Justiça eleitoral entrega urnas eletrônicas de localidades distantes de votação

0

REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS

As 158 urnas eletrônicas e cabines de votação foram entregues, na tarde deste sábado, aos presidentes das mesas receptoras de votos. Os materiais correspondem a 198º Zona Eleitoral, que é responsável por parte de Resende, que centraliza 33.604 eleitores e a de Itatiaia com 25.009 votantes. A entrega foi antecipada, uma vez que os dois municípios concentram seções de votação mais distantes da área urbana da cidade. Os equipamentos foram transportados com escolta da Polícia Militar, que também fará toda a segurança até o final da votação.  A medida tem como objetivo fazer com que a votação comece no horário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é de 8 às 17 horas.

Entrega antecipada tem como objetivo fazer com que a votação fora da zona urbana aconteça no horário-Cyntia Freitas

Segundo a chefe de cartório da 198ª zona eleitoral, Consuelo Toledo da Silva– responsável pelas seções dos bairros da margem esquerda do Paraíba e a totalidade de Itatiaia, a entrega antecipada das urnas eletrônicas tem como objetivo fazer com que a votação nestes locais fora da zona urbana aconteça no horário. “Todas as urnas eletrônicas das seções eleitorais mais distantes do centro de Resende e de Itatiaia foram levadas com a escolta de um Policial Militar e do presidente da mesa até o local de votação. O responsável da mesa receptora verifica o local mais seguro para deixar a urna que ficará sob a escolta de policiais militares até o final da votação”, explicou se Consuelo, salientando que as demais urnas localizadas nas seções do centro da cidade serão enviadas algumas horas antes do início da votação. Ela também explica que além de ficar sob escolta, todo o sistema eletrônico das urnas só funciona no dia da eleição. “Cada urna eletrônica tem um sistema de segurança e só começa a funcionar quando for habilitada. O funcionamento tem data e a hora estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando é dado o início da eleição. Após a habilitação das urnas é feita à emissão da ‘Zerésima’, que é emitido o primeiro papel da urna que contem todos os nomes dos candidatos e mostra que não existe nenhum voto computado para dos concorrentes. O presidente da mesa receptora faz a conferência da ‘Zerésima’ e que é acompanhada por algum fiscal que estiver presente na seção. Ela é assinada e guardada para o envio à junta eleitoral, após o término da votação”, destaca Consuelo, informando que o local de votação mais distante fica na localidade de Bagagem, na região da Pedra Selada, na zona rural de Resende.

Além de ficar sob escolta, todo o sistema eletrônico das urnas só funciona no dia da eleição-Cyntia Freitas

CONFERÊNCIA DAS URNAS

Durante toda semana, os cartórios eleitorais tanto da 31ª zona eleitoral quanto da 198ª zona eleitoral fizeram a conferência das urnas. “Cada equipamento foi ligado e conferido. Os técnicos do cartório verificaram vários itens, entre eles, relógio, bateria, códigos de segurança e lacres. Quando é feita a conferencia, nenhum dado é alterado. Só é verificada a leitura do sistema e em seguida aparece na tela um resumo informando que a urna só vai começar a funcionar a partir das 7 horas do dia 7 de outubro quando é feita a ‘Zerésima’”, ressalta Consuelo.

URNAS DE CONTINGÊNCIA

De acordo com o chefe do cartório, Jonathas Pimenta Dias, responsável pela 31ª zona eleitoral que concentra 60.363 eleitores de Resende, distribuídos em 187 seções eleitorais que estão localizadas na margem direita do Rio Paraíba do Sul, o TRE-RJ enviou urnas sobressalentes, as chamadas urnas de Contingência, que ficarão disponíveis em caso de defeito de algum dos equipamentos. “O TSE nos enviou 17 urnas de contingência para serem substituídas em casos de alguma apresentar algum problema grave durante a votação”, disse Jonathas, acrescentando ainda que técnicos do TRE/RJ estarão de prontidão nas juntas eleitorais para qualquer eventualidade nas urnas. “As urnas eletrônicas só são trocadas em casos graves, onde os técnicos detectam que deve ser feita a substituição pelas urnas de contingencia”, completa.

Na 198º zona eleitoral foram disponibilizadas 10 urnas de contingência.

A chefe de cartório da 198ª zona eleitoral, Consuelo, orienta eleitores a levarem a “cola eleitoral” para agilizar a votação-Cyntia Freitas

ELEITOR DEVE TER ATENÇÃO DURANTE A VOTAÇÃO

Os eleitores que forem votar neste domingo, dia 07, precisam ficar atentos quanto a ordem de votação. O alerta foi feito pela chefe de cartório, Consuelo Toledo da Silva. Ela explica que no primeiro turno das eleições majoritárias de 2018, o eleitor vai votar seis candidatos. “Primeiro o eleitor vai votar para deputado federal que tem quatro dígitos; em seguida para deputado estadual  (5 dígitos); Senador 1 e Senador 2 (3 dígitos); Governador (2 dígitos); e Presidente da República (2 dígitos). O eleitor votará, portanto, em seis candidatos. Logo que digitar o número de seu candidato, aparecerá no painel da urna eletrônica o cargo disputado, o nome e a foto, assim como a sigla do partido político”, explica.

Eleitores podem levar para votar a “cola eleitoral” com os números de seus candidatos-Cyntia Freitas

COLA ELETRÔNICA

Os cartórios eleitorais tanto de Resende, Itatiaia e da 183ª zona eleitoral, que é responsável pelos municípios de Porto Real e Quatis, estão orientando o eleito a levar uma “cola eleitoral” para não esquecer os números de seus candidatos. “O eleitor pode levar um papelzinho com o numero de seus candidatos, a chamada ‘cola eleitoral’ que é permitida e facilita muito na hora da votação”, orienta a chefe de cartório, Consuelo, lembrando que a previsão do TSE é de que cada eleitor vote em até um minuto. “O presidente da seção é avisado no micro terminal o tempo de cada votação. Se o eleitor ultrapassar o tempo previsto de um minuto, o presidente da mesa vai avaliar a situação podendo ser suspensa a votação daquele eleitor dependendo do caso. Por isso, recomendamos a ‘cola eleitoral’. Quem quiser pegar a ‘colinha’ pode comparecer nos cartórios eleitorais e até mesmo nas seções eleitorais que estarão disponibilizando. Também pode baixar a ‘cola’ no site da internet do TSE no link http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/cola-eleitoral-2018”, informou.

Deixe um Comentário