Notas & Notas – 26 de setembro de 2018

0

VEREADOR COMEMORA INÍCIO DE OBRA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) iniciou, nesta semana, a ampliação da rede de água potável e esgoto no bairro Água Limpa, em Volta Redonda. Trata-sede um investimento de mais de R$50 mil. Além dos moradores, quem também está comemorando é o vereador Carlinhos Santana (SD), responsável pela solicitação da ampliação da rede ao Saae para atender mais de 20 famílias, residentes na Rua Rio Jordão. O parlamentar declarou que é uma grande satisfação ver que o problema de água destas famílias será resolvido. “Uma necessidade básica que era aguardada a mais de uma década”, agradeço ao diretor do Saae-VR e ao prefeito Samuca Silva por atender mais esse meu pedido. As obras foram iniciadas nesta semana com previsão de término em 60 dias.

MANIFESTAÇÃO CONTRA BOLSONARO

Está marcado para sábado, 29, às 14 horas, com concentração na Praça Brasil, no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, uma manifestação das Mulheres do Sul Fluminense contra o Bolsonaro. Há informação de que existe um grupo secreto com mais de seis mil mulheres insatisfeitas com as atitudes do presidenciável. Ainda de acordo com os organizadores, a manifestação contará com atividades culturais e está completamente autorizada pelos órgãos competentes com respaldo das forças policias.

PASTORAL DA CRIANÇA COMPLETA 25 ANOS

Quando teve início, a Pastoral da Criança tinha um objetivo muito específico. Salvar vidas que morriam de fome, miséria e pobreza. Após 25 anos de história na diocese, o cenário do país mudou, a missão continua, mas com outras estratégias. Para comemorar o jubileu de prata, hoje, às 10 horas, será inaugurada a exposição sobre a Dra. Zilda Arns e em comemoração aos 25 anos da Pastoral da Criança no Casarão Cultural Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores, em Arrozal, Piraí, onde tudo começou. Já às 14 horas haverá a concentração na praça da Prefeitura de Volta Redonda com caminhada seguindo para a Igreja Nossa Senhora das Graças, no Aterrado. Os líderes serão recepcionados pela coordenadora nacional da Pastoral Ir. Veneranda Alencar. Às 16 horas será a missa presidida pelo bispo diocesano, dom Francisco Biasin.

PRESENÇA DA PASTORAL

A Pastoral está presente em dez cidades que fazem parte da diocese, em 159 comunidades e conta com mais de 600 líderes atuantes e mais de 500 voluntários de apoio nas comunidades. De acordo com a coordenadora diocesana, Maria do Carmo Carbogim Maciel, a Carminha, embora seja uma pastoral estruturada e com os melhores índices de assistência do estado do Rio, ainda há muito que se fazer. Além de fortalecer a pastoral nos municípios de Porto Real e Rio Claro, uma das metas é ampliar o alcance dos assistidos. De acordo com o último Censo do IBGE, na região de abrangência da pastoral foram contabilizadas cerca de seis mil crianças (de zero a cinco anos), das quais 45,2% são consideradas pobres. Ainda de acordo com a coordenadora, a desnutrição não é mais um problema e sim a obesidade. Para isso a pastoral tem investido em tecnologia.

ALUNOS PREMIADOS

A Guarda Municipal de Barra Mansa, por meio do Programa de Educação no Trânsito (PET), premiou na manhã de terça-feira, os alunos vencedores do 4º Concurso de Educação no Trânsito.  A cerimônia foi realizada no Sest/Senat, no bairro Barbará e finalizou as atividades da Semana Nacional do Trânsito. Seis alunos foram premiados nas categorias desenho (Educação Infantil e 1º anos) e redação (2º ao 6º ano). Eles receberam medalha e kit escolar ofertado pela Colitur Transportes, contendo vários tipos de cadernos, giz de cera, caneta esferográfica e hidrocor, lápis, borracha, régua, entre outros itens. A categoria maquete (7º ao 9º ano) premiou três escolas.

VENCEDORES

Na categoria desenho Bruno Rickelme, do 1º ano do ensino fundamental da Escola Ada Bogato faturou o 1º lugar; Davy Lucas, também do 1º ano da Escola Bartholomeu Anacleto, ficou com o 2º lugar; a terceira colocação foi para Ana Flávia, 1º ano da Escola Comendador Geraldo Osório. Letícia dos Santos, do 6º ano da Escola Eny Theodoro conquistou o 1º lugar da categoria redação; Ana Clara, do 3º ano da Escola Francisco Villela, obteve o 2º lugar, seguida de Dara Fábia Ferreira, do 5º ano, da Escola Rotary Club, que ficou com a 3ª colocação.

