Itatiaia registra cenário positivo com a chegada de novas empresas e na geração de novos empregos

0

ITATIAIA

A Prefeitura de Itatiaia registrou este ano um cenário positivo com a chegada de novas empresas e a geração de novos postos de trabalho. Os dados foram divulgados pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho, Emprego e Geração de Renda.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, José Luiz Xavier várias empresas se instalaram na cidade, principalmente no Condomínio Comercial Log, que pela primeira vez em seus dez anos, está com 100% de ocupação, nos 17 módulos. Fastplass Automotive Ltda., Royal Caress, Industria Brasileira de Metais (Ibrame), Comercial Cirúrgica Rioclarense, F&F Distribuidora, Ativa Distribuição e Logística Ltda., Medihosp, Alleima do Brasil Indústria e Comércio Ltda., WS Embalagens, Alçabras e TR Service atualmente operam no local.

Segundo José Luiz, no condomínio atuam cerca de 200 colaboradores ligados às empresas que usam os armazéns do local. Ele comenta que a maior parte dos funcionários é formada por itatiaienses, que receberam a oportunidade de crescimento profissional. “A cidade tem boas condições para atrair negócios, com localização privilegiada, entre os maiores centros consumidores, e modal rodoferroviário que proporciona menores custos operacionais para empresas. Nosso foco é ordenar este contexto, para que haja crescimento com emprego e renda sustentáveis”, conta o secretário.

Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda registrou a criação de 351 vagas neste ano e apoio processo seletivo-Divulgação PMI

NOVOS POSTOS DE TRABALHO

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, também tem números positivos referentes a 2023. A pasta registrou a criação de 351 vagas no ano, com a participação direta de seu banco de currículos e o apoio no processo seletivo de empresas parceiras.

Segundo o secretário, Leonardo Coimbra, a Secretaria estimula a capacitação dos munícipes fornecendo apoio no deslocamento até o local de cursos, através do Benefício Auxílio Transporte SINDPASS.

Coimbra explica que atualmente 110 alunos são beneficiados com a iniciativa, para cursos na Cruz Vermelha, Universidade Federal Fluminense (UFF), Firjan / Sesi, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Instituto Tecnológico de Educação (ITEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Além disso, a Secretaria de Trabalho, possui convênios ativos com diversas instituições. No IFRJ, campus Pinheiral e Resende, itatiaienses cursam Técnico em Administração, Técnico em Paisagismo, Guia de Turismo e Técnico em Segurança do Trabalho. Os moradores também recebem apoio em cursos de Logística, Auto Elétrica e desenvolvedor de projetos Maker-Fablab, dentre outros. “Damos apoio para transporte em cursos de capacitação para o mercado em Educação à Distância e presenciais. Todas as parcerias foram firmadas no início da gestão”, ressalta Leonardo.

O prefeito Irineu Nogueira entende que o empresariado é vital para a economia e afirma que capacitar os moradores para o mercado de trabalho é uma prioridade de sua gestão. “O setor produtivo gera receita e postos de trabalho. Buscamos fortalecer o comércio, fomentando junto às grandes empresas e ao setor de Compras da prefeitura maior participação dos empreendedores e comerciantes como fornecedores de produtos e serviços”, diz o chefe do Executivo.

Deixe um Comentário