Notas e Notas – 28-09

0

Vem Passarinhar em Visconde de Mauá

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promove neste fim de semana, dias 27, 28 e 29, mais uma edição do programa Vem Passarinhar. Desta vez, no Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá, na Serra da Mantiqueira. A atividade tem como objetivo inspirar e unir pessoas interessadas em proteger e desfrutar da observação de aves em unidades de conservação. A programação começa na sexta-feira, dia 27, com abertura de exposição de arte sobre aves e palestra sobre os observatórios de pássaros, como ferramenta de conexão entre ciência, sociedade e conservação. No sábado a atividade começa, às 6 horas, e será realizada nas trilhas de Visconde de Mauá, sede do parque. Na parte da tarde, às 14 horas, a observação de aves será realizada com a participação de crianças. No domingo os observadores participam da atividade em Penedo.

DIA DO IDOSO

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda vai comemorar o Dia do Idoso, que é lembrado no dia 1º de outubro, com vasta programação no seu Centro de Prevenção à Saúde do Idoso, na Rua 535, nº 835 no bairro Aterrado. Na ocasião terá apresentação do Coral Alvorada, palestras, exibição de filme, ginástica, seresta, artesanato, terapias, sessão de beleza e muito mais. Algumas das atividades que terão são: Apresentação do Coral alvorada da AAP-VR, momento de reflexão sobre ser idoso na contemporaneidade, atividades físicas, bicicleta do vovô, blitz da saúde, aula de pintura, espaço de jogos, etc.

CSN recebe 81 novas colaboradoras

A CSN está recebendo essa semana um grupo de 81 novas colaboradoras. Elas são integrantes do Programa Capacitar Operador Siderúrgico e, após realizarem capacitação no SENAI por três meses, foram admitidas esse mês na empresa. Elas passarão por um período de treinamento no posto de trabalho de até seis meses para aprendizado da atividade e procedimentos de segurança e poderão ser contratadas para trabalharem como operadoras siderúrgicas ou operadoras de ponte rolante. Durante a semana, elas participaram de diversas palestras de integração e foram recepcionadas pelo Diretor-Executivo de Produção, Pedro Gutemberg, e pela Diretora de Recursos Humanos, Rosana Pádua. A realização de turmas do Programa Capacitar exclusivamente para mulheres faz parte do Programa de Diversidade da CSN, que tem entre os seus objetivos ampliar a participação feminina na empresa.

Fim da campanha do Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha que atua na prevenção ao suicídio. A alusão feita visa associar a cor ao mês que marca sua prevenção, no dia 10 de setembro. Em conscientização a causa, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio das secretarias de Saúde e Educação, promoveu ao longo do mês, atividades referentes à data. Segundo a gestão, a participação dos envolvidos nos encontros foi positiva. O objetivo das ações no ambiente escolar visa fortalecer a prevenção ao suicídio de crianças, adolescentes e jovens. O público-alvo nas palestras foram professores e funcionários das escolas.

Temas abordados 

Os encontros são promovidos pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Barra Mansa em conjunto com o Programa Saúde nas Escolas (PSE). Os temas abordados focaram nos seguintes aspectos: Fatores de Risco, Barreiras sociais, Tipos de Transtornos, Tratamento e Alerta ao isolamento. O Setembro Amarelo conta com apoio de uma rede assistencial que integra o Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), entre outras instituições.

Escolas que participaram 

As escolas participantes foram: Escola Municipal Santa Rita (Santa Rita de Fátima), Escola Cajueiros (Mangueira), Colégio Leonel (Loteamento Sofia), Escola Municipal Tancredo Neves (Piteiras), Escola Municipalizada Eliete de Oliveira Ferreira, Escola Municipal Venerável Humberto Amaral (Jardim Primavera), Escola Estadual Roselândia (Roselândia) e Escola Estadual São Pedro (São Pedro).

CONGRESSO DE MEDICINA QUÂNTICA EM RESENDE

A 2ª edição do Congresso de Medicina Quântica e Saúde Integrativa acontece em Resende, iniciado ontem termina no domingo, dia 29, no Teatro da Academia Militar das Agulhas Negras. O evento é aberto e gratuito, necessitando apenas trocar o ingresso por três quilos de alimentos não perecíveis por dia, que serão doados à Instituição ONG Evoluir de Resende. Essa ONG atende a abastece de alimentos outras instituições da região.

TEMA DO ANO

O tema deste ano traz um conceito fácil de entendimento “O ser humano como um ecossistema – uma nova visão além da matéria” reúne o mais avançado conceito sobre saúde integrativa onde a interpretação do termo vai além do que se entende atualmente, trazendo a ideia de integrar o ser humano ao que ele realmente representa, a natureza universal, ao universo, a energia e a mãe natureza.

Unimed Volta Redonda completa 30 anos 

Em 28 de setembro de 1989 um grupo de 30 médicos se uniu em torno de um fundamento: gerar melhores condições de trabalho e renda com o compromisso de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas. O projeto ganhou corpo e o sonho se transformou em realidade. Hoje a Unimed Volta Redonda comemora 30 anos com orgulho de se manter firme no propósito e de prestar de um atendimento de qualidade.

uma das maiores empregadoras 

Todo esse crescimento impacta diretamente no desenvolvimento socioeconômico da Cidade do Aço, motivo de satisfação para a Cooperativa. A Unimed Volta Redonda é uma das maiores empregadoras da região com cerca de 1,5 mil colaboradores diretos e mais de 400 indiretos, e foi eleita sete vezes uma das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil pelo Guia Você S/A. Contabiliza ainda 463 médicos cooperados e mais de 66 mil clientes.

