Notas & Notas – 14 de junho de 2018

0

LANÇAMENTO DA 20ª FLUMISUL

O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo lançam oficialmente nesta quinta-feira, dia 14, às 9 horas, a 20ª Flumisul – Feira de Negócios do Sul Fluminense. A solenidade será no Instituto Cultural Municipal, situado à Rua Juiz Antônio Ciani, 91 – Centro. A Flumisul acontece de 2 a 5 de agosto, no Parque da Cidade, com a participação de importantes empresas, como a FMC (antiga Dupont do Brasil), Saint Gobain e DP Meireles.

APOIOADORES

Entre as entidades participantes e apoiadoras estão a Secretaria Estadual de Turismo, a Secretaria Estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Firjan, Sebrae, Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços (Aciap), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Câmara de Vereadores de Barra Mansa, Sicomercio (Sindicato Comércio Varejista Barra Mansa e Itavera) e Sindpass. O evento reúne diversos segmentos, entre eles a indústria, o comércio e serviços. A expectativa é de que a Feira de Negócios crie um impacto econômico na região da ordem de R$ 31milhões, alavancando o índice da economia em torno de 89,57%. Durante os quatro dias da Feira, devem passar pelo local cerca de 50 mil pessoas.

RELAÇÃO BOMBÁSTICA

Durante discurso na inauguração das obras de reforma do Posto de Saúde da Família do Cruzeiro, ontem, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa (MDB), fez uma declaração inusitada. Ao falar sobre os projetos que tem para a cidade, ele disse que seu pensamento é sempre no coletivo e associou a conturbada relação que tem com o Legislativo Municipal com a dos “ex-arquirrivais” Donald Trump (EUA) e Kim Jong-un (Coreia do Norte). O prefeito citou o encontro que parece ter selado a paz entre o presidente dos Estados Unidos e o líder coreano, ocorrido nesta semana, ao dizer que é preciso ter esperança em uma trégua também na relação bombástica que ele tem com a maioria dos vereadores da cidade. Será?

MORADORES FORMADOS

Na noite de terça-feira, os moradores do Belém, em Angra dos Reis, receberam, na Escola Municipal Tânia Rita de O. Teixeira (Ciep), mais uma edição do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), programa realizado pela Prefeitura de Angra por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil). Os moradores, que receberam certificado, participaram de uma palestra, na qual a Defesa Civil abordou os procedimentos e ações preventivas em casos de chuvas fortes. O objetivo do NUPDEC é preparar as comunidades para eventuais situações de emergência. Estas ações, que são intensificadas no período de estiagem, visando o próximo verão, quando acontece o maior número de ocorrências, estão sendo promovidas em todos os bairros do município, desde a divisa de Mangaratiba até Paraty, envolvendo também a Ilha Grande.

ACORDO PARA SETOR DE AGRICULTURA E PESCA

O ex-superintendente do Ministério de Agricultura e ex-vice-prefeito do município de Angra dos Reis, Essiomar Gomes (PP), participou esta semana de uma importante reunião com os setores de agricultura do Estado do Rio de Janeiro. O encontro reuniu também as colônias de pescadores e o Sindicato de Indústria de Pesca (Simperj). Na pauta principal, a assinatura de um Termo de Compromisso que determina que as áreas e construções pertencentes à União, sejam cedidas para o setor pesqueiro. Ele lembrou que essa bandeira foi levantada por ele quando ainda estava no Ministério de Agricultura. “É importante destacar que defendemos aqui o aquecimento econômico, num setor que mais gera renda familiar. Com esse acordo, vamos agilizar para o agricultor/pescador, as colônias pesqueira e as associações de pesca toda documentação necessária para trabalhar; o que antes dificultava o avanço desses trabalhadores, isso por conta da burocracia, agora vai ficar mais fácil”, lembrou Essiomar.

NOVO ESPAÇO DE LAZER

O prefeito de Barra Mansa Rodrigo Drable inaugura nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 17h30min a Praça Reverendo Gerson Costa situada à Rua João Xavier Itaboraí no bairro Boa Vista II, na Região Leste do município. O evento contará com jogos de futsal, dança de salão e aulão de zumba. Estará presente a vice-prefeita Fátima Lima; o subprefeito da Região Leste, Marco Chiesse e a secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rose Vilela, que anunciará a programação de atividades no local.

