TSE decide que novas eleições deverão acontecer em Itatiaia ao negar candidatura de Dudu

0

ITATIAIA
Novas eleições acontecerão em Itatiaia. Isso porque, na noite desta terça-feira, 15, a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve o indeferimento da candidatura do atual prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PSC). Foram seis votos pelo indeferimento e um contra. Apenas o ministro Tarcísio Vieira votou a favor de Dudu.
Cabe agora ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcar a data da nova eleição. Enquanto isso não acontece, a cidade será governada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, que será escolhido no dia 1 de janeiro de 2021.
Dudu, desde o início vive uma candidatura conturbada. Foi solicitado o indeferimento de sua candidatura pelo Ministério Público Eleitoral e pelo PTB. O juízo de Itatiaia aceitou o pedido, mas o então candidato conseguiu reverter no TRE. O caso parou no TSE, pois tanto o MP quanto o partido que ficou em segundo colocado nas eleições deste ano, encabeçado por Irineu Nogueira, ingressaram no órgão em Brasília.
O argumento para o indeferimento é que Dudu, atual prefeito de Itatiaia, ingressaria, se eleito fosse, o que aconteceu, em seu terceiro mandato consecutivo. Isso porque, ele assumiu a prefeitura em julho de 2016, como presidente da câmara interino, depois do então prefeito Luiz Carlos Ypê ter sido cassado. Disputou a eleição em outubro do mesmo ano, venceu, o que no entendimento do Ministério Público Eleitoral, do PTB e do juiz eleitoral de Itatiaia, seria então seu segundo mandato.
ELEIÇÕES
Nas eleições de novembro deste ano, Dudu venceu por 44,37% dos votos, contra 29,52% de Irineu Nogueira.

Deixe um Comentário