Notas & Notas – 17 de novembro de 2021

0

CASAMENTO COMUNITÁRIO EM MAGÉ

Foto: Gilson Jr/PMM


Histórias e idades diversas, mas um desejo em comum: expressar o amor através do chamado “papel passado”. Assim pode ser definida a emocionante cerimônia do casamento comunitário realizada no último sábado, dia 13, pela Prefeitura de Magé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em articulação com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ). O evento aconteceu na Cooperativa de Pau Grande e reuniu 50 casais, na faixa dos 20 aos 50 anos, que obtiveram a gratuidade das custas processuais para oficializar suas uniões estáveis.

MOMENTO DE CELEBRAÇÃO

De acordo com o prefeito Renato Cozzolino, foi um momento de celebração da vida e do fortalecimento da família, após um longo período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. “Estamos retomando diversos eventos, e o casamento comunitário será um dos que vamos dar total prioridade no nosso governo para valorizar o que achamos mais importante na vida, que é a família. Poder contribuir para realizar este desejo das pessoas é gratificante demais. Agradeço e parabenizo a todos os envolvidos neste projeto”, disse o prefeito.

PORTO REAL ATENDE TRÊS GRUPOS DIFERENTES EM CAMPANHAS CONTRA COVID-19

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa a todos sobre as campanhas de imunização contra a Covid-19, que serão realizadas a partir da próxima quarta-feira, dia 17. As ações acontecerão através de todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), das 8h30min às 16 horas, incluindo o horário de almoço. Além disso, no mesmo dia a SMS realizará a campanha de repescagem através da Central de Vacinas, das 17 às 21 horas.

GRUPOS QUE SERÃO ATENDIDOS

Primeira dose: jovens com 12 anos ou mais (repescagem); 2ª dose: pessoas com 16 anos ou mais; 3ª dose: pessoas com 60 anos mais (SinoVac) e 65 anos mais (Pfizer e AstraZeneca).

APRESENTAR DOCUMENTOS

De acordo com o prefeito Alexandre Serfiotis para o recebimento da vacina, os pacientes devem se dirigir às USFs de referência tendo em mãos: documento pessoal com foto; CPF; comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacinação. “Nosso objetivo é atender à população por meio de horário amplo, dando assim a oportunidade para todos se vacinarem”, reitera o prefeito reforçando que para o recebimento da 3ª dose, o paciente tem que ter passado no mínimo seis meses da aplicação da segunda dose.

PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE VALE-TRANSPORTE

A Prefeitura de Itatiaia divulgou a relação dos 43 moradores que tiveram os seus pedidos de aquisição de vale-transporte para cursos técnicos profissionalizantes e estágios fora do município aprovados. A relação completa pode ser conferida no site da prefeitura através do endereço https://bit.ly/3cfjnAO.

EM FASE FINAL

De acordo com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Setegre), o processo administrativo foi deferido pela Procuradoria Geral do Município e encontra-se em fase de finalização, podendo ser concluído nos próximos dias. A seleção, organizada pela Setegre, teve início em setembro desse ano com o cadastramento e entrega dos documentos comprobatórios por parte dos interessados e logo em seguida foi realizada a análise da documentação .

CAPACITAÇÃO DE PROTETORES DE ANIMAIS

Foto: Divulgação/PMVR


A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da secretaria de Meio Ambiente (SMMA), realizou o Curso Teórico de Legislação de Proteção e Bem Estar Animal, para capacitar seis protetoras de animais. O objetivo é que essas pessoas possam realizar espaços de adoção de animais domésticos (caninos e felinos) no município, conforme a Lei Municipal 4.924/13, que trata da proteção e bem-estar de animais domésticos.

AUTORIZADAS E HABILITADAS

“Essa protetoras estão autorizadas e habilitadas para doação em Volta Redonda, independente do local. Toda adoção deverá contar com pelo menos uma protetora para ser responsável pelo evento”, explicou a coordenadora de Defesa e Bem-Estar Animal da SMMA, Alexsandra Fernandes, que ministrou a capacitação.

CADASTRO MUNICIPAL

Além da capacitação, a Coordenadoria de Defesa e Bem-Estar Animal realizará no dia 3 de dezembro, às 14 horas, no auditório da prefeitura, uma reunião para todos os protetores de animais do município, para esclarecimentos sobre o Cadastro Municipal de Organizações Não Governamentais (ONG’s), Grupos de Proteção Animal e Protetores de Animais, junto à SMMA.

VACINAÇÃO NO PARAÍSO

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma nova ação da campanha de vacinação contra a Covid-19 para nessa semana. Na quinta e sexta-feira, 18 e 19, respectivamente, acontecerão ações de repescagem e aplicações de dose de reforço, no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso, no bairro Paraíso, das 9 às 18 horas, para toda a população.

PRIMEIRA DOSE

Nestes três dias, a população a partir de 12 anos e que ainda não recebeu a primeira dose por algum motivo, terá uma nova oportunidade de se vacinar. Para a repescagem da primeira dose da vacina, os munícipes precisam estar munidos de documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (se tiver). Vale destacar que os menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável.

