Notas & Notas – 14 de agosto de 2020

0

NO GOVERNO DO ESTADO

Foto: Divulgação


O ex-presidente da Loterj, Ivan Fogli Gerstner, é o novo reforço da área de publicidade do Governo do Estado do Rio, integrando o time da Subsecretaria de Comunicação que está, desde o final de julho, interinamente, sob o comando de Ana Luiza Gomes. Fogli, de 52 anos, é publicitário, tendo começado em veículo em 1988, como contínuo da Rede Globo. Na emissora, acabou se tornando assistente comercial até entrar na Band Rio como executivo de contas. Foi no grupo dos Saad que acabou fazendo sua carreira, assumindo a gerência da Rádio Bandeirantes no Rio até passar à direção geral da TV Bandeirantes em Barra Mansa, no interior do estado. Ivan Fogli mudou-se para a área de Governo em 2019, quando foi nomeado vice-presidente da Loteria do Estado do Rio, a Loterj. Em abril, tornou-se presidente da estatal, cargo que deixou em julho.

UNIDADE CLÍNICA DE REABILITAÇÃO

Na manhã de ontem, dia 12, a Prefeitura de Barra Mansa, através da  Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (Compod), se reuniu com os responsáveis pela direção da Clínica de Recuperação Instituto Vitta, de São Paulo, para estudar a possibilidade de implantação de uma unidade especializada em reabilitação de dependentes químicos no município. Segundo o coordenador da Compod, César Thomé, na reunião foram analisados projetos para a inserção da nova clínica “Estamos estudando um local que seja de fácil acesso e que possua um bom espaço, para inicialmente atender 50 pessoas do município”.

ATRIBUTOS

César ainda destacou os atributos que a unidade oferecerá se for implantada. “A clínica será especializada na reabilitação de pessoas que sofrem com a dependência de álcool e outras drogas, porém, com uma metodologia de trabalho que envolva outros tipos de compulsão, como remédios, jogos e  depressão”, pontuou o coordenador.

MANILHAMENTO NO CÓRREGO DA REPRESA

O Prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, acompanhado do diretor executivo do Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Fanuel Fernando, e das lideranças comunitárias da Vista Alegre, Pissula, Iraci de Andrade e Jânio de Freitas, esteve na manhã desta quinta-feira, dia 13, na Rua Luiz Firmino,  que liga o bairro a localidade de Anísio Braz.  Ele conferiu de perto a proposta de manilhamento de parte do Córrego da Represa como forma de resolver o problema de alagamento da via durante a temporada de chuvas.

PINTURAS EM FAIXAS VIÁRIAS

Foto: Divulgação


Com o intuito de aumentar a segurança dos motoristas e pedestres, a Prefeitura iniciou na última segunda-feira, 10, o reforço na pintura das faixas viárias em diversos pontos da cidade. Em primeiro momento, a Secretaria de Ordem Pública deu a prioridade nas vias onde há maior circulação de pessoas e veículos, porém, a intenção é que outros bairros também recebam o investimento ao longo dos próximos dias. Até esta quinta-feira, dia 13, a equipe já finalizou os serviços nos bairros: Água Comprida, Cotiara, Piteiras, Boa Sorte, Ano Bom e grande parte do Centro da cidade. Já a Coordenadoria de Trânsito e Transporte (Coortran) está executando a pintura das faixas amarelas, além da revitalização da demarcação nos principais pontos de acessos do município.

NOVO CENTRO POP

Foto: Divulgação

Responsável pelo atendimento das pessoas em situação social de vulnerabilidade, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) vai ganhar, em novembro, novas instalações. E na manhã desta quinta-feira, dia 13, o prefeito Samuca Silva visitou as obras da construção da nova sede da unidade, que está sendo construído ao lado do Cais Aterrado. Com investimento de quase R$ 500 mil, o novo local de atendimento irá permitir a ampliação do serviço, além de proporcionar uma melhor assistência aos usuários.

AMPLIAÇÃO DE ESCOLA NA PEDRA SELADA

A Prefeitura de Resende entregou na quinta-feira, dia 13, as obras de reforma e revitalização da Escola Municipal Rio Preto, situada na Fazenda Rio Preto, na Pedra Selada, na região serrana. A unidade atende alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com funcionamento em tempo integral. O espaço escolar, que antes contava com 24 cômodos e ambientes de circulação, recebeu mais três novas salas de aula e um banheiro infantil. Segundo a Secretaria de Educação do município, cerca de 40 novas vagas foram viabilizadas através da ampliação do espaço.

