Igreja discute criação de projeto Banho Solidário para moradores em situação de rua em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
O Vigário Episcopal para a Promoção da Dignidade Humana e Ambiental, padre Juarez Sampaio, e o Vigário da Paróquia Santo Antônio, padre Jorge Axé, receberam na noite de terça-feira, 28, os integrantes da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) e várias representações de pastorais sociais da Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda. O objetivo foi discutir a criação do inédito “Projeto Banho Solidário” para os moradores em situação de rua no município. O encontro aconteceu na sala do Pré Vestibular Cidadão do MEP, anexo à Paróquia Santo Antônio, bairro Niterói.
Durante o encontro, a presidente do Conselho Metropolitano da Sociedade São Vicente de Paulo em Volta Redonda, Jaqueline Moreira, apresentou o projeto já estruturado em algumas cidades do Brasil. Ela agradeceu aos padres pelo apoio e acolhimento à proposta, informando que o projeto conta com a estrutura material da Direção Nacional da Sociedade São Vicente de Paulo, que oferece a estrutura material. “Já tem experiências nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Ipatinga com Treiller para banho e atende até 100 pessoas em situação de rua. “O objetivo é dar mais qualidade de vida e dignidade ao povo nesta situação. Para tanto, precisamos de articular grupos de trabalho, parcerias com diferentes instituições, com o Poder Público e os organismos sociais”, explicou a presidente da SSVP.
ENCAMINHAMENTOS
A proposta foi aceita pelos religiosos e após discussão, foram apresentadas várias sugestões relacionadas ao formato do trabalho, como local, levantamento de dados da realidade e questões relacionadas à operacionalidade. Uma equipe foi indicada para convocar o próximo encontro e dar seguimento à discussão. “Agradeço a disponibilidade dos envolvidos na busca de oferecer e resgatar a dignidade dessas pessoas nas ruas, nos sinais de trânsito, oferecendo para quem aceitar o banho solidário. Vamos seguir nas articulações e também conversar com o Poder Público”, finalizou o padre Jorge Axé, que abraçou a ideia assim que foi procurado pela SSVP, e junto com o padre Juarez abriram as portas da Paróquia.

Deixe um Comentário