Moradores de Resende podem voltar a pagar pedágio em Itatiaia

0

RESENDE

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (DEM) acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (Podemos), usou sua rede social nesta quinta-feira, dia 3, para falar da possibilidade do retorno da cobrança da tarifa na Praça do Pedágio localizado no km 318 da Via Dutra, em Itatiaia, para veículos de moradores de Resende. Diogo disse que a prefeitura ainda não recebeu nenhuma notificação da Justiça sobre o assunto.

Vale destacar que os veículos com placa de Resende não pagam a tarifa de pedágio há mais de 12 anos, por conta de uma Ação Civil Pública obtida junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A isenção foi conquistada em 2010, após moradores, lideranças de Associações de Moradores, vereadores, e o atual deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB) realizarem uma manifestação na Praça do Pedágio, em 2009, após a empresa ter obtido autorização para voltar a cobrar as taxas.

Em vídeo gravado, o prefeito Diogo fala que foi surpreendido com a possibilidade do retorno da cobrança de pedágio para veículos de Resende. “A gente sabe que isso é totalmente inconstitucional. Não é permitido a cobrança de pedágio dentro do município sem que exista uma via alternativa. É o caso aqui do pedágio de Itatiaia. Assim que a gente for notificado oficialmente, não só a Prefeitura de Resende, mas junto as Associações de Moradores, vamos tomar as providências no sentido de não permitir que esse absurdo aconteça”, destacou o prefeito Diogo.

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Reginaldo Engenheiro Passos, ressaltou o direito de ir e vir previsto na constituição. “O distrito de Engenheiro Passos e Resende está dividido pelo pedágio e não podemos permitir esta segregação aos munícipes resendenses. Estamos juntos nesta batalha e vamos em frente”, disse Reginaldo.

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Resende (Aciar), o Sindicato do Comércio Varejista de Resende e Itatiaia (Sicomércio) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também se manifestaram após tomarem conhecimento do vídeo feito pelo prefeito Diogo e Reginaldo Engenheiro Passos. “Vimos a público externar nossa indignação e colocarmos à disposição para lutar juntamente com todos os órgãos públicos e provados contra tal ato sabidamente inconstitucional e ilegal, que virá por onerar o cidadão, impedir seu direito de ir e vir, dificultar o acesso a trabalho e serviço públicos, trazendo ainda enorme prejuízo para ao comércio e prestadores do serviço”, assina o documento os presidentes da Aciar, Raed Jawdat Ezzat Ali; da CDL, Victor Sauerbronn Gonçalves e do Sicomércio, Alberto Glen Halpen.

O deputado Noel de Carvalho, também usou as redes sociais para falar que novamente vai lutar para manter o benefício para os moradores de Resende

“Em 2010 conquistamos o fim da cobrança do pedágio para os veículos com placas de Resende, na Via Dutra, em Itatiaia. Estão ameaçando acabar com esta conquista. Não vou aceitar este absurdo e desrespeito com os resendenses. Vou lutar até o fim para manter o benefício. Em direito adquirido não se mexe”, relatou Carvalho.

NOVADUTRA

Até o fechamento desta edição não houve um retorno da assessoria de imprensa da NovaDutra, concessionária que administra a Rodovia Presidente Dutra, acerca do retorno da cobrança do pedágio.

Deixe um Comentário