Notas & Notas – 23 de novembro de 2018

0

ALEX MARTINS É REELEITO NA OAB-VR

Foto: Divulgação

O advogado, Alex Martins, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-VR)- 5ª Subseção venceu na quarta-feira, 21, às eleições para o triênio 2019-2021. Martins teve 575 votos contra 399 de Pedro Luiz Dalbone da Cunha. A diferença foi de 176 votos. Vale lembrar que Alex, que comandou a entidade pela chapa “Nova OAB Volta Redonda”, tem em sua equipe a advogada Iaciara Diogo Braga, filha da ex-deputada federal e estadual Cida Diogo como vice-presidente, além de Bruno Silva de Oliveira no cargo de secretário geral, Rodrygo Vidal Gomes no cargo de secretário adjunto e José Rodrigo Rocha Pançardes, tesoureiro.
OAB RESENDE ELEGE PRIMEIRA PRESIDENTE MULHER

Foto: Divulgação

A advogada Andréia Valente foi eleita, na última quarta-feira, a primeira presidente mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Resende). Ela venceu com 86% do total de 367 votos, sendo candidata de chapa única para o triênio 2019 – 2021. Seu vice-presidente será Hindemburgo Pizzarino. Essa é a primeira vez que uma mulher ocupa o mais alto cargo da OAB/Resende, desde que a subseção foi inaugurada 40 anos atrás. Depois de quase 10 anos como vice-presidente da 18ª subseção, Andréia disse que se sente honrada com a confiança de todos os advogados. “Me sinto prestigiada de ser a primeira advogada eleita para a presidência da OAB/Resende, o que me deixa com uma responsabilidade muito grande, pois tenho que fazer jus a esses votos que recebi nessa eleição”, disse a advogada.
CUMPRINDO MISSÃO
Com três anos como vice-presidente e nove no cargo, o atual presidente, Samuel Carreiro se diz muito satisfeito com o resultado dessa eleição. “Isso demonstra que cumpri bem a minha missão, e que o trabalho feito foi reconhecido pela classe, na medida em que só a chapa apoiada por mim se candidatou. Tenho certeza que a Dra. Andreia fará um excelente trabalho”, salientou Carreiro. Em Resende, todos os advogados tiveram dar dois votos, um para a chapa da 18ª subseção (mesmo sendo chapa única) e outro para a chapa da seccional da capital. A chapa de Luciano Bandeira ganhou com 72% dos votos válidos.
SEMINÁRIO ESCOLA VIVA E ATIVA
Diretores, equipes pedagógicas e profissionais da Rede Municipal de Educação estarão reunidos nesta sexta-feira no Seminário “Escola Viva e Ativa 2018”. O evento, cujo tema será “Gestão Escolar com Experiência”, acontecerá das 8 horas às 17h30min, no Plenário da Câmara de Vereadores, no Centro da cidade. Profissionais de 20 unidades de ensino, entre escolas e creches estarão participando do seminário. Segundo o supervisor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Anderson Rocha, o evento visa proporcionar a troca de conhecimento e experiências entre as escolas por meio da apresentação dos projetos de 2018. “Dentre os objetivos do Seminário ‘Escola Viva e Ativa’ está o de ajudar a promover um diálogo construtivo entre os profissionais da Rede Municipal de Educação para contribuir com a boa formação dos nossos alunos. Isso é feito através do compartilhamento de informações e da troca de experiências entre os profissionais”, disse.
PROGRAMAÇÃO
O seminário terá início com um pronunciamento das autoridades, seguido de uma apresentação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017 e de um vídeo do trabalho dos Encontros de Formação com a Equipe Diretiva. Também haverá apresentações das Unidades Escolares, com os temas: “Gestão Escolar construindo plano de ação através da análise e estudos de dados estatísticos (Produtividade/Evasão/Simulados/Distorção/IDEB)” e a “A importância das relações interpessoais no contexto escolar para o processo de democratização”; “A importância da atuação da Equipe Técnica para o sucesso ensino – aprendizagem”; “Gestão Escolar buscando integração e articulação entre família, escola e conselho tutelar”; “Gestão Escolar: Administração do tempo e planejamento das ações com o foco no processo ensino – aprendizagem” e “Gestão Escolar refletindo e buscando caminhos para minimizar a indisciplina na instituição de ensino”. Será exibido um vídeo com os trabalhos realizados pelas Unidades sobre o Itatiart 2018.
EXAMES DE CÂNCER DE PRÓSTATA
Em alusão à Campanha Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de Porto Real está realizando exames de PSA (sigla em inglês para Prova do Antígeno Prostático), em homens a partir dos 45 anos. Nesta sexta-feira, dia 23, os exames serão realizados no Horto Municipal e no próximo dia 30, a coleta ocorrerá na Unidade de Saúde da Família (USF) de Bulhões. As consultas ocorrerão sempre das 8 horas ao meio dia. O paciente também receberá orientações sobre a importância da prevenção e cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens, além da apresentação dos serviços ofertados pela Rede Municipal de Saúde e ações educativas. Orientações. A secretaria ressalta ao interessado, que para fazer o exame, deverá portar documento com foto e seguir as seguintes orientações: não ter praticado relação sexual nos últimos três dias antes do exame; não ter se locomovido em motocicletas ou bicicletas nos últimos três dias antes do exame; e não ter andado a cavalo nos últimos dois dias antes do exame.
CAPOEIRISTAS COMEMORAM
Hoje, dia 23, comemora-se em Resende, o Dia Municipal da Capoeira e do Capoeirista. Para celebrar a data, logo mais à noite, às 19 horas, acontecerá uma noite especial de homenagens no Plenário da Câmara Municipal aos capoeiristas que têm se destacado pelos trabalhos realizados no município. No sábado, dia 24, acontece outro evento. Será a Caminhada pela Paz, com a participação de capoeiristas de diferentes grupos e com a participação das crianças que levarão cartazes com frases que elas mesmas criaram sobre o tema “Capoeira pela Paz”. A Caminhada partirá às 10 horas da Praça da Igreja Matriz com destino ao Calçadão de Resende, onde será realizada uma roda de capoeira.
VIROU LEI
O Dia Municipal da Capoeira e do Capoeirista foi criado por meio da Lei Municipal 3286/17 de autoria da vereadora Soraia Balieiro (PSB) que inclui a data no Calendário Oficial de Eventos de Resende. Para a vereadora, “a capoeira deve ser cada vez mais valorizada por ser um movimento cultural de luta contra a exclusão social e que permite o desenvolvimento do aluno de forma integral”. Ela ainda acrescenta o poder pedagógico que a capoeira tem por “permitir ao aluno conhecer mais sobre a história do país, trabalhar a disciplina e a inclusão social, além do aspecto cognitivo e motor”. Atualmente, a maioria dos grupos de capoeira em Resende possui projetos sociais que atendem comunidades carentes com aulas gratuitas para alunos de todas as idades, desde os 4 anos até os idosos.
40 ANOS DE CARREIRA

