Mil Dias de Governo: Diogo Balieiro diz que Resende se desenvolveu em seu mandato

0

RESENDE

A Série Mil Dias de Governo de hoje é com o prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz (DEM). Na última semana os gestores completaram mil dias à frente das prefeituras e o A VOZ DA CIDADE apresenta à população os problemas passados por eles, ações e realizações. Diogo afirma que ao longo desses dias, a cidade se desenvolveu e, para isso, há duas maneiras de se comprovar: a percepção da população e os dados estatísticos. Ele contou que ao assumir o governo não ficou olhando no retrovisor, atacando ex-administradores e nem se apegando a temas passados. “Crise e dívida são realidades que tivemos e temos de enfrentar todos os dias”, disse.

Segundo o prefeito, ao olhar os dados, não há dúvidas de que a cidade está no caminho certo. Além disso, ele cita que ao andar nas ruas há essa percepção por parte da população. “O que temos de ter consciência: é preciso melhorar sempre em todas as áreas. Nossa Saúde Básica acaba de ser apontada entre as quatro melhores do Estado do Rio de Janeiro pelo Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS). Mais do que a satisfação de estar entre as melhores, com isso conseguimos manter a previsão de recebimento dos recursos para novos investimentos no setor”, citou o prefeito, completando que o Ranking Connected Smart Cities 2019 colocou a Saúde da cidade como a oitava melhor do país em um aspecto geral, levando em conta não só a atenção básica.

Diogo Balieiro continuou dizendo que este ranking aponta ainda que Resende tem o sexto melhor sistema de educação do estado e o segundo do Sul Fluminense. De acordo com o prefeito, desde 2017, já foram contabilizadas mais de 400 novas vagas somente em creches municipais, além do que, já foram reformadas e ampliadas mais de 15 escolas e estão com outras quatro obras em andamento.

E não só na saúde e educação que aconteceram desenvolvimentos na cidade.  Na economia, segundo o prefeito, Resende foi a cidade que mais gerou empregos no estão em 2017, se mantendo em alta em 2018, e neste ano segue mais admitindo do que demitindo.

Na área da Segurança Pública, o prefeito disse que mesmo não sendo responsabilidade do município, sempre procurando ajudar as forças de segurança. Segundo ele, os principais índices de criminalidade caíram em nossa cidade em 2019, de acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP).

Há boas notícias ainda na área social, com inauguração do Cras Parque Minas Gerais e o novo abrigo para pessoas em situação de rua. “Conseguimos melhorar a situação dos servidores públicos, com reajuste, equiparação salarial e, principalmente, o fim da covardia que era ter pessoas ganhando menos que o salário mínimo”, apontou. O prefeito disse que no esporte existem projetos e programas importantes sendo desenvolvidos, sem contar a agenda cultural que é muito movimentada e dá oportunidades aos artistas locais.

São dias em que considera o desenvolvimento de Resende, mas o prefeito conta que tem a consciência que é preciso fazer mais.

DÍVIDA ALTA

Segundo o prefeito Diogo Balieiro, ao assumir o governo em 2017 as contas de 2016 da prefeitura estavam rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), sem contar a dívida alta (não divulgou valor) que, de acordo com ele, tirou o poder de investimento na população. Porém, a postura ao ver essa situação foi fazer o que prometeu quando eleito: gestão.

“O ano de 2017 foi difícil, não conseguimos ir às ruas como gostaríamos, pois tivemos de nos debruçar em planilhas, gráficos e números. Tivemos de buscar maneiras de fazer mais com menos e equilibrar as contas, sem deixar a população perder. Esse era o desafio. Tinha dia de estar com dois computadores ligados na frente. Não foi fácil, não”, afirmou, completando que conseguiram, mesmo com toda a dificuldade, dar largada em projetos importantes, como a reforma da Santa Casa.

OBRAS FUTURAS

No ano seguinte a situação estava mais controlada e obras e projetos maiores foram lançados. Foi dada sequência às obras na Santa Casa, iniciadas reformas em postos de saúde, escolas, áreas de lazer, asfaltamento. O prefeito contou que neste ano estão com a reforma do Hospital de Emergência, entregaram a Estrada de Acesso ao Jardim do Sol asfaltada e iluminada, e em vias de terminar está a Estrada Surubi-Bulhões, além de obras de médio e pequeno porte feitas dentro de bairros. “Tem muita coisa para vir, graças ao empenho de uma equipe muito capaz, muito dedicada. Temos o Hospital Veterinário, queremos dar a largada na construção da quarta ponte sobre o Rio Paraíba, temos de terminar todas as obras que já começamos”, destacou Balieiro.

PLANO DE GOVERNO

Questionado sobre o percentual do que já cumpriu do seu plano de governo registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quando se candidatou, Diogo Balieiro disse que tudo o que prometeu está bem encaminhado na cidade. “Temos uma Nova Santa Casa, o Hospital de Emergência está sendo reestruturado, os postos de saúde estão sendo recuperados. Aumentamos as vagas nas creches e na Rede Municipal de Educação em geral. O Centro de Controle de Zoonozes bate recorde atrás de recorde no trato aos animais, assim como estamos construindo nosso Hospital Veterinário”, mencionou, lembrando uma de suas promessas mais importantes que foi implantar um modelo moderno e diferenciado de gestão pública.

REELEIÇÃO

Sobre reeleição, o prefeito disse que é algo natural é que é um pré-candidato. Afirmou que uma cidade como Resende sempre precisará de mais. “Ao final de 2020 não será diferente, e nossa cidade precisará de mais. Mas não é hora de pensar em reeleição ou em eleição. É o momento de fazer tudo aquilo que podemos, no espaço de tempo que temos em nosso mandato atual. Nosso foco tem de ser trabalhar, trabalhar e trabalhar, pois eleição é apenas consequência do que faremos. Não pode é chegar ao final de quatro anos e ficar arrependido, achando que dava para fazer mais. O que for possível fazer em quatro anos vamos fazer. É por isso que trabalhamos muito, com muita seriedade e o tempo todo”, concluiu.

 

 

 

Deixe um Comentário