Iniciado diálogo para construção de Museu da Siderurgia

0

VOLTA REDONDA

Na quinta-feira, dia 23, o prefeito, Samuca Silva (PODEMOS), realizou uma reunião para falar sobre a construção de um museu que contará a história da família siderúrgica da Cidade do Aço. O projeto está sendo possível, graças a uma parceria da prefeitura com a Fundação CSN, e a ideia é que o museu seja construído no antigo Centro de Puericultura. Participaram da reunião, representantes da CBSI, empresa que será a responsável pela execução do projeto, a diretora presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), Maria Ilma, e a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, que disse que a Cultura será a responsável por cuidar do projeto museográfico e do acervo.

Já o IPPU fará os projetos arquitetônicos. “O antigo Centro de Puericultura é um prédio tombado pelo patrimônio histórico. Então, todo o projeto do museu vai ser feito respeitando essa lei do tombamento. Nossa maior preocupação é manter essas características históricas e fazer um projeto de restauração da parte arquitetônica”, contou a Aline.

O prefeito falou sobre estudar a possibilidade de integrar o museu da siderurgia com o projeto do Museu de Inovação Tecnológica (MIT), que já existe, fazendo com que um dialogue com o outro, dentro do mesmo espaço. “É uma oportunidade para a cidade. Eu acredito muito que isso vai fortalecer Volta Redonda, no que se refere à tecnologia e turismo. Esse projeto também consolidará a nova relação da prefeitura com a CSN”, disse o prefeito revelando que uma visita técnica vai ser realizada no local na sexta-feira, dia 1º, para visualizar os espaços para que o IPPU já possa começar a elaborar o projeto arquitetônico do museu.

Já o diretor administrativo financeiro da CBSI, Cássio Zanforlin contou que esse projeto já era pleiteado pela Fundação CSN. “Já existia uma intenção, por parte da Fundação CSN, em transformar o local em utilidade pública. Então, eu acho que está no momento certo”, comentou o diretor.

Deixe um Comentário