Notas & Notas – 3 de julho 2018

0

CURSO DE BORDADO

Moradoras de Itatiaia que buscam uma profissão devem ficar atentas. A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres está com inscrições abertas para o Curso de Bordado, oficina que integra o projeto Mulheres Independentes. O objetivo é o de ensinar bordado, corte e costura para quem busca uma fonte de renda. As inscrições ocorrem na sede da Secretaria, situada na Rua Coronel Mendes Bernardes, nº 14, Centro. As interessadas devem levar o comprovante de residência e a carteira de identidade para preencher o formulário de inscrição. Informações pelo telefone (24) 3352-1339.

MULHERES EMPREENDEDORAS

O encontro Coletivo Mulheres Empreendedoras de Itatiaia ocorre nesta quinta-feira, dia 5, às 17 horas, com a reunião aberta ao público, no Núcleo de Emprego e Qualificação (NEQ), situado na Avenida Expedicionários, nº 575, Centro. A reunião vai contar com a palestra “Empreendedorismo e Ideias criativas”; ministrada pelo representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), Jayme Souza Filho.

A proposta é reunir mulheres empreendedoras e aquelas que querem iniciar um trabalho na área de empreendedorismo. O evento tem a parceria das Secretarias de Assistência Social e Direitos humanos e de Desenvolvimento Econômico.

CAVALOS SOLTOS NO CANTEIRO

Mais uma vez o perigo ronda os motoristas que trafegam pela Avenida Coronel Professor Antônio Esteves, no bairro Campo de Aviação, em Resende. No final da manhã de ontem, cavalos soltos circulam livremente pelo canteiro central da avenida; que tem um grande fluxo de veículos diariamente. Desta vez três cavalos estavam pastando tranquilamente sem se incomodarem. Este é o segundo flagrante feito pela equipe de reportagem do Jornal A VOZ DA CIDADE em menos de dois meses no local. Atenção, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Resende!

PREFEITURA RETIRA ENTULHO

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Obras do município, está realizando a retirada de entulhos em vários bairros da cidade. No último sábado, a região da Morada do Contorno ficou mais limpa, após a retirada de cerca de 60 caminhões de entulho, o que representa de mais de 240 toneladas de materiais. A medida, que está ajudando a deixar a cidade mais limpa e saudável, já que evita a proliferação de roedores e contribui para reduzir a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, foi determinada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz. Todo o material, que reúne restos de obras, móveis quebrados e podas de jardins, entre outros resíduos, é levado para o Aterro Verde, mantido pela Prefeitura de Resende na região da Grande Alegria.  É importante ressaltar que qualquer cidadão pode levar seu lixo verde ou resto de obra para o aterro, cuja entrada fica na primeira rua à esquerda, após o bairro Casa da Lua. Não é cobrada nenhuma taxa no local.

FISCALIZAÇÃO

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDET), já realizou o cadastro de quase mil vendedores ambulantes e agora vai intensificar a fiscalização dos que vêm de outros municípios para vender seus produtos nas ruas de Volta Redonda. O objetivo da ação, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães, é coibir esses ambulantes irregulares de outras regiões e que tiram o espaço de trabalho dos vendedores locais. A ação vai acontecer, mais uma vez, em parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Guarda Municipal (GMVR).

LEI MUNICIPAL

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Volta Redonda, Joselito Magalhães, disse que o município vem trabalhando com os ambulantes locais constantemente, fazendo fiscalizações, conforme prevê a Lei Municipal 5.302, de janeiro de 2017. De autoria do vereador Sidney Dinho (Patriota), a lei dispõe sobre a regulamentação do comércio ambulante na cidade, que pode ser executado mediante regularização. Ainda de acordo com a lei, quando as fiscalizações resultam na apreensão de alguma mercadoria por irregularidade, o comerciante ambulante tem um prazo para procurar a secretaria de Fazenda e recuperar essas mercadorias. Os prazos variam de acordo com o tipo de mercadoria recolhida. Caso o ambulante não procure da Fazenda ou não queria recuperar esses produtos, os mesmo são doados a instituições de caridade.

FOLHA DE PAGAMENTO

A Secretaria Municipal de Administração de Volta Redonda (SMA) informou que a Folha de Pagamento dos servidores já foi encaminhada para a rede bancária, Caixa Econômica Federal (CEF). Os créditos ocorrerão de acordo com o sistema.

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE UBM

Um ambiente inclusivo exige a participação de todos os envolvidos no atendimento a diferentes demandas e na promoção de atitudes que favoreçam a convivência com a diversidade.  É com esse objetivo que o Núcleo de Acessibilidade do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) promove a acessibilidade, para que todos os alunos possam ter uma participação plena nos estudos. “Temos um total de 18 alunos assistidos, que são pessoas com alguma deficiência, como: física, visual, sensorial ou intelectual. Por isso, nosso papel é verificar se as salas e materiais estão adaptados às necessidades dos alunos e pensar ações que promovam a acessibilidade no sentido mais amplo”, comentou o intérprete de Libras, Josimar Fernandes.

