativa, que relata que o país, ao longo do último ano, registrou aumento de mortes por doenças cardiovasculares. O Centro Cuidar Paraty atende clientes Unimed, outros convênios e particular. Está localizado na Rua 11, nº 63 – Portão de Ferro -Paraty e funciona de segunda à sexta-feira das 7 às 20 horas.

Deixe um Comentário