Notas & Notas – 14 de dezembro de 2022

0

PRÊMIO PAULO FREIRE DA ALERJ

Foto: Divulgação/PMBM


A Escola Vocacionada Socioambiental – Ciep Ada Bogato – localizada no bairro Paraíso de Cima, em Barra Mansa, se destacou novamente. Desta vez através de dois professores: Lucas Peres Guimarães e Geisa Porto, que ganharam o Prêmio Paulo Freire, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

O PRÊMIO

O prêmio é desenvolvido pela Comissão de Educação e busca reconhecer os autores de 41 projetos de inovação na área educacional. A sessão solene aconteceu na Capela Ecumênica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no Campus Maracanã, na noite da última segunda-feira, dia 12.

A ideia é reconhecer os criadores da “pedagogia da libertação” em 11 categorias.

AS CATEGORIAS

Projeto Político-Pedagógico; Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental; Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial, na perspectiva inclusiva; Experiência Pedagógica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos; Experiência Pedagógica no Ensino Médio; Experiência Pedagógica no Ensino Técnico (Integrado, Concomitante e/ou Subsequente); Experiência Pedagógica no Ensino Superior; Experiência Pedagógica no Ensino à Distância; Experiência Pedagógica na área de Ciência e Tecnologia; Experiência Pedagógica na área de Educação do Campo ou diferenciada (indígena, quilombola e caiçara); Experiência Pedagógica na área de Educação Popular.

FÁTIMA LIMA RECEBE ALUNAS DE BARRA MANSA PREMIADAS EM FESTIVAL DE DANÇA

Foto: Paulo Dimas/PMBM


Na manhã desta terça-feira, dia 13, a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, recebeu em seu gabinete as bailarinas premiadas na última edição do Festival Tons da Dança, realizado na cidade em novembro. Participaram da última edição quatorze jovens atendidas pelo Instituto Universo Acreditar, que faz parte do projeto Música nas Escolas. As alunas Antônia Pedrosa, de 8 anos, e Raquel de Souza, de 10, ganharam em 1º lugar na categoria solo; já as adolescentes Maria Clara Oliveira e Maria Vitória Santos foram premiadas como melhor dupla; os grupos infantil e infantojuvenil também conquistaram a primeira posição da categoria.

PLENÁRIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), participou da 6ª Plenária Nacional de Economia Solidária e do 1° Intercâmbio Nacional de Economia Solidária. O evento, realizado na última semana no Centro Cultural Missionário, na Asa Norte, em Brasília, e reuniu 225 delegados, sendo 190 mulheres e 35 homens, representando 22 estados do país, mais o Distrito Federal. No encontro foi aprovado o Plano Nacional de Economia Solidária, válido para os próximos quatro anos. E, simultaneamente, o movimento manteve diálogo com a equipe de transição do presidente eleito para o mandato entre 2023 e 2026, Luiz Inácio Lula da Silva, para reivindicar a retomada da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), vinculada ao Ministério do Trabalho.

CARTEIRA IDENTIFICAÇÃO DO AUTISTA

Acontecerá nesta quarta-feira, dia 14, às 10 horas, no CEA, o lançamento da Carteira de Identificação do Autista, um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e da Secretaria Executiva de Assistência Social de Angra dos Reis que visa melhorar a qualidade de vida, a cidadania e a segurança das pessoas com espectro autista em Angra dos Reis. “A carteirinha terá três tipos de QR Code, um com todos os dados do usuário, um com todas as leis sobre o autismo e outro com informações sobre toda a rede de atendimento. Os autistas são pré-julgados pelas pessoas. Existem vários graus de autismo. Hoje são mais de 400 autistas no município, queremos muito ajudá-los”, frisou Eduardo Sampaio, secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.

MELHORIAS NO PARQUE AQUÁTICO MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA

Espaço está recebendo manutenção em diversas áreas, incluindo colocação de piso acessível para pessoas com deficiência – foto: Cris Oliveira – PMVR

O Parque Aquático Municipal de Volta Redonda está passando por manutenção. As intervenções no espaço esportivo e de lazer foram iniciadas nesta semana e visam tornar o parque mais acessível e reabrir espaços que precisavam de melhorias. Sob fiscalização do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban-VR), a obra terá investimento de R$ 203.714,91.

DIVERSOS SERVIÇOS

O espaço receberá melhorias no revestimento de parede e de piso; troca de janelas; colocação de guarda-corpo e de piso de borracha para melhor atender pessoas com deficiência; reforma da passarela de entrada; limpeza e reposição de telhas danificadas, pinturas interna e externa; troca de chuveiros; reforma dos escorregadores, entre outras ações.

ESPAÇO CONTA COM TRÊS PISCINAS, VESTIÁRIOS E CANTINA

O Parque Aquático Municipal tem 11,3 mil m² e conta com três piscinas, sendo uma para lazer, uma infantil e uma olímpica, vestiários e cantina, além da parte administrativa com secretaria, sala de professores e uma para exames médicos. Para frequentar as piscinas, vestiários e cantina, é preciso apresentar carteirinha do parque, um documento de identidade com foto e estar com o exame médico em dia. Os exames dermatológicos são realizados em dois dias da semana: na segunda-feira, às 13h30; e na quarta-feira, das 8h às 13h30. São distribuídas 150 senhas por dia. O cadastro para frequentar o Parque Aquático deve ser feito na secretaria do parque de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h45min, e das 13h05min às 17 horas. É necessária apresentação do Documento de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência em Volta Redonda.

DEZEMBRO VERMELHO BARRA MANSA TEM DIA D

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, dia 13, uma programação especial em alusão ao ‘Dezembro Vermelho’ – Campanha Nacional de Prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. A ação contou com a presença de uma equipe multiprofissional que realizou testes rápidos, entrega de preservativos, aconselhamento, entre outras orientações.

DEZEMBRO VERMELHO

O Dezembro Vermelho é uma campanha instituída pela Lei nº 13.5042017, e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV/Aids. A data chama atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus. Ainda é um grande desafio conscientizar a população sobre as formas de prevenção e busca por testes e tratamento precoce. Por isso, campanhas como o Dezembro Vermelho ajudam a esclarecer sobre a importância dos exames de rotina, contribuindo para o diagnóstico precoce e tratamento adequado para que a pessoa viva com o vírus sem desenvolver a doença.

NOVA CO-CATEDRAL DA DIOCESE DE BARRA DO PIRAÍ – VOLTA REDONDA

A Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda tem uma nova Co-Catedral, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Volta Redonda. Presidida por Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano, a Santa Missa de Instalação do novo templo aconteceu nesta segunda-feira, 12, com a presença de milhares de fiéis.

PRESENÇAS ILUSTRES

Estiveram presentes na Celebração os Bispos Eméritos, Dom Francisco Biasin e Dom João Maria Messi; o Vigário-Geral, Monsenhor Alércio de Carvalho; o Chanceler da Cúria, Padre Rafael Ferreira; o Vigário Judicial, Padre José Edilson de Lima; os Vigários Episcopais e padres da Diocese. O requerimento para a alteração da Co-Catedral foi apresentado neste ano e anunciado durante a festa do Centenário Diocesano, no dia 4 de dezembro, na Ilha São João. No ano do Jubileu, o Papa Francisco autorizou a transferência do templo, por meio do Dicastério para os Bispos.

Deixe um Comentário