ESPAÇO ACESSÍVEL

Márcia Alves, supervisora do Núcleo, fala da dificuldade em transformar a universidade em um espaço acessível: “É necessário que os acadêmicos participem ativamente de todas as atividades propostas, principalmente as atividades que envolvam a aprendizagem dos conteúdos”, explica. “As dificuldades são em vários aspectos como arquitetônico, atitudinais e pedagógicos. O UBM vem se dedicando à acessibilidade progressivamente, investindo em profissionais especializados, tecnologias assistivas e adaptações arquitetônicas”, enfatiza. Renato Oliveira, estudante do 10º período do curso de Direito, possui visão subnormal e é assistido pelo Núcleo desde que o espaço foi criado, em 2016. “Pra mim, utilizar o computador é bem difícil. E, no Núcleo, tenho todo o suporte que necessito para realizar a graduação e para que conseguisse fazer meu trabalho de conclusão de curso, que será apresentado nesse semestre, por meio do uso da lupa eletrônica. A ferramenta me possibilita ler com exatidão toda a bibliografia oferecida pela instituição”, compartilha o aluno. A história de determinação do futuro advogado ganhou destaque também em uma matéria publicada na revista da Opinião da Ordem, da OAB Barra Mansa. O Núcleo de Acessibilidade do UBM funciona dentro da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13 às 21 horas, no campus Barra Mansa e, no campus Cicuta, às segundas e às quartas-feiras, das 13 às 19 horas.

PARTIDA BENEFICENTE

Uma divertida partida beneficente de futebol foi o ponto final da visita do pré-candidato ao governo do Rio, o senador e ex-jogador, Romário (Podemos) à Resende na tarde do último sábado, dia 30. O jogo foi em benefício da Associação Pestalozzi, aconteceu no Clube Campestre Casa da Lua, localizada na região Oeste da cidade e reuniu grande público que foi recordar o talento e garantir um autógrafo do craque. Ao lado de Romário estava Bebeto, deputado estadual pelo partido, que fez a dupla de ataque da seleção tetracampeã, na Copa de 1994.

OUTRA AGENDA

Antes, Romário cumpriu uma agenda política ao dar posse a Comissão Executiva do partido em Resende. Também lançou a pré-candidatura de Ana Cristina a Câmara Federal.  Romário agradeceu os votos recebidos em Resende que o ajudaram a se eleger ao Senado Federal e diz contar com o apoio da população resendense para ajudá-lo a recuperar o Rio de Janeiro. “Viemos à Resende fortalecer a presença do nosso partido no Sul Fluminense e apresentar os nossos pré-candidatos. Abraço esse desafio e conto com o apoio da população daqui de Resende que acreditaram em mim para representá-los no Senado”, disse o craque antes de seguir para o vestiário do clube e se trocar para participar da partida beneficente.

UNIMED BARRA MANSA COMPLETA 45 ANOS

No último sábado uma festa no Clube Municipal, em Barra Mansa marcou os 45 anos de fundação da Unimed na cidade. O evento reuniu aproximadamente 300 convidados – entre cooperados, credenciados, parceiros e diretores da cooperativa. Os presentes participaram de um coquetel, seguido de um jantar; e um show stand up do cantor Eduardo Dussek. Comemorar as conquistas. Assim o superintendente da Unimed Barra Mansa, Fernando Moreira, definiu a festa. “A cada cinco anos, realizamos eventos como esses. Estou há 20 anos na empresa e, desde então, acompanho o seu crescimento. Passamos de uma operadora de pequeno para médio porte e, em 2016, pelo ranking da ANS, fomos classificadas como uma das cinco melhores operadoras, servindo de referência para outras”, disse.

UM FATO NA FOTO

Trabalho e Torcida


Vários trabalhadores foram dispensados para torcer pelo Brasil nesta segunda-feira. A Seleção Canarinho levou a melhor sobre a equipe mexicana, fechando o placar em 2 a 0 e garantindo vaga nas quartas de final da Copa da Rússia. Em Barra Mansa, muitos se reuniram em fan fests; principalmente no bairro Ano Bom, para facilitar o retorno ao local de trabalho após a partida. Mas sempre há aqueles que continuam na “labuta”; até mesmo nesses locais. Ainda assim, vale uns minutinhos para acompanhar os lances da partida. O repórter do A VOZ DA CIDADE, André Matheus, flagrou técnicos dando uma pausa para torcerem um pouquinho. Parece que deu certo!

Deixe um Comentário