AÇÃO NO SANTA CRUZ II

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) realizou na tarde de terça-feira, 12, uma ação no bairro Santa Cruz II em Volta Redonda. A atividade aconteceu na Praça Evandro Silva Campos e contou com a participação de toda rede sócio assistencial, programas e projetos que são realizados em conjunto com os usuários, atendidos e acompanhados pelo município. A ação foi em alusão também ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Segundo o secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, a atividade foi muito importante para informar a população sobre o trabalho infantil. A atividade marcou também o lançamento de uma série de eventos pela data pelo combate à exploração do trabalho infantil que é comemorado no dia 12 de junho.

PALESTRA

A Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda (COOJUV) realizou, na terça-feira, 12, uma palestra de conscientização com os jovens e as crianças sobre a lei da aprendizagem e o contexto histórico do trabalho infantil.

Segundo o coordenador do grupo, Luciano Campos, é muito importante trabalhar essa informação nas crianças e adolescentes. “Para nós tendo em vista os últimos dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) mostra que em 2015, havia 2,7 milhões de crianças e adolescentes e jovens trabalhando irregularmente. Esse dado nos faz pautar em ações de conscientização e prevenção em todo esse mês de junho, onde as ações serão abordadas pelo coletivo da Liga Acadêmica de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF)”, explicou.

RODA DE CONVERSA

Para lembrar o Dia de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12, a Prefeitura de Itatiaia, realizou, uma roda de conversa, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Centro. Com o tema “Trabalho Protegido” crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), acompanhadas dos pais e responsáveis, participaram do evento. De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e teve o objetivo  de mobilizar a sociedade e promover a conscientização e ações para seu enfrentamento. Com foco no ponto de vista jurídico, a advogada e coordenadora do Cras, Gisele Fernandes, explicou sobre o que caracteriza o trabalho infantil, os tipos mais comuns, a idade em que um adolescente pode entrar no mercado de trabalho e a forma como isso pode se dá. De acordo com a legislação vigente, o adolescente só pode trabalhar a partir de 14 anos e na condição de aprendiz.

DATA

O Dia de Combate ao Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 e visa sensibilizar, mobilizar e fortalecer os esforços de toda sociedade com relação ao combate dessa prática que afeta crianças e adolescentes em vários países. No Brasil a data foi instituída pela Lei nº 11.542/2007. As mobilizações são coordenadas pela FNPETI – Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em parcerias com os Fóruns Estaduais e suas entidades e membros.

Os canais de denúncia do trabalho infantil são o Disque 100, os Conselhos Tutelares, a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.Em Itatiaia, os locais de atendimento são o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)  e os o Centros de Referência da Assistência Social ( CRAS).

MANUTENÇÃO PREVENTIVA NA ETA FAZENDA DA BARRA

A Concessionária Águas das Agulhas Negras, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico de Resende, informa que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Fazenda da Barra, passará por manutenção preventiva, amanhã, dia 14, das 7 às 14 horas. Com isso, o abastecimento dos bairros Campo Belo, Fazenda da Barra, Nossa Senhora de Fátima, Parque Embaixador, Isaac Politi, Jardim do Sol e Jardim Esperança pode ser comprometido. A orientação é para que os moradores usem água de forma consciente nesse período. Solicitações de carro-pipa e demais serviços serão atendidas mediante a solicitação pelo telefone 0800 762 0422.

UM FATO NA FOTO

MESINHA DE CENTRO

Na falta da lixeira, ou melhor, sem a função de armazenar o que se joga fora, o recipiente acima parece ter ganhado nova função. “Instalado” próximo à esquina entre as Ruas São Sebastião e Monsenhor Costa, em Barra Mansa, virou uma espécie de mesinha do centro da cidade. A imagem acima foi registrada por um leitor do A VOZ DA CIDADE.

Deixe um Comentário