Notas & Notas – 26 de junho de 2021

0

PERÍODO DE ESTIAGEM AUMENTA RISCO DE QUEIMADAS

O Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) está reiniciando uma campanha de conscientização sobre o problema das queimadas. Com a diminuição das chuvas, este período do ano aumenta o risco de que incêndios se espalhem pela floresta. Angra dos Reis possui a maior área preservada de Mata Atlântica da região Sul Fluminense, com quase 65 mil hectares. Por isso o cuidado com a preservação deve ser ainda maior. A campanha foi realizada no ano passado e, de acordo com representantes do instituto, observou-se uma redução nos focos de incêndio. Por isso a retomada da campanha neste período de estiagem. Alguns incêndios ocorrem naturalmente, mas a maioria é provocada. Vale lembrar que causar incêndio em matas e florestas é um crime ambiental previsto em lei federal (lei 9.605/1998), com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa.

CASA DO DIREITO DA MULHER E ESPAÇO DO AGRICULTOR

O governador Cláudio Castro participa, na sexta-feira, dia 25, da inauguração da Casa do Direito da Mulher Daniella Perez em Miguel Pereira. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado –por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Polícia Militar – com o município. O espaço, que terá atendimentos jurídico, psicológico e social, marca o novo processo de atuação do programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida. No mesmo dia, o governador também vai inaugurar o Espaço do Agricultor, com áreas para armazenagem, vendas e reuniões, para atender 92 pequenos produtores da região. A iniciativa da prefeitura de Miguel Pereira serviu como modelo para o projeto Mercado Produtor AgroRJ.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) anunciou ontem, dia 25, que a partir de setembro deste ano oferecerá o curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica no campus Volta Redonda. O curso será destinado a bacharéis em Nutrição ou Medicina em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. As aulas quinzenais, aos sábados, serão ministradas por um corpo docente altamente qualificado, formado por mestres, doutores e especialistas com larga experiência. Além disso, os estudantes terão acesso a laboratórios atendendo a todas as exigências sanitárias. O curso terá duração de 20 meses.

PARA CASTRAR  – continua

Segundo a coordenadora do programa de “Proteção e Bem Estar Animal”, os animais que não estiverem castrados terão o procedimento garantido pela Prefeitura. Basta o adotante apresentar cópias do Termo de Adoção fornecido pelo município e dos documentos pessoais, no dia e hora marcados para o procedimento cirúrgico junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O agendamento deve ser feito pelo telefone 3339-4555. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (24) 3350-7123 ou na sede da SMMA, na Rua General Silvio Raulino de Oliveira, nº 139, na Ponte Alta.

MÊS DO ORGULHO LGBTQIA+

Em celebração ao mês do Orgulho LGBTQIA+, hoje será realizada a Imersão Cultural – Arte, Diversidade e Resistência. Em formato on-line e transmitido pelo Canal do YouTube do Centro Cultural da Fundação CSN, o evento conta com a participação da Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) de Volta Redonda, além do Coletivo Frente pela Diversidade VR, Coletivo Sentinelas da Aldeia, Centro de Cidadania LGBT Médio Paraíba e a Fundação CSN. O objetivo do evento é estimular a conscientização da luta e dos direitos da população LGBTQIA+ por meio de debates que auxiliem na cultura e nas políticas de enfrentamento.

MAIS SOBRE A LUTA

O mês de Junho foi escolhido para representar o orgulho por causa da Revolta de Stonewall, onde ocorreram uma série de manifestações entre representantes da população LGBTQIA+e a polícia de Nova York. Essa rebelião, que durou seis dias, é considerada um dos eventos de luta mais importantes para a conquista de direitos e de criminalização contra atos preconceituosos em vários países. A Organização das Nações Unidas (ONU) já publicou diversos relatórios sobre a discriminação e violência contra pessoas baseadas na sua orientação sexual e identidade de gênero.

Um Fato na Foto

Família procura por idoso desaparecido

Oswaldo Bernardino de Souza, de 82 anos, morador do bairro Volta Grande, em Volta Redonda está desaparecido desde a última quarta-feira, dia 23. A família está desesperada, pois ele nunca ficou fora de casa por tanto tempo sem dar notícias. Os familiares informaram que o caso já foi registrado na 93ª Delegacia de Polícia (DP) na sexta-feira, dia 25. Eles pedem a quem souber do paradeiro do idoso, ou o tenha visto, mesmo de passagem por algum lugar, que entre em contato pelo telefone (24) 9 8882-3929 ou (24) 9 9832-6180.

Deixe um Comentário