II Festival de Cultura Cervejeira acontece neste fim de semana

0

VASSOURAS

Depois de uma estreia movimentada, com excelente repercussão e sucesso de público, vem aí a segunda edição do CerVas, o Festival de Cultura Cervejeira de Vassouras/RJ. O evento acontece de sexta a domingo na antiga Estação Ferroviária e será integrado no domingo com a Feira do Produtor e o Programa Domingo na Estação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras. A entrada é franca.

Além da programação artística diversificada e uma boa quantidade de estilos diferentes de cervejas, a iniciativa apresenta uma programação didática com exposição de rótulos, palestras e dinâmicas realizadas por sommeliers e mestres cervejeiros.

O Vale do Café pegou carona numa tendência importante que se alastrou no Brasil nos últimos anos que foi a realização de eventos e outros incrementos – como tours cervejeiros – vinculados ao mercado e à produção de cerveja artesanal. Vassouras se inspirou nas experiências das cidades vizinhas, e a partir das próprias peculiaridades criou um evento diferenciado. A começar pelo local inusitado que é a antiga Estação que possui um legítimo exemplar da máquina Baldwin do século XIX.

O CerVas é voltado para um público amplo que vai desde aquele que já está familiarizado com as cervejas artesanais, até aquele que anda observando de longe, mas anda curioso para conhecer um pouco mais o universo cervejeiro. A proposta do CerVas é fazer esta introdução de uma forma lúdica e interativa, oferecendo dinâmicas de harmonização de cerveja e gastronomia em pequenos workshops, palestras e algumas práticas que irão apresentar um pouco mais sobre estilos de cerveja, histórias, insumos e processos de produção.

O Festival promete mais uma vez ser um grande evento com um ambiente incrível no centro de Vassouras, a capital histórica do café, com diversas atrações, novidades e muita interatividade. O CerVas conta com a co-realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras,  com patrocínio da Universidade de Vassouras, Cinemax, Stamp-se, Bramil Supermercados,Viação Pedro Antônio, Toque a Mais, Wise Up, Associação Comercial de Vassouras (ACIAV), RG Veículos, Subway, Cia Etílica Ribeirão, Hotel Fazenda Ribeirão, Pousada Vale das Palmeiras, e apoio do Hotel Santa Amália, Mara Palace Hotel e Gráfica Palmeiras.

Entre as cervejarias já confirmadas para o evento estão diversas cervejas da região como a Cervejaria Orbital (Bar Kombi/Vassouras), Cervejaria Ribeirão (Barra do Piraí), Cervejaria Trupe (Engenheiro Paulo de Frontin), Cervejaria Vale Beer (Miguel Pereira), Cervejaria Ferdinander (Engenheiro Paulo de Frontin), e algumas cervejarias convidadas, de fora da região como a Cervejaria Insana (Paraná), Mr. Tugas (Juiz de Fora/MG) e Rio Preto (Rio Preto/MG). A gastronomia também será bem diversificada. Haverá comida mexicana, sanduíches, hambúrgueres, comida gourmet, comida de boteco, doces, churros e muitas outras opções para harmonização com as cervas e para agradar os diversos gostos.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Sexta-feira

20 horas – Disco Tools

23 horas – Los Benicios Faltosos

Sábado

11 horas – Crisão e Tota

16 horas – Skiva

18 horas – Chico Guerra trio

20 horas – Creuzebeck (Mamonas Assassinas Cover)

22 horas – Fuck The System (System of a Down Cover)

23 horas – André Medeiros & Old Seven Band

Domingo

10 horas- PMPO Trio Acústico

16 horas – Trio Babilônia

19 horas – Ultravolts

PROGRAMAÇÃO DIDÁTICA

Sexta-feira

19h30min – Workshop cervejeiro com Fred Coffee and Beer (Insumos)

Sábado

10 horas – Visita a Cervejaria Escola da Univesidade de Vassouras

12 horas – Didática com Chef Léo Moraes (Cerveja e Gastronomia)

19 horas – Quiz Cervejeiro com Fred Coffee and Beer

Domingo

11 horas – Palestra com Mestre Cervejeira Lígia Marcondes (Cervejas e seus estilos)

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !