Guarda Municipal orienta estudantes sobre “Educação no Trânsito” em Resende

0

RESENDE

Agentes da Guarda Municipal vão orientar estudantes da rede municipal de ensino sobre educação no trânsito. As atividades, em alusão ao “Maio Amarelo”, acontecem a partir desta quinta-feira, dia 5 e seguem até o próximo dia 18, no Parque Tobogã, localizado no bairro Vila Julieta. Estarão participando do projeto alunos do CIEP 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme, Escola Municipal Luiz Pistarini e do Programa Gente Eficiente.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, que vai promover a ação com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o objetivo é orientar os alunos sobre as normas de trânsito, para que desenvolvam cada vez mais a consciência da sua importância. A atividade também visa tornar os alunos multiplicadores do conhecimento dentro de suas casas e no seu dia a dia.

A Campanha “Maio Amarelo” foi decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para reflexão sobre o tema. A cor amarela simboliza a atenção e a sinalização de advertência no trânsito.

Para a realização do curso, a Secretaria de Educação irá conduzir os alunos até o Parque Tobogã. Farão parte do projeto, a turma do segundo ano do CIEP 347 – Dr. Jorge Miguel Jayme, alunos do segundo, terceiro, quarto e quinto ano da Escola Municipal Luiz Pistarini e estudantes do Programa Gente Eficiente.  Os alunos serão divididos em grupos e passarão por uma palestra ministrada por um agente da Guarda Municipal. Os principais assuntos abordados serão “Os sinais de trânsito”, “A faixa de pedestres”, “Placas de sinalização”, “A importância do uso da cadeirinha” e o “Dever dos ciclistas”. Já na parte prática da atividade, os estudantes serão divididos entre condutores de carrinhos, pedestres, ciclistas e guardas, e se revezam, entendendo a participação de cada um deles no contexto do trânsito.

O comandante da Guarda Municipal, Valmir Ribeiro de Azevedo disse que a proposta do projeto é conscientizar os estudantes sobre a “Segurança no Trânsito”. “Iremos aproveitar a campanha do “Maio Amarelo”, que é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, para mobilizar alunos e promover essa ação de educação no trânsito. É muito importante levar esse diálogo aos mais novos para que o conhecimento seja solidificado desde cedo. Assim formaremos uma geração mais consciente e atenta aos riscos, direitos e deveres no trânsito”, explicou o comandante.

Deixe um Comentário