I Temporada de Montanha acontece em Visconde de Mauá até terça-feira

0

RESENDE

Até terça-feira, os apaixonados por montanhismo e por atividades esportivas na natureza não podem perder a I Temporada de Montanha no Parque Estadual Pedra Selada (PEPS), que acontece no distrito de Visconde de Mauá, na região serrana do município. O encontro, que teve início na quinta-feira, segue até a próxima terça-feira, dia 7. O evento tem entrada gratuita, mas é necessário fazer a inscrição para participar. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bityli.com/flsPOh

Durante o encontro, que é inédito na região, têm mesas-redondas sobre o montanhismo. Entre os temas abordados estão: “Montanhismo, Unidades de Conservação e Turismo – Potenciais e Desafios”; Papel das Instituições Educacionais na Formação do Jovem Montanhista”; “Serra da Mantiqueira-Potencial para o Montanhismo”, “Empregos Verdes”; “Biodiversidade e Geodiversidade na Região das Agulhas Negras”;          “Montanhismo”, “Unidades de Conservação e Turismo” e “Uso Público da Montanha: Territorialidades e Gestões Participativas”. Também  está programado Ciclo de Palestras com nomes de destaque do montanhismo e do meio ambiente no Brasil.

Os participantes ainda poderão curtir uma vivência ambiental no PEPS, com atividades voltadas para a educação ambiental. Haverá também revoada de Parapentes pelo Meio Ambiente, oficinas escolares, oficina das ervas e doação de mudas para a comunidade, além de passeios de bike na região e uma sala Sensorial, “Tempo de Montanha”, onde o visitante poderá sentir os mais diferentes cheiros da mata, além de uma feira com os produtores rurais na região e também contação de história para as crianças.

A comunidade será presenteada com uma série de atividades gratuitas. Crianças, jovens e adolescentes terão a chance de escalar pela primeira vez um muro de escalada, com o acompanhamento dos bombeiros de Itatiaia, ou experimentar as emoções do slackline e ainda participar de uma caminhada de passarinhada observando a diversidade de pássaros do bioma da Mata Atlântica.

PEDRA SELADA
Formação rochosa no Parque Estadual da Pedra Selada, distante aproximadamente 12 km da Vila de Visconde de Mauá, com altitude de 1755 metros. Inserida na Mata Atlântica protege inúmeras nascentes que deságuam no Rio Preto e são importantes também para diversas comunidades ao redor como Campo Alegre, Rio Preto e Bagagem.

A Pedra Selada – nome, que deriva do seu formato semelhante a uma sela de montaria, mas também é conhecida como “galinha choca”-, está situada em posição de destaque na Serra da Mantiqueira. Ela pode ser vista de várias localidades, tanto da serra quanto da Rodovia Presidente Dutra. Por isto, sempre serviu como referência para desbravadores e viajantes, apontando a direção norte para quem está em Resende.

Deixe um Comentário