Municípios comemoram os 195 anos da Independência do Brasil

0

SUL FLUMINENSE

Milhares de pessoas foram às ruas das cidades da região Sul Fluminense na última quinta-feira, dia 7, para a celebração da Independência do Brasil. Em Angra dos Reis, Barra Mansa, Itatiaia, Resende e Volta Redonda, as prefeituras organizaram desfiles para marcar o Sete de Setembro, não poupando criatividade, beleza e, principalmente, civismo, numa prova de que mesmo em tempos difíceis, a população é esperançosa e tem orgulho do seu país.

ANGRA DOS REIS

Depois de passar 2016 em ‘branco’, a Avenida Júlio Maria voltou a brilhar com mais de 30 escolas desfilando; militares do Colégio Naval; alunos que fazem parte de projetos sociais diversos como o Gol Social e o de Convivência da Terceira Idade; Escoteiros; desportistas; Ordem Demolay; Sociedade Pestalozzi; Frota da Defesa Civil, entre outros como as viaturas e equipe da recém criada Secretaria de Segurança Pública Municipal, que marchou pela primeira vez. O desfile começou pontualmente às 9 da manhã e durou cerca de três horas.

Antes do início do Desfile Cívico Militar, o prefeito Fernando Jordão (PMDB); o comandante do Colégio Naval, Fabrício Fernando Nazareth Duarte e a secretária de Educação, Stella Salomão hastearam as bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e do município e logo depois, o público presente silenciou e cantou os hinos Nacional, de Angra dos Reis e da Independência do Brasil ao som da tradicional Banda do Colégio Naval. Abrindo o desfile, o prefeito e o comandante realizaram a Revista da Tropa, passando pela a Avenida no carro da Marinha.

BARRA MANSA

No município, o dia foi marcado por uma cerimônia especial, dessa vez, no Corredor Cultural, em frente ao Palácio Barão de Guapy.  Alunos da rede municipal de ensino junto à Banda Sinfônica de Barra Mansa cantaram e tocaram o Hino Nacional, em comemoração ao Sete de Setembro.

O prefeito Rodrigo Drable (PMDB) agradeceu a presença de todos e parabenizou os brasileiros por este dia marcante na história do país. “No momento de tanta dificuldade que enfrentamos, nós termos um evento de sete de setembro é alimentar a expectativa que o futuro será melhor do que os dias atuais”, afirmou.

A vice-prefeita, Fátima Lima, ressaltou a presença dos alunos na cerimônia. “Nós estamos celebrando o dia da Independência de uma forma diferente, olhando nos olhos dessas crianças e mostrando que apesar dos problemas, nós temos que seguir em frente trabalhando na esperança de dias melhores”, discursou.

Durante evento, o prefeito Rodrigo Drable apresentou programação para o aniversário da cidade – Foto: Divulgação

ITATIAIA

A Prefeitura de Itatiaia celebrou o Dia da Independência com uma cerimônia cívica no Paço Municipal.

Estiveram presentes secretários, assessores, diretores, funcionários, diretores da Rede Municipal de Ensino e Pelotão da Bandeira do Colégio Reinaldo Maia Souto, vereadores, representantes do Hospital Militar de Resende e da AMAN.

Para o prefeito Eduardo Guedes (PMDB), “temos sempre que lutar por um país melhor e é isso que estamos fazendo em Itatiaia com o apoio e ajuda dos munícipes, pois o crescimento do país começa pelos municípios”, defendeu.

Itatiaia comemora 7 de setembro com hasteamento da bandeira – Foto: Divulgação

RESENDE

Cerca de duas mil pessoas acompanharam o tradicional desfile na Avenida Rita Ferreira da Rocha. O dia de sol e o Parque das Águas, espaço utilizado pelas famílias e por quem pratica atividades físicas, aberto ao público, foram um atrativo a mais na manhã de quinta-feira.

A solenidade de comemoração dos 195 anos da Independência do Brasil contou com as presenças do prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD), do vice-prefeito Geraldo da Cunha (DEM), do comandante da AMAN, o General de Brigada Ricardo Augusto Costa Neves, além de secretários municipais e vereadores.

A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional e o Hino da Independência,  realizada pela Banda Sinfônica da Academia Militar das Agulhas Negras. Em seguida, o prefeito e o comandante da AMAN, percorreram a avenida passando em revista a tropa abrindo oficialmente a parada cívico-militar.

Para alguns dos presentes, o desfile foi bastante significativo para o momento que o país está vivendo. É o que acredita o advogado, Renato da Silva Maia, que estava acompanhado da esposa Marisa e dos dois filhos, Lucas, de 11 anos, e Guilherme, de 9. “Eu acho muito importante estarmos aqui hoje de maneira pacífica, mas demonstrando patriotismo. O Brasil que queremos que não é esse Brasil afundado em corrupção. É importante deixarmos claro que não vamos desistir. Queremos construir um país melhor e mais justo para os nossos filhos”, disse o advogado.

Primeira a passar pela avenida, a instituição militar levou 550 militares e alguns veículos de combate que sempre atrai os olhares, principalmente das crianças. Logo depois, desfilaram os representantes da 37º Batalhão da Polícia Militar, seguidos do Corpo de Bombeiros. A seguir, entraram na área de desfile os integrantes da Guarda Municipal, seguidos da Cruz Vermelha. A fanfarra da Associação Pestalozzi de Resende, acompanhada de um grupo de alunos da instituição, foi a sexta instituição a se apresentar, seguida dos representantes do Lions Clube, dos escoteiros e do Rotaract (integrantes do Rotary Clube, com idade entre 18 e 30 anos). Ainda desfilaram 515 estudantes da Rede Municipal de Ensino.

O prefeito e o comandante da AMAN passaram em revista a tropa, abrindo o desfile – Foto: Carlos Henrique Moreira

VOLTA REDONDA

Segundo estimativa da Guarda Municipal, cerca de 25 mil pessoas estiveram presentes na festa em comemoração aos 195 anos da Independência do Brasil. O evento foi realizado na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado.

A festa foi aberta com a solenidade de hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos nacional e do município. Pela primeira vez, a bandeira do Mercosul também foi hasteada cumprindo a legislação Federal, sendo a cidade o segundo município da região a aderir à norma.

O prefeito Samuca Silva (Podemos) destacou que o evento representa o resgate da história do país e destacou que ficou feliz em participar, pela primeira vez, da festa como Chefe do Executivo. “Estamos vendo a avenida lotada e isso mostra o sucesso do desfile e a demonstração de respeito e carinho de todos”, destacou.

Segundo a organização, mais de seis mil pessoas estiveram na avenida participando do desfile, entre elas: 1,2 mil integrantes do projeto Volta Redonda Cidade da Música e 600 alunos da Rede Municipal de Ensino. A novidade deste ano foi a participação de 60 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

O desfile teve início às 9 horas, com a participação da Banda Municipal de Volta Redonda, Guarda Municipal, Defesa Civil, participantes de projetos das secretarias de Ação Comunitária e de Esporte e Lazer, além dos cadetes da Aman, ex-combatentes, militares do Tiro de Guerra de Barra Mansa, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e representantes da Associação dos Reservistas das Forças Armadas e de grupos de escoteiros. Participaram também da festa alunos das escolas municipais e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), da Fundação Beatriz Gama, além de integrantes do Lar Pestalozzi, Apae-VR, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), do Consórcio Cederj, da Ordem Demolay e Filhas de Jó. Também participaram estudantes das redes Estadual e Particular de Ensino.

O prefeito Samuca Silva (Podemos) destacou que o evento representa o resgate da história do país – Foto: Divulgação

 

Deixe um Comentário