BARRA MANSA
Neste mês, em menos de uma semana, três acidentes envolvendo veículos e locomotivas, foram registrados na região, sendo dois em Barra Mansa. E, para reduzir a quantidade de acidentes nas travessias das linhas férreas da cidade, a Guarda Municipal e a MRS Logística, realizaram uma campanha preventiva com a população. A ação, que aconteceu na manhã de hoje, dia 23, na travessia da Rua Duque de Caxias, no Centro, terá uma segunda etapa, que envolverá os alunos da rede municipal de ensino, realizando abordagens e distribuição de panfletos educativos.
Segundo o coordenador do programa Educação no Trânsito, da Guarda Municipal de Barra Mansa, Agostinho Silva, essa ação é uma forma de chamar atenção da população. “Nossa intenção é iniciar ainda nessa semana um planejamento de como vamos abordar o assunto nas escolas. A campanha está prevista para acontecer no início de novembro”, informou, completando que as ações que envolvem os jovens, dão resultado positivo.
Acidentes do mês de outubro
O primeiro acidente que ocorreu na linha férrea no mês de outubro, foi em Barra Mansa, no bairro Vila Nova, dia 4. O veículo foi atingido na lateral e arrastado por cerca de 20 metros. E, em menos de uma semana, no dia 9, um segundo acidente foi registrado no Centro, onde o veículo foi arrastado por 50 metros. O terceiro acidente aconteceu em Pinheiral, no dia 10, onde uma carreta foi atingida na traseira. Em nenhum dos casos houve vítimas.
Alertas sobre acidentes
Mais de 70% dos atropelamentos acontecem nas áreas onde é proibida a presença de pessoas. Por isso, não é indicado cortar caminho pela ferrovia ou pular o trem, caso ele esteja parado. O uso do celular e a pressa durante a travessia também é um fator que tem demonstrado um aumento significativo nos números de acidentes. Já em acidentes com veículos, é importante se atentar aos vidros fechados e o som alto na hora de atravessar a linha.