REPESCAGEM SEGUNDA DOSE

Além disso, também será realizada nova etapa de repescagem da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Pessoas a partir de 18 anos, vacinadas com Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca e que estão com a data da segunda dose atrasada poderão comparecer ao Serviço de Pronto Atendimento Paraíso. Para aplicação da segunda dose são necessários os seguintes documentos: identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação recebido na primeira dose.

DOSE DE REFORÇO

O município também continua com as aplicações das doses de reforço nos grupos aptos para esta etapa de imunização. Nestes três dias, os idosos com mais de 60 anos, que tomaram a segunda dose há mais de seis meses (até 19/05), devem comparecer ao Serviço de Pronto Atendimento Paraíso para a dose de reforço. Enquanto que os imunossuprimidos graves, com mais de 18 anos, devem estar vacinados com a segunda dose há mais de 28 dias.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Os profissionais de saúde vacinados com a segunda dose há mais de seis meses (até 19/05) também podem receber a dose de reforço nos dias 16, 18 e 19 de novembro, no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso. Este grupo deve estar munido, além do cartão de vacinação com registro de duas doses, um documento que comprove o vínculo de trabalho na área de saúde. Consideram-se trabalhadores da saúde: indivíduos que atuam em hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias e home care.

ABASTECENDO A FARMÁCIA

A Secretaria Municipal de Saúde começou a receber na última sexta-feira, dia 12, os medicamentos que irão abastecer todas as Unidades Básicas de Saúde de Paraíba do Sul, Saúde Mental e Assistência Farmacêutica (Materno Infantil). No total, foram entregues mais de dois milhões de unidades entre os 121 itens adquiridos. Fazem parte deste quantitativo, medicamentos direcionados ao tratamento de diversas doenças, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, neurológicas, entre outras.

PRIMEIRA REMESSA

De acordo com a Secretária de Saúde, Ana Carolina Vasconcelos esta é a primeira remessa de itens farmacêuticos provenientes do processo licitatório realizado por este Governo e que irá garantir o pleno acesso dos sul-paraibanos aos medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Secretária, o trabalho de distribuição dos medicamentos já começou a ser realizado.

TRAÇANDO ESTRATÉGIAS PARA SHOWS

Foto: Paulo Dimas/PMBM


O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, se reuniu no início da tarde desta de ontem com o comandante do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Marcelo Malheiros. O objetivo do encontro foi analisar os resultados positivos do aumento do efetivo, ocorrido há uma semana, e traçar estratégias para garantir a segurança do evento que acontecerá entre sexta-feira, dia 19 e domingo, dia 21, no Parque da Cidade. Também participaram do encontro o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel André Souza, e os majores Cardoso e Rômulo. O reforço de efetivo do 5º CPA conta com 40 policiais, que trabalham em dias de folga ou férias. É uma forma de complementarem a renda e reforçarem o patrulhamento.

NOVA DIRETORA MÉDICA DO HOSPITAL DA MULHER

Foto: Felipe Vieira/PMBM


O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, empossou, na manhã desta terça-feira, dia 16, a nova diretora médica do Hospital da Mulher, a médica Andressa Blumer Medeiros. A cerimônia, que aconteceu na própria unidade de saúde, contou com a presença do secretário de Saúde, Dr. Sergio Gomes; da médica Mariana Gonçalves Xavier, que está deixando a diretoria técnica; a diretora-geral, Fernanda Chiesse; e demais funcionários da unidade.

MAIS DE 40 MIL DOSES DE REFORÇO EM VR- foto

Mais de 42 mil doses de reforço contra a Covid-19 já foram aplicadas pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Nesta terça-feira, dia 16, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação para terceira dose para públicos de todas as idades, que tenham intervalo de até cinco meses da segunda dose. Até então, o público-alvo no Brasil para terceira dose correspondia a pessoas acima de 60 anos, incluindo acamados, profissionais de saúde, e imunossuprimidos.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, destacou que as medidas de prevenção à Covid-19 continuam, como o uso de máscara sendo obrigatório em todos os ambientes. Vasconcellos convoca os adolescentes e jovens vacinados até 26 de outubro para aplicação da segunda dose, já que o intervalo foi antecipado. Os índices de cobertura vacinal em Volta Redonda foram atualizados nesta semana, 81,3% da população acima de 12 anos está com as duas doses da vacina e 97,4% com a primeira dose nesta mesma população.

Um Fato na Foto

CASINHA DE ROÇA EM RIBEIRÃO DE SÃO JOAQUIM

Foto: Divulgação/PMQ


A Casinha de Roça, localizada em Ribeirão de São Joaquim, distrito de Quatis, foi reinaugurada no último sábado, dia 13, pelos moradores da comunidade e com o apoio da Prefeitura de Quatis. A construção, que sofreu um incêndio, precisou passar por uma reforma através de arrecadação realizada pelos próprios moradores da comunidade. O prefeito Aluísio d’Elias, acompanhado de alguns secretários participou da cerimonia de inauguração do espaço. A Prefeitura de Quatis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, promoveu apoio e continuará dando suporte à manutenção da Casinha de Roça. O intuito é fazer com que o local seja ambiente de realização de eventos e ponto turístico na região.

Deixe um Comentário