Inês Pandeló cita os direitos das mulheres como uma de suas principais bandeiras se eleita

0

BARRA MANSA

A candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores, Inês Pandeló, tem como uma de suas propostas a realização de políticas públicas pelos direitos das mulheres. Ela já foi deputada por três mandatos, entre 2003 e 2014. Pandeló foi também vereadora de Barra Mansa de 1993 a 1996 e prefeita de 97 a 2000. Lembrou que foi pioneira na criação do Hospital da Mulher.

“É importante que a mulher tenha um bom pré-natal e total segurança na hora de ter seu filho, que receba todo o cuidado e amparo necessário”, falou, ressaltando que segundo dados do Comitê Estadual de Investigação de Óbito Materno – RJ, as mulheres negras são as maiores vítimas.  “Por isso, enquanto prefeita de Barra Mansa, criei o projeto, busquei recursos e realizei grande parte da obra do Hospital da Mulher. Antes muitas mulheres iam para o hospital escola de Santa Isabel em Valença para terem seus filhos. Como deputada, nos três mandatos também me dediquei a estudar os dados da realidade e apresentar projetos para a temática. Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Alerj, conseguimos por exemplo, junto com a comunidade a reabertura da Casa de Parto de Realengo no Rio”, relatou.

A mortalidade materna é outro ponto que precisa de atenção. “Noventa por cento das mortes poderiam ser evitadas. O pré-natal tem que ser melhor realizado, pois a maior parte morre por alta pressão arterial. Outra questão é a violência obstétrica. A repercussão do caso de São João de Meriti, onde um anestesista foi filmado estuprando uma mulher na hora de dar a luz, gerou outras denúncias de violência obstétrica. É preciso ter mais espaços de denúncia, apuração e punição para esses crimes”, apontou Pandeló, que tem ainda como pautas o combate a fome e a pobreza, o investimento em políticas públicas de segurança alimentar, geração de emprego, saúde e educação pública de qualidade.

Deixe um Comentário