Notas & Notas – 16 de dezembro de 2020

0

VEREADOR COM COVID

O vereador de Volta Redonda e presidente do Legislativo, Nilton Alves de Faria, o Neném, está internado desde a última semana em um hospital da cidade com coronavírus. Segundo informações, seu estado é estável e existe a chance dele ter alta ainda nessa semana. Na semana passada, a sessão da câmara aconteceu de forma online devido aos elevados casos de Covid-19 na Casa Legislativa.

TESTAGEM EM MASSA

Foto: Paulo Dimas/PMBM


A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, realizou ontem, no bairro saudade, o teste rápido para detectar Covid-19. Por dia, cerca de 400 pessoas participam da iniciativa e, em geral, apenas 1% acusa positivo para o novo coronavírus. O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, reforçou que é importante os usuários estarem munidos do documento de identificação e comprovante de residência nominal para realizarem o exame.

AÇÃO IMPORTANTE

A aposentada de 62 anos, Maria Raimunda de Sá, participou da ação e testou negativo para a Covid-19. Ela fez questão de falar sobre os cuidados que está tendo mediante a pandemia. “Eu evito ao máximo sair de casa. Claro que às vezes não tem jeito, mas eu procuro seguir todas as recomendações de cuidados e higienização. Essa ação está sendo muito importante para que as pessoas infectadas possam fazer o tratamento e o isolamento social”, ressaltou a senhora.

CICLOVIA EM PORTO REAL

Foto: Divulgação/PMPR


Estão a todo vapor as obras de asfaltamento da nova ciclovia da Avenida Renato Monteiro, em Porto Real. Ao todo, serão realizados 1.200 metros lineares de pavimentação, que vão ligar os bairros Colinas e Village à Mina Dom Pedro. A expectativa é que todo o serviço esteja concluído nos próximos dias, quando a obra será entregue à população. “Muito em breve os moradores que costumam pegar água na mina ou praticar exercícios na avenida poderão contar com a proteção de uma ciclovia elevada, separada por meio fio e com a devida sinalização”, comentou o prefeito Ailton Marques, que esteve presente no local para acompanhar o início da fase final da obra.

SERVIDORES DE QUATIS JÁ RECEBERAM 13º SALÁRIO

Os servidores de Quatis estão sorrindo à toa. O motivo da alegria é que a prefeitura pagou, na semana passada, a segunda metade do 13º salário antes do prazo máximo estabelecido pela legislação. A segunda metade do benefício representou a aplicação de R$ 1.016.289,36 que poderá aquecer o comércio da cidade no fim do ano. Pouco mais de 1.100 servidores foram contemplados com este pagamento, entre ocupantes de cargos em comissão, servidores efetivos, pensionistas, agentes comunitários de saúde e agentes de endemia.

DPU PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA VIRTUAL

Acontece nesta quarta-feira, dia 16, a Audiência Pública da Defensoria Pública da União (DPU), via plataforma TEAMS, link : you tive.com/dpunacional. O evento ocorre desde 2016 e que consiste no atendimento “in loco” de diversos coletivos, como comunidades quilombolas, caiçaras, comunidades indígenas, coletivos de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis em situação de lixão e urbanos, população em situação de rua, dentre outros. Até o ano passado mais de 20 coletivos foram atendidos pelo projeto, que consistem no deslocamento de uma equipe até as comunidades e grupos em situação de vulnerabilidade na região Sul Fluminense e Costa Verde, para promoção de educação em direitos e prestação de assistência jurídica à população.

TRATAMENTO PRORIZADO

O tratamento priorizado na Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda foi aprovado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que, após pesquisa, comprovou redução da carga viral nos pacientes da Covid-19. O tratamento com Nitazoxanida é priorizado para pessoas acima de 40 anos com comorbidades, doenças que podem agravar o quadro da Covid-19, e os pacientes que fazem parte do grupo de risco para a doença, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas. A administração do medicamento é iniciada antes mesmo da chegada do resultado do teste de swab, colhido na unidade de saúde.

PARA HIGIENIZAÇÃO

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Volta Redonda está reinstalando os 15 lavatórios públicos para higienização das mãos nos principais centros comerciais do município. As estruturas, que contam com uma pia com água potável, sabão líquido e papel toalha, foram retiradas para realização de reparos e manutenção. Essa é uma das ações que foram adotadas pelo governo em maio para auxiliar no combate à Covid-19. A reinstalação começou na segunda-feira, dia 14, por conta do aumento no número de pessoas circulando pelas ruas nesse final de ano.

OS LOCAIS

No bairro Vila Santa Cecília, há um lavatório próximo à agência da Caixa Econômica Federal (CEF), outro ao lado do Clube dos Funcionários e o terceiro próximo ao Shopping 33. Na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, as unidades estão próximo ao Mercado Popular e ao Banco Bradesco e em frente à Caixa Econômica. No Santo Agostinho há uma unidade na rua da Feira Livre e outra próximo ao posto da Polícia Militar. Na Avenida Paulo de Frontin tem equipamentos próximos às agências bancárias do Santander, Caixa Econômica Federal e Itaú. No Retiro os equipamentos ficam na entrada da Vila Brasília, próximo ao posto da Guarda Municipal e na praça ao lado do Banco do Brasil. Também ganhou um lavatório o centro comercial do bairro São Lucas e na Rua 207 a unidade fica em frente à casa lotérica.

Deixe um Comentário