Notas & Notas – 22 de agosto de 2019

0

DIA DE CAMPO

Neste sábado, dia 24, acontecerá em Valença o V Dia de Campo do Vale do Rio Preto. Organizado pelo Centro Universitário de Valença (UniFAA), o evento tem como objetivo reunir produtores rurais da região e acadêmicos de Medicina Veterinária para trocarem experiências. O evento é gratuito e aberto ao público, que pode fazer a inscrição pelo site www.faa.edu.br/diadecampo2019. As atividades terão início às 8 horas, no Campus Hospital Veterinário Escola (RJ-145, Rodovia Benjamin Ielpo, 20.510).

AGRONEGÓCIO

Um dos motores de sustentação do Brasil é o agronegócio. Por isso, o evento visa resgatar o trabalho realizado no campo, que é tão importante para diversas empresas da região. Ao longo do V Dia de Campo, acontecerão diversas palestras. Um dos destaques será a explanação sobre produção sustentável de leite em pastagens tropicais, que será ministrada pelo Doutor Leovegildo Lopes de Matos, membro da Embrapa. Ele possui doutorado em Ciência Animal pela Cornell University, dos Estados Unidos. Também é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa.

OUTRAS PALESTRAS

As demais palestras terão como tema: Sistema de fertirrigação; Qualidade do leite; Erros na aplicação técnica na inseminação artificial em bovinos; Como garantir a sanidade do rebanho e Implantação de sistemas silvipastoris. Também acontecerão exposições de animais de diversas raças, levados por produtores regionais. Ainda haverá stands de empresas que trabalham com produtos e equipamentos utilizados no trabalho no campo. Além disso, o UNIFAA disponibilizará café da manhã para os participantes e um restaurante será montado no local, para auxiliar na alimentação.

HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL

 

Foto: Divulgação


O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, recebeu no último dia 19, uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Vassouras pelos trabalhos desenvolvidos à frente da pasta. O secretário ingressou na secretaria no início do ano, em fevereiro, e em menos de seis meses desenvolveu projetos importantes para o turismo e para o desenvolvimento econômico vassourense nas mais diversas áreas. No turismo podem ser citados a sensibilização, qualificação da oferta, roteirização, políticas públicas, promoção do destino, capacitação dos agentes turísticos e do trade e democratização do acesso aos equipamentos turísticos e culturais do município, entre outras ações. No desenvolvimento econômico, Wanderson estreitou os laços com os empresários locais, estimulou o empreendedorismo por meio de cursos e palestras e reduziu a burocracia na criação de novas empresas.

RECEBENDO A HOMENAGEM

O secretário esteve pessoalmente na câmara para receber a homenagem e se demonstrou muito emocionado com o reconhecimento de seu trabalho. “Agradeço ao vereador José Maria e a todos os vereadores por essa homenagem. Aproveito para dividir a homenagem com o prefeito Severino Dias que meu liberdade e autonomia na pasta e com toda a minha equipe que está junto comigo nessa luta. Divido também com os demais secretários, pois juntos estamos construindo uma Vassouras melhor”, falou o secretário.

ORDENAMENTO VISA COIBIR SOM ALTO

A Prefeitura de Angra dos Reis, em uma ação integrada entre a TurisAngra, por meio do departamento de Postura, e a Secretaria Executiva de Segurança Pública, via Superintendência de Mobilidade Urbana, vem intensificando, desde sexta-feira, dia 16, a fiscalização na rua Coronel Carvalho. As ações atendem a reclamações da população sobre som alto ao longo da via. Os fiscais da Postura vão visitar os bares e orientar proprietários sobre os limites do som. Caso as regras não sejam respeitadas, os estabelecimentos poderão ser multados. Para evitar a presença de carros de som, agentes de trânsito estão circulando pela Coronel Carvalho até às 4 horas. Se motoristas insistirem em ouvir músicas no volume alto, terão o carro rebocado.

CRECHE DE VISCONDE DE MAUÁ EM OBRAS

A Creche Municipal de Visconde de Mauá, em Resende, está em fase final de obras, faltando apenas os últimos detalhes da pintura e a limpeza. A estrutura do espaço oferecerá 60 novas vagas. O local passou por revisão elétrica, hidráulica, instalação de novos telhados, reparos no revestimento, além da restauração da fachada e de todo pátio externo. Segundo o governo, a entrega da obra acontecerá em breve.