Boa gestão

Com a gestão totalmente voltada para trabalhos de boas práticas, ao longo de todos esses anos a Cooperativa investe em um ambiente corporativo e hospitalar harmonioso, promove ações e cursos de valorização e desenvolvimento dos colaboradores e cooperados na capacitação da equipe em gestão, liderança e melhorias dos processos. Toda essa valorização dos colaboradores está diretamente relacionada à cultura organizacional assumida pela Cooperativa chamada Jeito Unimed de Cuidar. Com os pilares Respeito, Gentileza e Competência, o JUC preza pelo cuidado nas relações com médico cooperado, colaborador, cliente e fornecedor.

DOAÇÃO DE MUDAS 

Como parte da 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Estácio, a Unidade Volta Redonda promoveu nesta semana a campanha ‘Adote uma árvore’. Mudas de palmeira real foram doadas a alunos, colaboradores e docentes com o objetivo de mostrar a importância de pequenos atos para um mundo sustentável.

SEMANA DE SUSTENTABILIDADE 

A 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Estácio tem o objetivo de impactar e conscientizar seus mais de 550 mil alunos e 13 mil colaboradores e acontece nas mais de 90 unidades e em diversos polos de EaD da instituição em todo o País de 23 a 28 de setembro. As ações nas Unidades da Estácio são realizadas paralelamente à 15ª Campanha de Responsabilidade Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

SEPULTADA

Foi sepultada na manhã de ontem no Cemitério Portal da Saudade a filha do ex-prefeito de Volta Redonda, Francisco Torres, Raquel Torres Pereira. Ela morreu aos 73 anos, na quinta-feira, 26, em Volta Redonda. Raquel era professora aposentada e estava internada, há pouco mais de um mês, no Hospital da Unimed. Ela faleceu de insuficiência renal. O pai dela, Francisco Torres, foi prefeito em 1971. Ela era casada com Ivlair Carraro, ex-secretário Municipal de Administração, no governo do ex-prefeito, Marino Clinger. Raquel deixou quatro filhos e sete netos.

CASTRAÇÃO GRATUITA

A Prefeitura Municipal de Pinheiral através da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural por meio Programa de Controle Reprodutivo de cães e gatos oferece o serviço de castração gratuito, que está disponível a todo munícipe, residente na cidade de Pinheiral, que possua animais de estimação. Quem quiser fazer a castração do seu animal ainda neste mês, tem até segunda-feira, dia 30, para efetuar o cadastro.  Para esclarecer qualquer dúvida o telefone disponível é (24) 3333-1306 ou (24) 999870168.

CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS

O Conselho Municipal de Saúde de Volta Redonda promove uma capacitação para todos os conselheiros gestores das unidades de saúde, hoje, das 8 às 12  horas, no auditório da UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase). O evento visa melhorar o preparo de todos aqueles que contribuem para o controle social dentro do seu bairro, melhorando os esclarecimentos sobre SISREG (Sistema Nacional de Regulação) e Classificação de Risco. O Conselho Municipal de Saúde assumiu esse compromisso de capacitar os conselheiros, duas vezes por ano, criando assim um movimento de envolvimento com o conselho.

MOSTRA DE PINTURAS E DESENHOS

A Mostra de Artes do Corredor Cultural da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) no anexo do Colégio Getúlio Vargas teve início essa semana e segue até o dia 25 de outubro. Onze trabalhos de pintura em tinta, aquarela, desenhos e gravura, do ex-aluno da instituição, Gabriel Cassiano que estudou no 6º e 7º ano no Colégio Themis Vieira, no Conforto, fazem parte da exposição. São trabalhos artísticos elaborados de 2015 a 2019, que retratam pessoas, paisagens, a Siderúrgica e a cidade. Entre eles o quadro em tela pequena ‘A Ciclovia’, que venceu em primeiro lugar o concurso de pintura ao ar livre em 2015, sobre o tema “Um meio de transporte não poluente e forma de incentivá-lo”.

UM FATO NA FOTO

Um olhar especial

 

Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) recebeu nessa semana um grupo de mães de crianças e adultos com necessidades especiais. O encontro aconteceu no Zoológico Municipal (Zoo-VR), que está passando por reformas, e serviu para conversar sobre a acessibilidade do local e melhorias que podem ser feitas durante a reforma de infraestrutura que está em andamento. Durante a reunião, foram levantados temas como a instalação de novos brinquedos que atendam crianças com deficiências diversas, a criação de um espaço família, de rampas de acesso, vagas demarcadas no estacionamento, entre outras intervenções. As presentes apontaram que a ideia é incluir as crianças e adultos com necessidades especiais nas atividades que o zoológico proporciona. E o secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, explicou que a reforma do zoológico já incorpora parte dessa visão, e a série de contribuições que foram apresentadas pelas mães serão incorporadas também já nessa reforma.

Evandro Freitas PMVR

Deixe um Comentário