Irineu comemora aprovação de projeto de Lei de Auxílio Tecnológico para profissionais de educação em Itatiaia

0

ITATIAIA

O prefeito Irineu Nogueira informou nesta terça-feira, dia 14, que professores, orientadores pedagógicos, orientadores educacionais e outros servidores da rede municipal de ensino vão receber auxílio financeiro para aquisição de dispositivos tecnológicos. A iniciativa consta do Projeto de Lei 638/2023, de iniciativa do Poder Executivo aprovado pelo Legislativo, na segunda-feira, dia 13.

O secretário de Educação, João Miguel Villas-Bôas Barcellos, comemorou a aprovação do Projeto de Lei elaborado pela pasta. A medida beneficia professores, orientadores pedagógicos, orientadores educacionais, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e supervisores de ensino, e se destina a aquisição de equipamentos tecnológicos de uso pedagógico como computadores, laptops e tabletes. “A iniciativa busca aprimorar a qualidade de ensino no município, uma vez que grande parte do cotidiano da docência contemporânea envolve o uso de tecnologias da informação. Assim, trata-se de iniciativa de extrema importância para garantir o acesso às ferramentas tecnológicas necessárias para aprimorar a educação e o reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais da educação municipal, que desempenham papel fundamental na formação dos seus cidadãos”, explicou João Miguel. Ele informou ainda que, em breve, serão divulgados os critérios e procedimentos para a solicitação e a liberação do auxílio.

João Miguel ressalta que a medida está alinhada com as diretrizes do Plano Nacional de Educação, que prevê a incorporação de tecnologias educacionais como um dos meios para a melhoria da qualidade do ensino.

“A expectativa é de que, com o auxílio pecuniário, os profissionais possam adquirir equipamentos que lhes permitam planejar e executar atividades pedagógicas mais dinâmicas e eficazes, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos alunos”, frisa o secretário.

Irineu Nogueira entende que a aprovação da proposta faz justiça aos profissionais da educação, que foram um dos únicos do estado do Rio de Janeiro que não receberam nenhum tipo de Auxílio durante a pandemia. “O debate em torno deste projeto levou algum tempo, mas o Legislativo, com sua sensibilidade social, entendeu a importância e o alcance do nosso Projeto, de conceder Auxílio Tecnológico para os profissionais da educação. É um investimento na inclusão digital e propicia aos profissionais meios adequados de modernização pedagógica”, afirma o chefe do Executivo.

Deixe um Comentário