Liminar suspende diplomação de vereadores eleitos de Barra do Piraí

0

BARRA DO PIRAÍ

O juiz eleitoral Roberto Henrique dos Reis, da 93ª Zona Eleitoral, concedeu liminar suspendendo a diplomação dos candidatos eleitos do Partido Patriota. A decisão, proferida na última quinta-feira, dia 10, impede que sete candidatos validem a condição de vereadores (dois eleitos) e suplentes (15). Ao todo, 17 pessoas são investigadas por abuso econômico, com base no artigo 30-A da Lei Eleitoral 12.034/09.  A diplomação está marcada para a próxima sexta-feira, dia 18.

O autor da ação de investigação judicial eleitoral é identificado como Antônio Carlos Elias. Ele alega que o Patriota fraudou a lista de candidatas femininas para permitir a utilização do recurso do Fundo Partidário, beneficiando os demais concorrentes masculinos da sigla.

Segundo a sentença, “a fraude está evidenciada no fato da candidata Cris Capato obter um voto, provavelmente o dela mesma, não ter feito campanha, não ter pedido votos e, pior, ter feito campanha para outros candidatos do partido”. Outro indício de fraude apontado foi a utilização indevida de dinheiro do partido, a cota financeira, que teria sido depositado na conta da filha da candidata Cris Capato, apesar da mesma ter recebido a quantia de R$ 40 mil para realizar sua campanha eleitoral.

“Par ao deferindo da tutela de evidência, existem elementos suficientes nos autos e é possível seu deferimento sem ouvir as partes interessadas, pois a diplomação dos candidatos se avizinha e a diplomação dos candidatos causaria prejuízo irreparável ao erário público”, destacou o juiz Roberto Henrique.

Deixe um Comentário