Projeto de lei prevê Semana Educacional no Trânsito para Proteção do Ciclista

0

O município pode desenvolver a Semana Educacional no Trânsito para Proteção do Ciclista. Pelo menos essa foi a intenção do vereador Daniel Volpe Maciel (PPS), ao elaborar um projeto de lei. Ele já foi aprovado em duas discussões pelo Legislativo e segue para sanção ou veto do prefeito Rodrigo Drable (PMDB). Segundo autor do projeto, a ação seria realizada durante o mês de setembro de cada ano, quando é também comemorado o Dia Mundial sem Carro, 22.

Segundo o projeto de lei, as atividades da semana educacional serão implementadas pelo Poder Público. Deverão ser programadas palestras sobre o tema, exibição de filmes, publicidade educativa em ônibus e taxis, jornais, revistas, rádio e televisão, envolvendo alunos da rede pública de ensino e população em geral. Será possível ainda a prefeitura convidar para participar entidade civil e órgãos de classe, assim como escolas particulares.

Segundo autor do projeto, a ação seria realizada durante o mês de setembro de cada ano, quando é também comemorado o Dia Mundial sem Carro

O projeto de lei prevê em seu artigo terceiro que no dia 22 de setembro de cada ano, será realizada uma grande distribuição de panfletos educativos e outras atividades com o tema do Dia Mundial Sem Carro e o da Semana Educacional no Trânsito para Proteção do Ciclista. “O Poder Público pode também promover um passeio ciclístico pela cidade, competições ciclísticas, redação sobre o tema em escolas, além de outras ações relacionadas ao tema, em praças públicas e próprios municipais”, diz o parágrafo único do projeto de lei.

O autor do projeto, Daniel Maciel, destacou que a campanha tem como objetivo contribuir para a educação de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, visando reduzir os números de acidentes no trânsito, atingindo crianças e jovens, que são os motoristas do amanhã, para que haja mais respeito, tolerância e, sobretudo, segurança no trânsito. “Em Barra Mansa, vemos o número de ciclistas aumentar, e muito, sem que haja uma campanha específica para a proteção dos mesmos, e com as ruas estreitas e tráfego de veículos automotores, aumenta o risco e, infelizmente, atropelamentos com mortes tem sido verificados e noticiados pela nossa imprensa”, destacou o vereador, citando que pode haver parceria com o Sest Senat, Federação de Mountain Bike, sindicatos de transportes de cargas e passageiros.

Deixe um Comentário