Foto: Arquivo pessoal

O publicitário Elias Rafide, mais conhecido como ‘Peça’, completou ontem 40 anos de carreira. E tudo começou no A VOZ DA CIDADE, com a publicação de uma redação escolar que falava sobre o descobrimento do Brasil. O texto foi publicado quando o profissional tinha apenas 11 anos, então, ele virou repórter mirim, escrevendo diversos textos para o jornal, até a adolescência. Daí surgiu o amor pela área e resolveu cursar Comunicação Social, a intenção era optar pelo Jornalismo, mas no meio do curso decidiu seguir pela Publicidade onde se destacou na região. Parabéns Peça, você também faz parte da história do jornal!
AUMENTO DE 230%
A Secretaria de Educação de Angra dos Reis vai aumentar em 230% a oferta de vagas para crianças até três anos, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei), a partir do próximo ano. Atualmente, o município atende 549 crianças até três anos. Com a reorganização realizada, o atendimento passará em 2019 para 1.814, o que significa um aumento de 1.265 vagas. Além das nove unidades existentes, Angra dos Reis vai contar com dois novos Cemei; um no Belém, com 220 vagas; e outro no Campo Belo, com 120.
DEMANDA
A demanda destas novas vagas foi levantada durante o período de pré-matrícula na rede municipal, que aconteceu entre os dias 17 de setembro a 19 de outubro. Os resultados serão divulgados no site da Prefeitura de Angra (www.angra.rj.gov.br) de 26 a 28 de dezembro. As matrículas deverão ser efetivadas de 7 a 11 de janeiro de 2019. As vagas restantes serão disponibilizadas a partir de 17 de janeiro aos interessados que não participaram do processo de pré-matrícula.
RESENDE SHOPPING
Em comemoração à ‘Black Friday’, dia de ação promocional com grandes descontos no comércio, as lojas do Resende Shopping irão oferecer descontos de até 70% em diversos produtos, além de facilidades nas formas de pagamento. Em vez de acontecer somente na sexta-feira, como dita a tradição americana, a administração do shopping decidiu que a ‘Black Weekend’ se adequaria mais à realidade brasileira. Portanto, a ação acontece nesta sexta, dia 23, e se estende até o sábado, dia 24. Para tornar o fim de semana ainda mais prazeroso para toda a família, o shopping oferece também uma divertida programação para manter a criançada entretida enquanto os pais vão às compras.
ENCONTRO DE GESTANTES
A Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Mariana Torres realizou ontem, um encontro com 15 gestantes do bairro. As ações acontecem uma vez por mês e tem como objetivo acolher as mulheres gestantes e as tornar multiplicadoras das informações. Vídeos educativos do Ministério da Saúde são apresentados para as gestantes, além de conversas sobre a importância da vacinação dos bebês e as doenças mais comuns que acontecem na gravidez. As dúvidas são tiradas pela equipe que também realizam o acompanhamento com consultas. O encontro contou com gestantes desde o primeiro mês de gravidez até o último.
LIXO ELETROELETRÔNICO
A Prefeitura de Volta Redonda, com o Rotary Club, promove a segunda edição do ‘Descarte Solidário de Lixo Eletroeletrônico’. Para participar, a população pode procurar um dos ginásios poliesportivos da cidade – Vila Rica/Tiradentes, Vila Rica/Três Poços, Santo Agostinho, Açude, Siderlândia, Santa Cruz, Retiro e 249 – ou o campus Aterrado da Universidade Federal Fluminense (UFF) para fazer o descarte até o próximo sábado. No domingo, dia 25, o descarte poderá ser feito na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, das 9 h às 15 horas.
NÃO É BEM ASSIM
O presidente eleito da OAB-BM, Aloízio Perez, procurou o jornal ontem para dizer que preza muito o prefeito Rodrigo Drable, mas que não falou durante a campanha que teve o apoio do mesmo, como foi divulgado na edição de ontem. Segundo Aloízio, a vitória veio através da chapa e do trabalho realizado por advogados. “Se o prefeito pediu algum voto não tem como saber, mas agradeço, porém, devo a vitória aos advogados que votaram em mim”, disse, completando que nem apoio financeiro ele recebeu.
OITO SETORIAIS
No próximo dia 3, às 16 horas, na Casa Larangeiras, em Angra dos Reis acontecerá à eleição para oito setoriais em vacância, que são as de Música (titular e suplente); Artes Cênicas (suplente), Folclore e Cultura Popular (suplente); Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (suplente); Artesanato (suplente); Artes Plásticas (titular e suplente); Cinema, Foto e Vídeo (suplente) e Iniciativa Privada (titular e suplente). As inscrições terminam no dia 30.
APREENSÃO DE ARMA
Agentes do 10° Batalhão da Polícia Militar apreenderam, na quarta-feira, dia 21, uma arma de fogo na Estrada do Atamiro, em Engenheiro Paulo de Frontin. Os policiais chegaram a uma trilha após denúncia de disparos, localizando duas munições calibre 28, um pote com pólvora, um saco também com pólvora, um pote com bilhas, uma espingarda calibre 28 e um pote com espoletas. Um homem foi detido na ocasião e encaminhado para a 98ª Delegacia de Polícia (DP) com o material arrecadado.
ISA MINATEL NO TEATRO GACEMSS
Com o tema ‘Educação Emocional na Primeira Infância’ a psicopedagoga Isa Minatel inaugura um ciclo de palestras proposto pela Nova Geração de Pais. O evento, acontece hoje, às 18h30min no Teatro Gacemss 2. Os ingressos estão sendo vendidos no local e no site www.sympla.com.br. Isa Minatel, Psicopedagoga, Guia Montessori, Coach Pais & Mães, Colunista da Revista Crescer e Autora do livro ‘Crianças sem limites – Educação empreendedora’, inaugura um ciclo de palestras proposto pela Nova Geração de Pais, com o tema ‘Educação Emocional na Primeira Infância’.
UM FATO NA FOTO
‘SEMANA DO POVO PRETO’

Foto: Gabriel Borges/PMVR

A II ‘Semana do Povo Preto’, foi aberta oficialmente na terça-feira, dia 20, no Memorial Zumbi dos Palmares, no bairro Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, e reuniu diversas pessoas que, com muita alegria e descontração, aproveitaram as diversas atrações culturais e artísticas para celebrar o mês da Consciência Negra. Na programação consta muita música, exposição, rodas de conversa, empoderamento estético, história e educação, cultura urbana e popular. O evento acontece até domingo, dia 25. A imagem é do fotógrafo da Prefeitura de Volta Redonda, Gabriel Borges.

error: Conteúdo protegido !