Mutirão de combate à dengue acontece em sete bairros neste mês em Resende

0

RESENDE

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando neste mês, o mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya. Para isso, a Secretaria montou um calendário com as atividades das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O mutirão teve início na segunda-feira, dia 5 e segue até o próximo dia 21, quando serão visitadas as residências de sete bairros da região da Grande Alegria. Já em 2023, entre janeiro e abril, o mutirão será realizado em 21 bairros. Vale destacar que poderá ter alterações nas datas previstas por motivo de mau tempo.

As primeiras visitas acontecem até esta quarta-feira, dia 7, no bairro Jardim Aliança II. Ao todo 1.395 imóveis estão sendo visitados pelas equipes do CCZ. As ações seguem pelos próximos meses nos bairros com maiores riscos de infestação.

Em paralelo às visitas domiciliares, uma mobilização conjunta com a Superintendência de Serviço Público também realiza a retirada de entulhos durante esse período em diferentes bairros. Vale lembrar também que durante todo o ano as equipes do Centro de Controle de Zoonoses realizam ações de panfletagem, conscientização e orientações aos moradores sobre o combate à dengue, tanto na Feira Livre como em outros locais de Resende.

“É importante que os munícipes deixem as equipes entrarem em suas residências para inspecionar e tratar dos recipientes que acumulam água. Mas a população também pode fazer sua parte e sempre ficar atento. Um dos principais objetivos do mutirão é controlar preventivamente a incidência dos focos do mosquito transmissor das doenças. A ação, inclusive, mira em pontos estratégicos de Resende que possuem maior tendência a ter criadouros”, disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Neste mês sete bairros serão visitados na região da Grande Alegria-Douglas Pacheco/PMR

DEZ MINUTOS DE COMBATE À DENGUE

A população também pode fazer sua parte no combate à dengue. Em 10 minutos semanais já é possível eliminar os focos do mosquito. Para isso, os moradores podem fazer a limpeza de quintais e recipientes como pneus e garrafas, que possam ter acúmulo de água parada; manter a caixa d’água tampada; colocar areia nos vasos de plantas; limpar calhas; cobrir piscinas. A rotina de cuidados deve ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

CALENDÁRIO
De acordo com o calendário desde mês, as equipes estarão realizando o mutirão até o dia 7, no bairro Jardim Aliança II. Nos dias 8 e 9, no Jardim Aliança I. Nos dias 12 e 14, no Morada do Contorno. Já nos dias 15 e 16, o mutirão acontece no Primavera. Enquanto que no dia 19, o mutirão será no bairro Toyota. No dia 20, será a vez da Vila Isabel e no dia 21, do Condomínio Santo André.

O mutirão de prevenção e combate à dengue retorna em 2023. Em janeiro acontece nos dias 16 e 18, no bairro Paraíso. Nos dias 19 e 20, no Castelo Branco. Já nos dias 23 e 24, no bairro Morro do Cruzeiro. Nos dias 25 e 27, as equipes estarão nos bairros Cabral e Alambari. No dia 30, acontece no Surubi Velho. Em fevereiro, as equipes estarão nos dias 1º e 2, no bairro Novo Surubi. Nos dias 6 e 7, no Alto Surubi. Já no dia 8, na Vila Verde. Enquanto que nos dias 9, 10 e 13, na Vila Vicentina I e II e nos dias 14 e 16, no Santo Amaro. Em março, do dia 1º até 3, as equipes estarão no bairro Nova Liberdade. Entre os dias 6 e 8, no bairro Liberdade. Nos dias 9 e 10, na Vila Santa Cecília. De 13 a 17, na Vila Julieta. Na Itapuca, do dia 20 a 22. Na Baixada da Olaria nos dias 23 e 24. Já na Vila Alegria, nos dias 27 e 29. Em abril, o mutirão começa no Conjunto Habitacional Cidade Alegria, do dia 30 de marco até 6 de abril. Nos dias 10 e 11, no Nova Alegria. Já no bairro Jardim Alegria, acontece de 12 a 14 e no Jardim Beira Rio nos dias 17 e 18.

Deixe um Comentário