Grupo Cênico Estudarte retorna para a terceira temporada do ‘Pequenas leituras’ nesta quinta em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Quase dois anos após a interrupção de sua segunda temporada por motivos da pandemia, ‘Pequenas Leituras’ retorna à cena nesta quinta-feira, dia 13, às 19h30min, com sua terceira temporada, empolgando o público que acompanha o projeto desde 2019, quando foi lançado. Como de costume, acontecerá no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda. Com entrada gratuita e orientação apenas para uso de máscara ao público, enquanto esse não estiver consumindo alimentos e bebidas no local.

Caracterizado pelo diferencial de trazer ao público leituras dramatizadas, o projeto propõe o exercício vocal ao vivo, feito por atores, que mudam suas vozes durante a leitura de cerca de quarenta textos curtos, escritos para o setor de áudio visual.

-São textos escritos para testes de vídeos de atores. Com duração de cerca um minuto. Cada edição é composta por três blocos de quinze minutos, separados por dois intervalos. O elenco escalado vai alterando a voz de acordo com as personagens que estão em cada textos – detalha Rodrigo Hallvys, criador do projeto e que, nesta edição, estará compondo o elenco, acompanhado por Albinno Oliveira Grecco, Demétrio Santos e Isrhael Pinheiro.

Segundo Hallvys, a ideia originou-se de uma percepção da necessidade de trabalho vocal para o Estudarte. “Venho percebendo a falta de voz criativa, de propostas de construção de vozes para personagens em todas as áreas cênicas que consumo. Grande parte dos atores faz trabalhos ótimos com diversas personagens, mas sempre utilizando o mesmo formato de voz, abrindo mão de alguma construção técnica quanto a isso. Ator nenhum tem obrigação de alterar a voz para cada personagem, mas é uma ferramenta a mais que pode fazer muita diferença na qualidade do trabalho e abre-se mão disso constantemente”, explica.

CONQUISTA DO PÚBLICO

‘Pequenas Leituras’ teve duas temporadas e já na primeira tornou-se sucesso com público cativo durante suas edições. O evento despertou curiosidade por sua dinâmica que abre as portas para que o expectador conheça o caminho da construção de vozes, que são testadas pelo elenco escalado a cada edição. E a surpresa acaba acontecendo para o próprio elenco, que recebe os textos cerca de apenas uma hora antes de entrar em cena.

-O ator escolhe a voz praticamente na hora para cada personagem que vai interpretar naquela noite. O exercício acaba sendo de manter a voz até o final de cada cena, mesmo que cada integrante pegue personagem de faixa etária ou sexo oposto para interpretar. A plateia dá gargalhadas com as propostas e se surpreende com as atitudes das personagens nos roteiros – o sucesso do evento veio da diversão para o público e para o próprio elenco, finaliza Hallvys.

SERVIÇO
‘Pequenas Leituras’ – Terceira temporada – 1ª edição. Com o Grupo Cênico Estudarte. Dia 13 de janeiro de 2022, às 19h30min. Local: Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1). Elenco escalado: Albinno Oliveira Grecco, Demétrio Santos, Isrhael Pinheiro e Rodrigo Hallvys. Produção: RH Soluções Artísticas. Entrada gratuita. Orientação de uso de máscara.