Merendeiras da rede pública de Barra Mansa recebem capacitação

0

BARRA MANSA

Com intuito de otimizar e aprimorar os serviços prestados pelas merendeiras da rede pública de ensino, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira, 30, uma capacitação para 80 profissionais que atuam nas escolas do município. O encontro foi realizado no Colégio Washington Luiz, no bairro Saudade.
Estavam presentes no encontro a vice-prefeita Fátima Lima, o secretário de Educação Marcus Barros, o secretário de Desenvolvimento Econômico Bruno Paciello, a fiscal da merenda escolar Rita Chiesse e equipe da rede de Saúde.
Devido ao número de colaboradores, a capacitação foi dividida em dois turnos, sendo um na parte da manhã e outro à tarde. O encontro foi feito de forma interativa, sendo apresentados e debatidos temas envolvendo merenda e saúde alimentar para a equipe da educação avaliar o conhecimento e rendimento de cada profissional, corrigindo erros e melhorando o desempenho. Durante o encontro, as merendeiras demonstraram a montagem dos pratos e os cortes das frutas.
O município oferece, por turno, um prato de comida com as devidas quantidades nutricionais para cada aluno, sendo dividido em desjejum, fruta e almoço. O cardápio alimentar é fixado na entrada do colégio diariamente para que os pais saibam qual alimentação será oferecida. Além disso, a refeição é padronizada para que eles saibam o que irão comer durante a semana. A partir de agosto, também será inserido suco de frutas sem açúcar para adaptar os alunos a uma nova realidade com uma alimentação mais natural.
Neste primeiro semestre, durante as aulas realizadas em sistema híbrido, foram servidas 5.500 refeições por dia. Para manter todos os protocolos de segurança, as merendeiras trabalham totalmente uniformizadas, com touca, avental, botas, máscara e luva.
A vice-prefeita Fátima Lima falou sobre a capacitação. “As merendeiras nos apresentaram hoje como é feito o preparo das comidas e é algo muito importante. Quando se fala em saúde não é só o hospital, mas é também a alimentação e a qualidade dela para que nós não tenhamos insegurança alimentar. Queremos garantir que a criança tenha segurança e alimentos de qualidade que cheguem ao prato delas”.
Marcus Barros, secretário de Educação do município, expôs a importância da alimentação no ambiente escolar. “Ter uma alimentação escolar não é só seguir o plano nacional, mas é oferecer com qualidade para nossos alunos. A alimentação, além de ter a questão carinhosa, é um momento em que de fato a gente tem que ter um cuidado porque estamos próximos do nosso aluno, não há como fazer isso sem carinho. Temos que nos capacitar continuamente para ofertar um serviço de qualidade”.
A fiscal da merenda escolar, Rita Chiesse, frisou a dedicação do município em proporcionar qualidade na alimentação dos alunos. “Barra Mansa é uma das poucas cidades que oferecem tanta diversidade no cardápio. A nossa merenda é uma das melhores do Sul Fluminense e a fiscalização, junto com as diretoras, é rigorosa em relação à qualidade dos alimentos que são servidos. Cada refeição é feita na hora, para que seja servida fresquinha”.

error: Conteúdo protegido !