Inea vistoriará Represa do Funil para verificar denúncias de mortes de peixes

0

 ESTADO/ITATIAIA

Denúncias foram recebidas pelo deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB) sobre o acúmulo de plantas aquáticas na Represa do Funil que estaria sendo responsável pela morte de mais de dez mil tilápias, causando prejuízo de R$ 200 mil aos pescadores da região. E na última terça-feira, o parlamentar se reuniu com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello Costa Brondi da Silva. Ficou decidido que o órgão vai vistoriar o lago, em Itatiaia.

Segundo denúncias mais de dez mil tilápias morreram devido as plantas aquáticas – Foto: Divulgação

Além da vistoria na represa, Noel de Carvalho apresentou ao presidente do instituto outras reivindicações sobre questões ambientais da região das Agulhas Negras, como a retirada, no prazo de 30 dias, dos produtos químicos armazenados inadequadamente na empresa Servatis. Noel explicou que os produtos estão armazenados desde 2011 e, como boa parte é de material inflamável pode gerar explosões com riscos para a comunidade do entorno e para o meio ambiente. “Temos muito carinho pela Região das Agulhas Negras. Temos um parque estadual e várias ações na região que são importantes para o Estado do Rio”, disse Philipe Campello.

LICENÇA AMBIENTAL

Outro ponto tratado na reunião foi a questão dos licenciamentos ambientais para as obras das pontes do Acesso Leste e de ligação dos polos industriais de Resende e Porto Real. O deputado disse que foram debatidas normas para possibilitar a expansão dos dois polos sem prejudicar o meio ambiente.