VINTE UNIDADES REFORMADAS

O prefeito Diogo Balieiro Diniz disse que desde 2017, já são 20 unidades de ensino, entre creches e escolas, contemplados com reformas, revitalizações, ampliações ou construções. “A Escola do Rio Preto, em especial, é uma unidade da zona rural, na qual os estudantes da região não possuem muitas opções, devido à distância para outras unidades. Agora, possuem uma unidade reformada, ampliada e com mais dignidade. Não só os alunos, mas também professores e demais profissionais”, disse chefe do Executivo.

DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendações à Secretaria de Educação e à Prefeitura de Paraty, bem como à Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, para que assegure o direito à educação escolar diferenciada das populações tradicionais do município. Jovens caiçaras que moram na zona costeira de Paraty estão fora da escola em razão da ausência do 2º segmento escolar nas comunidades. Para reverter essa situação, o MPF requer a adoção, imediata e integralmente, de providências necessárias já com aplicação no calendário escolar do ano de 2021.

PRAZO ESTIPULADO

O MPF fixou o prazo de 30 dias corridos para que sejam prestadas informações sobre o acatamento da recomendação, ou que seja apresentada justificativa para o não cumprimento dos termos recomendados, sob pena de, em caso de desatendimento, a adoção de providências judiciais ou extrajudiciais cabíveis.

ENCONTRO PEDAGÓGICO CEDERJ

A pandemia mudou a rotina, mas não parou as atividades da Fundação Cecierj. O Polo Cederj Professor Darcy Ribeiro, localizado em Volta Redonda, realiza o III Encontro Pedagógico das Licenciaturas, de 19 a 21 de agosto. O tema é ‘Desafios à formação e atuação de educadores em tempo de isolamento social’ e as palestras serão realizadas pela plataforma ‘Google Meet’, por meio do link meet.google.com/jpp-unci-qcg, no horário das 19 às 21 horas. O objetivo do encontro é refletir sobre a formação docente, envolvendo alunos e professores das disciplinas pedagógicas oferecidas nos cursos de graduação em Licenciaturas do Polo Cederj Volta Redonda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

INSCRIÇÕES PRORROGADAS

As pré-inscrições para o Programa Capacitar PCD CSN 2020 foram prorrogadas até o dia 15 de agosto. Para participar é necessário ter no mínimo 18 anos e ser PCD. Para se candidatar a uma das vagas, basta acessar o site pelo link encurtado https://bit.ly/3hsqx5d.

OBJETIVO- CONTINUAÇÃO

O Programa tem como objetivo de promover a formação e qualificação de profissionais com deficiência por meio de cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente com bolsa-auxílio no valor de R$ 300. Após a análise das pré-inscrições, a empresa fará um processo seletivo e os candidatos que forem selecionados participarão de uma capacitação em parceria com a Escola Técnica Pandiá Calógeras. Após o término do programa, que tem duração de seis meses, os participantes poderão ser efetivados pela CSN. Para mais informações ligue para (24) 3344-6069.

DOAÇÃO DE MÁSCARAS

O Grupo SEB, que representa a empresa Arno e a Rochedo, instalada em Itatiaia, fez a doação de 2.500 máscaras PFF2 para os profissionais que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus, no Hospital de Emergência Henrique Sérgio Gregori. A máscara, conhecida como N95 – Classificação de filtro para aerossóis (EUA-Norma NIOSH) filtra, tanto partículas não biológicas (poeiras, névoas e fumos) como de microorganismos (esféricos, cilíndricos, filamentosos) na forma de aerossóis.

Um Fato na Foto

Vandalismo na Praça do Novo Horizonte

Foto: Divulgação

A Praça Ondina Ferrari, no bairro Novo Horizonte, em Porto Real foi alvo de vandalismo. Tampas de concreto de mesas foram deslocadas e dos bancos foram quebradas. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. “Felizmente os danos são reversíveis e uma equipe será enviada para a revitalização do local. Vale destacar que o vandalismo é configurado como crime de dano, cabível de punições legais que podem variar entre: multas, detenções, prestações de serviços à comunidade e até reparos aos bens danificados.”, destacou secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Tavares, solicitando que em caso de vandalismo a população pode fazer denúncia para Guarda Civil Municipal, pelo telefone (24) 3353-1245.

Deixe um Comentário