Milhares de fiéis participaram de missas e procissão no Dia de São Sebastião

0

A programação religiosa, em comemoração ao Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, que foi celebrado no sábado, dia 20, teve início no dia 6 de janeiro com a Missa de envio das imagens do Santo para as comunidades e foi encerrada no sábado com a procissão, que apesar da forte chuva que caiu sob a cidade no fim da tarde, reuniu centenas de pessoas, que percorreram as principais ruas do Centro.Milhares de pessoas participaram das atividades religiosas e culturais na Igreja Matriz – André Matheus

O dia de São Sebastião teve início às 7h30min, com a realização de Missa com a Pastoral Familiar. Na sequência, às 9h30min, foi celebrada a Missa das Crianças da Catequese, que foi seguida de procissão.
Crianças da Catequese também realizaram procissão pelas ruas do Centro – foto: André Matheus

E encerrando as comemorações, a chuva forte que caiu sob a cidade não foi suficiente para afastar e abalar a Fé das pessoas que foram as ruas para participarem da tradicional procissão de São Sebastião. Os fies percorreram algumas ruas do Centro e retornaram para a Igreja Matriz.

De acordo com as informações do padre Milan Knezovic, cerca deduas mil pessoas participaram da celebração final. Ele destacou a importância de seguir a tradição religiosa na cidade. “A procissão faz parte da cultura popular e temos que seguir com ela. É importante o respeito pelas culturas populares, à religiosidade, e temos que aproveitar esses momentos para, além de tratar as questões espirituais, tratar as questões ambientais e financeiras da comunidade em que estamos inseridos”, destacou o padre Milan afirmando que esses contextos fazem parte do cotidiano de todos e a igreja não pode se abster desse compromisso.

Anderson de Sá, de 42 anos, que hoje mora na cidade mineira de Barbacena (MG), aproveitou as férias e estava na cidade visitando os familiares, disse estar feliz em poder mais uma vez participar do ato e ver que muitos jovens estão seguindo as tradições. “Sempre estive envolvido com as questões religiosas, e mesmo em Barbacena, estrou inserido na comunidade católica. E hoje, estou especialmente feliz, pois vejo muitos jovens participando desse momento de Fé e religiosidade”, comentou o devoto.

Tradição há cerca de 50 anos em Barra Mansa, a festa conta com visitas da imagem às paróquias do município, missas, novenas e procissão. A Festa de São Sebastião foi instituída no calendário cultural da cidade pela Lei 4.154/2013, previsto no Sistema Municipal de Cultura (SMCBM) lei 4.602/2016.

Deixe um Comentário