ESCOLAS

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Municipal Antônio Pereira Bruno, venceu em 1º lugar na categoria maquete, seguida da Escola Maurício Amaral, 2º lugar, e Joaquim Maria da Silva, 3º lugar. A direção das unidades escolares foi agraciada com troféu durante a cerimônia. Na próxima semana, os alunos responsáveis pelos trabalhos receberão medalhas e certificados. A subcoordenadora do PET, Alcilene Novais de Carvalho, lembrou que o concurso, bem como as demais atividades da Semana Nacional do Trânsito, contemplam cerca de 22 mil alunos, das 67 unidades escolares da rede.

CUMPRIMENTO DE METAS

A Prefeitura de Piraí, pro meio da Secretaria Municipal de Fazenda com apoio da Coordenadoria de Controle Interno realizou a audiência pública de Avaliação do Cumprimento de Metas Fiscais do Segundo Quadrimestre de 2018 e Elaboração da discussão da proposta de Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2019. A audiência aconteceu na manhã de ontem na Câmara Municipal. A secretária Carmen Maria explicou à população a estrutura orçamentária de Piraí, com definição do orçamento fiscal e o de seguridade social (Saúde, Assistência e Previdência) com descrições de previsões, arrecadação e despesas; e ainda as previsões orçamentárias para o ano de 2019.

MATERIAL ESPORTIVO

A Prefeitura de Resende começa a entregar hoje os kits de material esportivo que vão beneficiar toda a Rede Municipal de Ensino. No total, mais de três mil itens foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação. Dentre eles estão bolas de vôlei, futsal, futebol e handebol; colchonetes, tabelas de basquete, rede e suporte de tênis de mesa, bambolês, cordas e mini cones, entre outros. Segundo a Secretaria, todas as 63 unidades de ensino do município, das zonas urbana e rural, serão contempladas.

UNIDADES CONTEMPLADAS

A primeira unidade a ser contemplada com a entrega será a Escola Municipal Maria de Assis Barbosa, localizada no bairro Cabral. A unidade, que atende 595 estudantes da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental, foi totalmente revitalizada pela Prefeitura e entregue à comunidade escolar em fevereiro deste ano, no primeiro dia do ano letivo. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as unidades vão receber kits com 33 tipos de material, que contempla cones, redes de voleibol, jogo de coletes e materiais básicos para a prática de esportes.

ADEQUAÇÃO VIÁRIA E DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO

O Centro de Porto Real passou por obras de adequação viária e de sinalização. De acordo com a secretaria de Obras e Serviços Públicos de Porto Real do município, as melhorias foram realizadas Rua Hilário Ettore, próximo ao Palácio Municipal 5 de Novembro. Entre os serviços realizados estão a padronização dos pontos de ônibus, através da realização de pintura e de reparos e a sinalização vertical e horizontal das vias, que terminam no início desta semana.

RECURSOS FEDERAIS

O secretário interino de Obras e Serviços Públicos, Reinaldo José Raimundo, informou que as obras foram feitas com recursos do Governo Federal, com contrapartida do município. “A Rua Hilário Ettore e adjacências próximas ao Palácio Municipal 5 de Novembro também receberam nos últimos dois meses outras melhorias como: recapeamento asfáltico, estacionamento com adequação de acessibilidade, vagas para motocicletas e  recuo de parada de ônibus. A previsão é que a partir de outubro sejam retomados os serviços de padronização dos pontos de ônibus. Através de estudos que estamos elaborando, outras mudanças nas principais vias da cidade deverão acontecer até o final deste ano”.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Desde o início da semana a secretaria de Ordem Pública fez alterações no sentido do trânsito. “A Rua Hilário Ettore, no Centro, passou a ser via de mão única. Estamos priorizando as sinalizações das principais vias do município. Essas mudanças são importantes para dar mais mobilidade urbana e promover melhorias no trânsito, trazendo mais segurança aos motoristas e pedestres. A próxima etapa do projeto é a sinalização da Avenida Renato Monteiro, no bairro Novo Horizonte”, destacou o secretário de Ordem Pública, Elias Vargas.

POSTO DO VOLTA GRANDE          

O A VOZ DA CIDADE informou em uma matéria veiculada na edição de ontem que moradores do bairro Volta Grande, em Volta Redonda, estão tendo dificuldade para conseguir marcar consulta no posto de saúde. E que segunda-feira que é o dia de marcação de consulta filas se estendem pelas calçadas. Em nota enviada ontem ao jornal, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda informou que a demanda de marcação de consultas nas unidades é de segunda a sexta-feira. A SMS informou ainda que vai apurar essa situação.

UM FATO NA FOTO

Falta de manutenção

Quem passa pela Avenida Joaquim Leite, no Centro de Barra Mansa, além de ter que tomar cuidado com as placas da calçada que em muitos pontos estão se soltando e dando susto nos pedestres, estão tendo que ficar ainda mais atentos ao meio-feio que, também estão se soltando. Na imagem acima captada pela repórter do A VOZ DA CIDADE, Carol Macedo, é possível ver uma boa parte do meio-fio que se soltou e está ‘invadindo’ a avenida.

Deixe um Comentário