Nível do Rio Paraíba do Sul baixa após alagamentos em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Os moradores de Barra Mansa podem ficar mais tranquilos quanto aos riscos de inundações provocadas pela alta do nível do Rio Paraíba do Sul. Depois do transtorno gerado ontem com o transbordamento em alguns bairros a situação nesta sexta-feira, dia 15, está mais amena. O nível atualmente está em 3,70m.

Ontem, as águas chegaram a invadir localidades no Centro, como a Avenida Argemiro de Paula Coutinho, conhecida como ‘Rua de Baixo’ da Eduardo Junqueira, teve pontos de alagamento. No local a água invadiu algumas casas. Não houve relato de desabrigados ou desalojados.

A Defesa Civil de Barra Mansa informou que o nível do rio começou a baixar e por volta das 7 horas, era de 3,70 metros e às 10 horas, já indicava 3,66 metros. O órgão segue monitorando a situação. Na tarde de quinta-feira, as águas chegaram a 4,30 metros, ocasionando o alagamento de alguns pontos do município, como a Vila dos Remédios, no distrito de Floriano; Rua A, no Vista Alegre, e as Ruas Pedro Paulino e Argemiro de Paula Coutinho, próximo ao Fórum.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Jonas Rodrigues Leite, no último dia 12, a Represa do Funil aumentou a vazante em 456 metros cúbicos por segundo, e nesta quinta-feira iniciou o processo de redução da vazão. “Com o aumento do volume de liberação de águas e as chuvas que caíram nas cidades localizadas abaixo da represa houve um aumento substancial no nível do Paraíba, ocasionando o transbordamento em algumas localidades do município. A partir da redução da vazante, a tendência é que o nível comece a baixar, desde que não haja ocorrência de novas chuvas volumosas”, explicou.

As famílias afetadas pelo transbordo do Paraíba estão recebendo os serviços e orientações da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Na quinta-feira o repórter fotográfico Fábio Guimas registrou as águas invadindo o centro da cidade

Em determinados pontos, a água chegou quase a metade de um poste de energia da iluminação pública do bairro. O morador que preferiu não se identificar, relatou que por conta da inundação, muitas famílias ficaram ilhadas.

Leitores enviaram imagens do transbordamento do rio no distrito de Floriano – Divulgação

*Matéria atualizada às 10h25min

Deixe um Comentário