CAMINHOS PARA A CIDADANIA EM RESENDE

Foto: Divulgação


Mais de 1,5 mil alunos de 30 unidades de ensino da rede municipal prestigiaram quatro sessões do espetáculo ‘A viagem de uma estrela’, no dia 20, no salão da Associação Atlética Banco do Brasil, que fica na Morada da Felicidade. A iniciativa faz parte das atividades do Programa Caminhos para a Cidadania, que é uma parceria entre o Instituto CCR e a Prefeitura de Resende.  Na peça, o aluno Lucas recebe o desafio de seu professor em fazer um trabalho sobre a importância das regras em nossas vidas. Ele usa o livro ‘O Pequeno Príncipe’, e a imaginação a fim de criar a história em que o protagonista é o príncipe de um planeta desorganizado.

CANAL ONLINE

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) de Volta Redonda já contam com um canal online para se aproximarem de potenciais clientes. É o Espaço do MEI, que pode ser acessado no portal da Prefeitura de Volta Redonda. É um site pelo qual os microempreendedores podem cadastrar seus serviços e a população pode encontrar esses profissionais. De acordo com o coordenador do Banco VR de Fomento, Saulo Ankito, o site funciona como uma ponte entre o MEI e o cliente.

ACESSO AO SITE

Os MEIs que se interessarem pela ferramenta também podem acessar o site da prefeitura (www.voltaredonda.rj.gov.br. Quem quiser encontrar um profissional próximo de sua casa, é só acessar o Espaço do MEI e buscar, indicando o bairro e a atividade de interesse, como, por exemplo, artesão, bombeiro hidráulico, cabeleireiro, entre outros. O Espaço do MEI também tem um espaço para quem tem interesse em se regularizar e tirar dúvidas sobre como se tornar um Microempreendedor Individual.

HOSPITAL RECEBE CERTIFICADO

A cidade de Pinheiral alcançou mais uma conquista para a saúde do município. O Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa foi contemplado pelo Governo Estadual, através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com um certificado de Controle de Infecção Hospitalar, um selo de adesão para todos os hospitais que enviam regularmente as notificações e parceria em prol do controle de infecções hospitalares do Estado do Rio de Janeiro.

DADOS MENSAIS

A fiscalização é um serviço de coleta de dados realizado diretamente pelo CCIH dentro dos hospitais, de acordo com os critérios nacionais de infecção. Esses dados são enviados mensalmente para a Vigilância do Estado através do Programa FormSus, um serviço de uso público com normas de utilização definidas e, compatíveis com a legislação e com a Política de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvido para atender finalidades do SUS e de órgãos públicos parceiros, instituições e universidades para aplicações de interesse comum.

CURSO DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS

Na manhã de ontem, a Prefeitura de Pinheiral, através da Defesa Civil, realizou um curso de prevenção a incêndios florestais em parceria do Instituto Federal do Rio de Janeiro-IFRJ (no campus Nilo Peçanha), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR, do Sindicato Rural de Barra Mansa, do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e da Indústria Guarany. A ação aconteceu no auditório do campus do IFRJ, em Pinheiral. O curso ministrado pelo instrutor do Senar, Silvio Nogueira, teve a duração total de nove horas, onde no horário da manhã, foi trabalhada a parte teórica mostrando os equipamentos e tecnologias do mercado para combate a incêndios, e já no turno da tarde, foi realizada uma simulação de uma queimada, ressaltando as medidas mais eficazes a serem tomadas.

CERIMÔNIA COM PRESIDENTE

Foto: Divulgação


O reitor do UniFOA, Carlos José Pacheco, representou a instituição na tradicional cerimônia de entrega de espadins aos 400 cadetes pertencentes à Turma Bicentenária da Independência, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O evento, que aconteceu no dia 17 de agosto, contou com a presença de diversas autoridades nacionais, como o presidente da República Jair Bolsonaro; o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; a procuradora-Geral da República, Raquel Dodge; e os governadores do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, de São Paulo, João Dória e de Goiás, Ronaldo Caiado.

