Motoristas da Viação Penedo encerram a greve e transporte intermunicipal é retomado nas Agulhas Negras

0

AGULHAS NEGRAS

Os motoristas da Viação Penedo, empresa responsável pelos itinerários urbanos em Itatiaia e intermunicipal entre Resende e Itatiaia, retomaram nesta quinta-feira, dia 3, suas atividades cumprindo todos os itinerários e horários das linhas que atendem os usuários dos municípios.

No início da tarde do dia 2, os funcionários decidiram iniciar uma paralisação reivindicando o pagamento do décimo terceiro salário. Como determina a legislação trabalhista, a primeira parcela não fora creditada no prazo legal, o dia 30 de novembro. Diante da situação que ocorre em outras empresas do transporte coletivo no país, os motoristas optaram em parar de circular.

Os coletivos da empresa voltaram a circular na manhã desta quinta-feira – Idelfonso Pinheiro

Porém, no decorrer da quarta-feira houve consenso entre a diretoria da empresa e os trabalhadores, que já nas primeiras horas da manhã de hoje estão circulando novamente. Na prática, o movimento durou menos de 12 horas. A empresa informou ao A VOZ DA CIDADE que houve acordo com os trabalhadores e o serviço esta normalizado, entretanto, não houve detalhamento dos procedimentos adotados.

Em Resende, os terminais apresentam fluxo normal de coletivos da empresa, que tem ponto final na Rua Paul Harris, no Centro – imediações da Rodoviária Augusto de Carvalho. À espera do serviço, muitos usuários, a maioria trabalhadores de Itatiaia, buscavam informação sobre as atividades da Viação Penedo. “A greve começou e não falam mais nada. Vim para o ponto e vi dois ônibus parados, achei que estavam em protesto, mas para minha sorte já voltaram e vou conseguir ir pra Penedo”, comenta a auxiliar de serviços gerais Rosália Almeida, funcionária de uma pousada no bairro de maior atrativo turístico de Itatiaia.

No terminal do Rodoshopping Graal, no bairro Paraíso, usuários também não esconderam a felicidade ao ver o coletivo circulando. “É muita correria. Vi em alguns grupos de WhatsApp sobre a greve e nada falaram no retorno. Meu filho ligou para a empresa e confirmaram, daí vim para o ponto mais tranquila. Acho que a categoria deve reivindicar seus direitos, mas a população não pode ficar prejudicada. Se não tivesse ônibus eu não iria para o serviço hoje pagando carro de aplicativo”, comenta a secretária Kátia Pelegrino, 34, que trabalha em Penedo.

Usuários voltaram a contar com o transporte entre Itatiaia e Resende com a Viação Penedo – Idelfonso Pinheiro

Durante o período de paralisação dos funcionários, a direção da Viação Penedo disponibilizou ônibus no horário da tarde e à noite de quarta-feira, amenizando as dificuldades principalmente dos trabalhadores de Resende e Itatiaia para o retorno às suas residências. No caso dos itinerários urbanos em Itatiaia que foram prejudicados, a Prefeitura de Itatiaia montou um plano emergencial e cedeu uma van para o transporte dos passageiros no itinerário Vila Flórida – Vila Esperança, entre 18h30min e 20h30min.  O governo municipal também criticou o fato de a paralisação não ter tido o aviso prévio de 72 horas, afetando diretamente os moradores dependentes do serviço essencial de transporte coletivo.

SEGUNDO CASO

A paralisação dos motoristas da Viação Penedo é o segundo caso nas Agulhas Negras nesta semana envolvendo empresas de transporte coletivo. Na segunda-feira, dia 30 de novembro, motoristas e funcionários de outros setores da Viação São Miguel, que presta serviço nos itinerários urbano e distrital em Resende, também promoveram paralisação. A greve durou cerca de 18 horas, iniciando no fim da tarde de segunda-feira e terminando às 12 horas de terça-feira, dia 1º.

Os funcionários também reivindicavam o pagamento da primeira parcela integral do décimo terceiro salário. Os trabalhadores alegam que a empresa propôs parcelar o benefício, gerando descontentamento e provocando a paralisação. Posteriormente houve acordo com o pagamento da primeira parcela e a previsão que a segunda parte seja quitada até o dia 20.

Deixe um Comentário