Notas & Notas – 18 de março de 2020

0

MAIS UMA EDIÇÃO

Foto: Divulgação/PMVR


A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizou neste domingo, dia 15, a 8ª edição do ‘Espaço de Adoção Família Animal’. O projeto acontece na Feira Livre, no bairro Vila Santa Cecília. No evento, cerca de 20 gatos e cães foram adotados. Para adoção, a pessoa interessada precisava assinar um Termo de Adoção Responsável. A coordenadora do Bem Estar Animal da SMMA, Alexsandra Fernandes informou que a maioria dos animais doados são resgatados por ONGs de Proteção Animal. “Desde a primeira edição da Feira de Adoção, já foram adotados no município 51 cães e 21 gatos, totalizando 76 animais”, disse Alexsandra.

PARA ADOTAR-CONTINUA 

A pessoa interessada em adotar um animal precisa ter 18 anos, apresentar identidade, CPF, comprovante de residência no município e assinar um Termo de Adoção Responsável onde estão os critérios que terá de seguir para o bem do animal adotado.

SERVIÇO DE TERRAPLANAGEM

Mais uma etapa da construção da nova unidade da rede pública municipal de ensino no bairro Parque Minas Gerais, na região das Barras, em Resende, está em andamento: os serviços de terraplanagem para dar início a execução da fundação da obra. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos, começou a realizar o trabalho de corte e aterro na área de aproximadamente três mil metros quadrados, logo após o levantamento topográfico. O serviço é fundamental para a regularização do relevo do terreno.

PONTO FACULTATIVO EM ITATIAIA

Em virtude do feriado municipal do Dia de São José, na quinta-feira, dia 19, padroeiro de Itatiaia, o prefeito Eduardo Guedes, decretou ponto facultativo na sexta-feira, dia 20. Com isso, o expediente normal de atendimento ao público foi encerrado às 17 horas de quarta-feira, 18, e será retomado na segunda-feira, dia 23.

SERVIÇOS ESSENCIAIS- CONTINUAÇÃO

Durante o ponto facultativo os serviços essenciais, como o recolhimento de lixo e o atendimento emergencial de saúde funcionarão normalmente. O Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, situado no bairro Jardim Itatiaia e o Posto de Saúde do Penedo vão manter o plantão 24h. As demais unidades de saúde do município voltarão a atender os pacientes somente na segunda-feira. A Guarda Municipal realizará o controle do trânsito na cidade e Defesa Civil também ficará de sobreaviso pelos telefones 153 ou  (24) 3352-6752.

REFORMA DE QUADRA

A Prefeitura de Piraí, por meio da Secretaria de Cultura e Esporte, entregou a quadra poliesportiva reformada no bairro do Cruzeiro e inaugurou a Academia Ao Ar Livre. A cerimônia foi realizada no sábado, dia 14. A quadra recebeu reformas em sua estrutura, pintura, além de restauração em suas instalações como banheiros e vestiários. Já a Academia conta com novos equipamentos e é fruto de uma emenda parlamentar do legislativo federal de incentivo ao esporte em Piraí. O prefeito Dr. Luiz Antonio agradeceu o esforço dos servidores da prefeitura que trabalharam na reforma da quadra e ressaltou a importância do espaço para a comunidade

CÂMERAS DE SEGURANÇA E INTERNET

Durante a solenidade, o prefeito Dr. Luiz Antonio revelou que o bairro do Cruzeiro vai ganhar câmeras de segurança e terá o sinal gratuito de internet ampliado. “A Secretaria de Ciência e Tecnologia vai instalar câmeras de segurança no Cruzeiro para ajudar o bairro. O bairro do Sarole também vai ganhar câmeras que serão instaladas em pontos estratégicos.  Isso vai proporcionar mais segurança para os moradores. Vamos ampliar também o sinal de internet para os bairros”, disse o prefeito.

CRAS COM ATIVIDADES PARALISADAS

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Resende confirmou que todas as atividades dos grupos das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estão suspensas até domingo, dia 29. O procedimento contra o avanço do coronavírus visa o bem-estar de todos usuários e profissionais envolvidos.

REVITALIZA RESENDE

Foto: Divulgação


A Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio está em fase final de obras, com o objetivo de oferecer melhores condições para atendimento aos alunos, bem como uma estrutura adequada para o trabalho dos profissionais. De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a intervenção era muito aguardada e estava prevista no cronograma do ‘Revitaliza Resende’, que passa gradativamente por várias unidades do município. A previsão é de que as obras na unidade sejam concluídas ainda no primeiro semestre de 2020.

