Notas & Notas – 24 de outubro de 2023

0

DETIDO POR VANDALISMO

Foto: Divulgação/PMBM


A Guarda Municipal de Barra Mansa efetuou, no início da tarde desta segunda-feira, dia 23, a apreensão em flagrante de um homem suspeito de pichar duas placas de sinalização da ferrovia, localizadas na passagem de nível próximo à prefeitura, no Centro. Após o flagrante, os guardas municipais encaminharam o suspeito para a sede da 90ª DP, onde foi confeccionado o Boletim de Ocorrência (BO).

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE PINHEIRAL

Foto: Divulgação/PMP


Com a temática: inclusão, equidade e qualidade, o futuro da educação brasileira, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Educação (SME) e o Fórum Municipal de Educação, promoveu na última quarta-feira, dia 18, no Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira (CMERS), a Conferência Municipal de Educação 2023.

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO

O evento também destacou a importância da inclusão por meio de duas apresentações de dança. A primeira foi protagonizada pela bailarina Hosana Cruz e a aluna da Escola Estadual Municipalizada Manoel Teixeira Campos Júnior, Lorena Martins, que é portadora de síndrome de down. A segunda exibição, foi dedicada à dança libras, enfatizando a importância de criar um espaço inclusivo para a sociedade.

DIPLOMAS DE AMIGOS DA ORDEM PÚBLICA

Foto: Divulgação/Semop-VR


A Secretaria de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda realizou a entrega de diplomas de “Amigos da Ordem Pública” a coordenadores de grupos de convivência da Melhor Idade. O grupo, formado por cerca de 50 pessoas, ainda pôde conhecer de perto o projeto de segurança pública “Cidade Monitorada”, que conta com cerca de 700 câmeras que realizam videomonitoramento, garantindo maior segurança e ordenamento público. A ação aconteceu na última sexta-feira, 20, no auditório da Semop, na Ilha São João.

AGRADECIMENTO

A homenagem foi uma forma de parabenizar e agradecer a todos os coordenadores da Melhor Idade que impulsionaram o projeto Patrulha do Idoso nos grupos de convivência, em parceria com a Semop, Smac e Guarda Municipal. Com o trabalho, mais de quatro mil idosos receberam informações sobre a violação de seus direitos.

CIRURGIAS NO NOVO POLO DE ENDOMETRIOSE

Foto: Raimundo Brasil/PMR


A Prefeitura de Resende realizou as primeiras quatro cirurgias no novo Polo de Atendimento à Endometriose da Região das Agulhas Negras. Os quatro procedimentos aconteceram no domingo, dia 22, na Santa Casa de Resende. A notícia da implementação do polo em Resende foi anunciada pela secretária estadual de Saúde, Cláudia Melo, durante a visita do governador Cláudio Castro à cidade no início do mês. “Estamos comprometidos em proporcionar o mais alto padrão de atendimento de saúde às nossas cidadãs. Essas cirurgias e o novo Polo são um testemunho da nossa dedicação a essa causa. Isso representa um passo significativo para melhorar a qualidade de vida das mulheres da nossa região”, disse o secretário de Saúde de Resende, Jayme Neto.

AVANÇO

Este avanço na área da saúde não passa despercebido, já que, em março de 2023, Resende realizou a primeira cirurgia de endometriose por videolaparoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Anteriormente, essa modalidade de cirurgia estava restrita ao Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Toda essa transformação na área da saúde só se tornou possível devido à estreita colaboração entre o município e o governo estadual.

INVESTIMENTO

Em 2023, foram destinados mais de R$ 7,2 milhões à saúde em Resende, cobrindo uma ampla gama de serviços essenciais, incluindo assistência farmacêutica básica, oftalmologia, o Programa de Financiamento de Atenção Primária à Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), terapia renal e muito mais. Desde 2021, o município já recebeu mais de R$ 25 milhões, que foram direcionados para reformas, ampliações e construção de unidades de saúde, além da aquisição de mobiliário e equipamentos.

MUTIRÃO DE RESSONÂNCIA

Foto: Divulgação/Redes Sociais


O Centro de Imagem da Santa Casa de Resende realizou, no sábado, dia 21, o primeiro mutirão de ressonância para zerar fila. No total, foram realizados 40 procedimentos. Os exames iniciaram às 7 horas e seguiram durante a madrugada, terminando por volta das 2 horas de domingo, dia 22. Os mutirões são realizados periodicamente para zerar a fila de espera do SUS. Por isso, a Prefeitura de Resende disponibilizou transporte para os pacientes que não tinham condições de ir até o Centro de Imagem no período noturno/madrugada. Segundo a Secretaria de Saúde, é importante reforçar que os moradores que precisam fazer exames de imagem e aguardam na fila de espera precisam manter o telefone atualizado nas unidades de saúde, para que os profissionais consigam fazer contato para agendar os procedimentos.

Deixe um Comentário