HONRADO

“Foi uma honra representar a FOA/UniFOA neste grandioso evento. A Academia Militar das Agulhas Negras – Aman, além de seu papel institucional, é um centro de excelência na formação acadêmica. Estar presente neste solene ato demonstra o respeito e a relevância de nossa instituição no cenário nacional, aliada a credibilidade e reconhecimento que goza desta mútua relação de comprometimento com o ensino”, disse o reitor Carlos José Pacheco.

REFORMA DA ÁREA DE LAZER DO CABRAL

Em Resende, as obras da Área de Lazer do bairro Cabral, na Rua Major Leopoldo Gomes de Oliveira, estão concentradas na instalação do piso de intertravados, a Academia da Melhor Idade, além de mesa de jogos, novos bancos e um parque infantil. Na semana passada, uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano visitou o andamento das obras, procedimento que faz parte da rotina da prefeitura. A previsão é que a praça seja entregue neste semestre.

SARAU IN CASA

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis recebe nesse sábado, às 19 horas, o 14º Sarau in Casa – Edição Especial. A iniciativa é do Coletivo Angrense de Cantautore (CAnCanta) e comemora o aniversário do local. Além do Sarau, a festa de aniversário contará com uma programação ampla que envolve vários setores da cultura Angrense.

CONVÊNIOS

A Eletronuclear assina, na próxima segunda-feira, dia 26, convênios com o município de Angra dos Reis para reformas em unidades de saúde. O evento será realizado às 16 horas no salão nobre da prefeitura. O primeiro, com vigência de 18 meses, diz respeito à construção da Clínica da Família, a reforma do Centro de Especialidades e a ampliação do Serviço de Pronto Atendimento no Parque Mambucaba. Já o segundo, com vigência de 11 meses, trata da reforma da Unidade Mista de Saúde do Frade. No total, a empresa investirá cerca de R$ 6 milhões.

FLAGRADOS COM COCAÍNA EM QUATIS

Agentes do 37° Batalhão da Polícia Militar (BPM) flagraram na terça-feira, dia 20, três suspeitos de tráfico em Quatis. Segundo registro na 100ª Delegacia de Porto Real (DP), os militares estiveram no bairro Mirandópolis após informações de tráfico, flagrando o trio, sendo um rapaz de 19 anos e dois menores, de 16 e 15. Eles tentaram escapar e jogaram a droga fora, um total arrecadado de quatro pinos de cocaína.  Todos foram encaminhados para a delegacia, onde somente o de 19 anos permaneceu detido para as medidas cabíveis.

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL

A diretoria do Barça do Açude, de Volta Redonda, está participando do 1º Campeonato Municipal de Futsal, promovido pela Liga de Desportos de Volta Redonda (LDVR). Na estreia, a equipe empatou em 5 a 5 com o RO+20 FC. Já na segunda partida, a equipe goleou o Atlético VR Futsal pelo placar de 8 a 1. O terceiro compromisso do Barça Açude na competição será no sábado, dia 24, às 17 horas, contra a equipe Leões do Vale, no Ginásio do bairro Santo Agostinho. Um simples empate garante o Barça para a próxima fase da competição.

PETISCOS

Em momentos especiais, para agradar ou recompensar seu cachorro por um comportamento positivo, você pode oferecer a ele um petisco, algo que seja mais atrativo do que só a ração. Além disso, durante o treinamento do animal, é muito comum oferecer petiscos e até mesmo a própria ração como estímulo e reforço positivo para que o cachorro execute a ação desejada. O importante nesses casos é não utilizar esses agrados em excesso, para não atrapalhar o balanceamento da alimentação do cão. Na dúvida, consulte um veterinário.

Um Fato na Foto
Semana da Cidadania em Resende

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Educação, promove a Semana da Cidadania com uma programação repleta de atividades, que tiveram início ontem e seguem até 7 de setembro. O cronograma inclui desfiles cívicos envolvendo estudantes da rede pública municipal de ensino, palestras temáticas, além de concurso de desenho e redação, entre outras atividades. A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, também faz parte da agenda comemorativa. A abertura oficial da Semana da Cidadania acontecerá neste sábado, dia 24 de agosto, durante o Desfile Cívico do bairro Paraíso, às 9 horas. Na ocasião, será lançada a campanha ‘Educação Pública: eu valorizo’.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !