Guarda Civil Municipal comemora 18 anos de criação em Porto Real

0

PORTO REAL

O prefeito Ailton Marques comentou recentemente que a Guarda Civil Municipal, que comemorou este ano 18 anos de existência na semana passada, tem recebido recursos para aprimoramento e aparelhamento. Criada pela Lei n° 139 de 20/05/2002, a Guarda Civil Municipal, que é vinculada pela Secretaria de Ordem Pública, recebeu nos últimos anos investimentos com novos uniformes, Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual; novos veículos e motocicletas; convênio com o Detran-RJ, para regularização e ordenamento do tráfego da cidade, após devida capacitação do Grupamento de Trânsito; criação do Grupamento Ambiental foram algumas das principais avanços nos últimos anos.

“Gostaria de parabenizar todos os integrantes da Guarda Civil Municipal, que estão sempre empenhados em assegurar a preservação dos bens públicos, zelando pela segurança; bem-estar e qualidade de vida da população. A gestão entende a importância do setor para o bom andamento de fatores como o meio ambiente e o trânsito e outros fatores de ordenamento urbano. Por isso, é fundamental que a Prefeitura oferte as ferramentas necessárias para o bom andamento dos serviços realizados pela Guarda Civil Municipal, contou o prefeito Ailton .

Atualmente a Guarda Civil Municipal possui um efetivo de 74 guardas civis municipais; 20 vigias concursados; sete porteiros e 37 vigias contratados. Além disso, a Corporação conta com um Grupamento Ambiental, que foi criado por meio da Lei n° 346/2009, além do Grupamento de Trânsito.

A frota da Guarda Civil Municipal atua nas diversas frentes de trabalho, auxiliando na proteção ao patrimônio público; rondas escolares; questões relacionadas ao meio ambiente e trânsito e conta com seis motocicletas e cinco veículos.

A Guarda Municipal de Porto Real tem recebido novos investimentos, entre eles, novas motocicletas para rondas na cidade-Divulgação PMPR

MELHORIAS

O secretário de Ordem Pública, Carlos Machado, disse que as melhorias implantadas pela prefeitura são essenciais para manter a qualidade de todas as atividades desempenhadas pela Corporação. “A Guarda Municipal tem como função principal proteger os bens, serviços e instalações, de acordo com a legislação em vigor. Além disso, a Corporação pode eventualmente, se solicitada, atuar juntamente às outras forças de segurança pública, exercendo importante papel no que se refere à promoção de um trabalho educativo e ainda de apoio à garantia dos direitos humanos, como, por exemplo, o direito à segurança. Por esse motivo, trabalhamos incessantemente, a fim de garantir aos integrantes de nossa Corporação todas as ferramentas necessárias, contribuindo para a qualidade das ações realizadas pela Guarda”, analisou o secretário que ainda enumerou a importância dos convênios com outros órgãos públicos. “O convênio com o Detran foi fundamental para que o município pudesse ter mais mobilidade, ordenamento urbano e um trânsito mais seguro, em conformidade com a lei. No que diz respeito à comunicação, o Termo de Cooperação Técnica, assinado junto à Secretaria de Estado de Segurança –RJ, incluiu o município no Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual. Esse sistema é utilizado para a articulação e operação das Forças de Segurança Pública e Defesa Social, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. Já o Grupamento Ambiental Guarda Civil Ambiental, atua na prevenção, orientação e fiscalização do patrimônio do meio ambiente do município, coibindo ações contrárias à legislação, como a caça e a pesca predatória, os maus tratos contra animais, queimadas, o corte irregular de árvores e outros crimes ambientais. Tendo em vista todos os serviços realizado, com empenho e dedicação, em nome da Secretaria de Ordem Pública, gostaria de agradecer e parabenizar a todos os integrantes da Guarda Civil Municipal, pelos 18 anos de serviços prestados à população”, concluiu o secretário.

Deixe um Comentário