MEP incentiva jovens a tirarem título eleitoral

0

VOLTA REDONDA

Jovens de 16 a 18 anos estão sendo incentivados pelos órgãos eleitorais, organizações da sociedade civil e instituições públicas e privadas, a tirarem o título eleitoral para participarem do pleito em outubro. O voto para eles é facultativo. Em Volta Redonda, no Movimento Ética na Política (MEP), a mobilização não tem sido diferente. O diretor de ensino do Pré-Vestibular Cidadão, Davi Souza, provocou o incentivo a retirada do título. “Vamos incentivar, provocar neles está cidadania para retirada do título é muito importante”, disse.

Em pesquisa no pré-vestibular, constatou-se que entre os 60 estudantes, maioria adolescentes, 20% ainda não têm o título eleitoral. Os estudantes, segundo o MEP, estão reagindo positivamente. José Maria da Silva, o Zezinho, que faz o assessoramento técnico do movimento, lembrou que no início do ano letivo o juiz de Direito Marcelo Dias da Silva participou de mesa redonda e isso ajudou o despertar cívico dos jovens.

PRAZO TERMINANDO

E quem, dentre 16 e 18 anos, desejar tirar o título eleitoral deve se apressar. Termina no dia de maio o prazo para emissão, transferência e regularização documento.

E dá para fazer pela internet. Para emitir o título de eleitor, procure no site www.tse.gover.br pela guia “Serviços ao Eleitor”. Depois disso, basta clicar na aba “Autoatendimento do Eleitor”, na página inicial do site do TSE e, em seguida, selecionar a opção “Tire seu título”. Para comprovar a identidade, você precisará apresentar uma selfie segurando um documento oficial com foto, fotografias da frente e do verso desse mesmo documento, um comprovante de residência (conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo) e o certificado de quitação militar (para homens que têm entre 18 e 45 anos).

Vale esclarecer que, após o processamento dos dados pela Justiça Eleitoral, não será enviada via impressa para a casa da pessoa, que poderá baixar o aplicativo e-Título ou imprimir o documento pelo site do TSE.

 

 

Deixe um Comentário