Notas & Notas – 3 de dezembro de 2020

0

DUAS CORES PARA FACHADA DA CMVR

A Câmara de Vereadores de Volta Redonda mudou, na última terça-feira, dia 1º, as cores da fachada do prédio, que anteriormente estava em azul, em alusão a campanha Novembro Azul, para vermelho e laranja. A cor vermelha é um alerta ao vírus HIV/Aids e a laranja traz a conscientização sobre o câncer de pele. O atual presidente do Legislativo Municipal, vereador Nilton Alves de Faria, o Neném, ressalta que por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid- 19), muitas campanhas e alertas relacionados à saúde caíram no esquecimento e tanto a Aids quanto o câncer de pele tem crescimento alarmante e precisam de campanhas e alertas.

FISCALIZAÇÃO EM TRANSPORTE COLETIVO

Foto: Divulgação


A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), realizou nesta semana mais uma ação de fiscalização no transporte coletivo da cidade. A operação aconteceu nos pontos próximos aos dois shoppings da cidade. A secretaria, que tem como atribuição o controle e a fiscalização do transporte público de passageiros, intensifica a fiscalização desses veículos com a proximidade das festas de fim de ano. Em um dia de fiscalização, foram vistoriados 12 veículos e quatro carros foram notificados por irregularidades no para-brisa, uso de placa não oficial e pneu quase no limite.

ITENS DE SEGURANÇA

Os fiscais da STMU verificam itens de segurança tais como pneu, para-brisa, limpeza e lotação dos veículos, além de checar também se as normas de sanitização dos ônibus e o uso da máscara, obrigatório para passageiros e operadores do transporte público, como medidas de prevenção contra a Covid-19, permanecem sendo praticadas pelas operadoras e usuários transportados.

PLANO DE PROTEÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS

O Plano Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (PMPDA) foi apresentado à população de Volta Redonda na noite de terça-feira, dia 1º, por meio de audiência pública transmitida do auditório da prefeitura pela página do Facebook da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). O documento, elaborado em dez meses pelo Poder Executivo e representantes da sociedade civil organizada, propõe diretrizes e estabelece ações para implementação de políticas públicas de assistência aos animais, num período de dez anos, de 2021 a 2030. Para conferir o plano na íntegra, basta acessar o link encurtado https://bit.ly/2JyheFb.

DOCUMENTO SERÁ ENCAMINHADO À CMVR

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva afirmou que, para garantir que essas metas sejam cumpridas, o documento será encaminhado para aprovação na Câmara de Vereadores ainda nesta semana. Virando Lei Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, segundo o prefeito, o estudo será mais um legado no setor ambiental deixado por esta gestão. Disse ainda que esse será o 1º Plano Municipal de Proteção e Defesa dos Animais no interior do estado, o que representa um grande avanço para a nossa cidade”, falou, lembrando outros legados na área ambiental.

FEIJOADA DA APAE-VR

Foto: Divulgação


Chegou o mês de dezembro e com ele, o despertar de todos aqueles bons sentimento que só o Natal traz. Por isso, no próximo sábado, dia 5, a Apae-VR (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda) está promovendo a sua feijoada, que este ano, será em sistema de drive thru. “A feijoada da Apae Volta Redonda é muito tradicional na cidade e sempre teve grandes apoiadores. O momento atual, nos obrigou a remodelar o formato, mas de maneira nenhuma desistir do evento”, argumentou Davi Tedesco, diretor de marketing da associação.

PARA VIAGEM

A feijoada para viagem poderá ser retirada entre meio-dia e 15 horas, na sede da associação, com o menor contato físico possível com os voluntários. Ao todo serão servidas 350 feijoadas, todas para viagem e os tickets podem ser adquiridos na Apae, que está localizada no bairro Sessenta e no Agridoce Hortifruti, no bairro Aterrado, ao preço de apenas R$ 15. Todos os insumos para o preparo da feijoada foram doados; só de carne, foram quase 100kg.

ANO DIFÍCIL

“O ano foi difícil para todas as pessoas e com toda certeza, não foi diferente para a nossa associação. As despesas com folha de pagamento, continuaram e agora vem o 13º salário e precisamos honrar com os nossos compromissos e principalmente com os profissionais que não nos abandonaram neste momento”, explica Dinaldo Oliveira, presidente da Apae Volta Redonda. Para mais informações os interessados poderão entrar em contato pelo número (24) 98801-2276 e falar com Sheila. Para reserva de tickets, o número é o (24) 99977-8760.

VACINAÇÃO DE ANIMAIS PRORROGADA

Foto: Divulgação


A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que inicialmente terminaria no último dia 30 de novembro, foi prorrogada em 13 unidades federativas do Brasil. Entre eles a prorrogação foi estendida para o Estado do Rio de Janeiro. A ampliação do prazo, principalmente em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), foi avaliada e autorizada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Nesta etapa, são vacinados bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, na maioria dos estados brasileiros, conforme o Calendário Nacional de vacinação 2020.

AQUISIÇÃO E APLICAÇÃO

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina. Além da vacinação, o produtor deve fazer a comprovação junto ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados. Em caso de dúvidas, a orientação é para que procurem o órgão de defesa sanitária animal de seu estado.

LEI ALDIR BLANC

Amanhã é o último dia de inscrições para os 16 editais da Lei Aldir Blanc, sancionada em 29 de junho pelo presidente da república e que destinará recursos diretos do Fundo Nacional de Cultura aos estados e municípios para utilização e fomento da cultura local com início de pagamento em 18 de dezembro. As inscrições devem ser realizadas pela internet através do link http://linktr.ee/aldirblancpinheiral. Para mais informações entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo pelo número (24) 3356-6744 ramal 224.

Um Fato na Foto

Entrega das obras de revitalização do Estádio Municipal

Foto: Divulgação/PMI


A comunidade itatiaiense ganhará um novo campo de futebol. O prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (PSC) e o vice-prefeito, Sebastião Mantovani, o Jabá (PSL) vão inaugurar na próxima sexta-feira, dia 4, a obra de revitalização do Estádio Municipal Romão Alves Moreira, na Vila Flórida.  A cerimônia acontece a partir das 17 horas, na Rua das Acácias.

Além da revitalização do campo de futebol, o espaço recebeu a troca do alambrado, reforma dos bancos de reservas, entre outros. A obra contou também com a ampliação do espaço de lazer do estádio, que passou a ter capacidade para receber cerca de 200 pessoas durante as comemorações no ambiente. O Estádio Municipal recebeu o nome de Romão Alves Moreira em homenagem a um antigo morador do bairro. No espaço, de sua propriedade, funcionava uma plantação de milho. Apaixonado por esportes, Romão cedeu parte de sua propriedade para a criação do campo de futebol incentivando sempre a prática de esportes pelos moradores e familiares que cuidaram do campo após a sua morte.

Deixe um Comentário