COMBATE A DENGUE EM RESENDE

Os esforços da Prefeitura de Resende no combate à dengue, zika e chikungunya vão prosseguir nos próximos dias. Os mutirões contra o mosquito Aedes aegypti e as visitas aos domicílios pelos agentes sanitários, no entanto, seguirão novos procedimentos para acontecerem de maneira a não ferir as regras de combate ao Coronavírus (Covid-19). O objetivo é que a possibilidade da chegada de uma nova doença não afete o combate a outra. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde), os funcionários com mais de 60 anos estão sendo afastados de forma preventiva do trabalho em campo do mutirão e das visitas, por fazerem parte do grupo de risco da pandemia do Coronavírus.

IMÓVEIS VISITADOS

Do último dia 9 ao dia 16, segunda-feira, a mobilização percorreu 5.998 mil imóveis nos bairros Paraíso, Cabral e Morro do Cruzeiro. Deste total, os agentes conseguiram acesso a 3.921 imóveis para vistoria. Outros serviços essenciais no combate também foram realizados, como a retirada de entulho e a coleta de amostras. No final de semana 89 amostras de larvas foram coletadas nas residências e foram levadas para análise. Esta etapa do serviço é fundamental para os estudos e mapeamento da existência de larvas do Aedes aegypti. Foram 19 focos localizados e 40 imóveis receberam o serviço de desratização.

CONTROLE NA CAPELA

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa, através da administração do Cemitério Municipal, determinou que os velórios no município serão acompanhados pela quantidade máxima de cinco pessoas por capela, sendo que as mesmas poderão se revezar. A medida começou a ser cumprida ontem, dia 18. A Pasta informou ainda que a medida está sendo seguida conforme orientação das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde do Rio de Janeiro.

ABASTECIMENTO NORMALIZADO

As equipes do Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae) de Angra dos Reis estiveram em campo desde as primeiras horas de terça-feira, 17, realizando ações para que em poucas horas os moradores das Sapinhatubas 1 e 3, Monte Castelo, Belém, Ribeira, Gamboa do Belém, Ponta dos Ubás, Caieira, Nova Angra e Japuíba recebessem, com normalidade, água em suas torneiras.

AUXÍLIO PARA AUTÔNOMOS

Foi anunciado ontem pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, um auxílio mensal de R$ 200 a profissionais autônomos durante a crise do coronavírus.  A medida busca garantir renda àqueles trabalhadores que não têm rendimentos fixos e, em geral, também não contribuem para a previdência. A ação está dentro de um pacote de R$ 15 bilhões voltados para população desassistida, que precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, com o reconhecimento de estado de calamidade pública no país.

VEÍCULO RECUPERADO

Agentes do 37° Batalhão de Polícia Militar (BPM) recuperaram na terça-feira, dia 17, um veículo furtado em Resende. Segundo registro na 89ª Delegacia de Polícia (DP), os militares localizaram o veículo VW Voyagen na Rua Vila Rica, no bairro Nova Liberdade. Após consulta, eles constataram se tratar de um automóvel furtado, conseguindo contato com a proprietária do mesmo para as medidas de praxe.

PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADES

Em fase de preparação para disputa da Série B2 do Campeonato Carioca, o Pérolas Negras divulgou nesta terça-feira, dia 18, que também decidiu paralisar as atividades no clube por conta do novo coronavírus (Covid-19). Os jogadores da equipe profissional e da categoria sub-20 foram liberados de todas as atividades do clube pelo período de 15 dias. Seguindo assim, a decisão da Federação Estadual de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

PROVA DE VIDA DOS APOSENTADOS

A Instrução Normativa nº 22 publicada na edição de quarta-feira, dia 18, do Diário Oficial da União regulamenta a suspensão, pelo período de 120 dias, da realização de prova de vida dos beneficiários do INSS. Essa foi uma das medidas anunciadas no último dia 12 para enfrentar os impactos da pandemia do novo coronavírus. A instrução normativa estabelece que a suspensão não afeta o pagamento de proventos ou pensões aos beneficiários.

Um Fato na Foto

Pandemia deixa centro comercial de Volta Redonda vazio

Foto: Tânia Cruz

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) em pouco tempo, vem mudando a rotina de milhares de cidade do mundo. Em Volta Redonda, a situação não é diferente. Mesmo sem nenhum caso da doença confirmado na cidade, a população tem seguido as determinações das autoridades, sejam elas municipais ou estaduais. Prova disso é o ‘abandono’ que se encontrava, em plena quarta-feira, um dos maiores e mais movimentados centros comerciais da cidade do Aço, a Avenida Amaral Peixoto. Poucas pessoas foram vistas durante o dia na avenida, que está sempre lotada.

error: Conteúdo protegido !