Governo do Estado lança Portal de Compras para fornecedores

0

ESTADO

A Secretaria de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) colocou em funcionamento nesta sexta-feira, dia 21, as novas funcionalidades do novo Portal de Compras do Estado do Rio de Janeiro, disponível no endereço www.compras.rj.gov.br. A proposta do governo é garantir mais transparência, maior efetividade, ferramentas mais modernas e amplo acesso por parte do cidadão às compras públicas estaduais.

Pelo Portal, qualquer pessoa pode acompanhar o uso dos recursos públicos e consultar as atas e os contratos, analisando todas as fases de contratação.  O acesso também ficou mais simples para o fornecedor do Estado.

Entre as novidades do novo Portal estão a disponibilização de um banco de preços, o acesso a dados extraídos do Siga – Sistema Integrado de Gestão de Aquisições, o espaço para divulgação das ações da Central de Compras do Sistema Logístico, o acesso ao Portal das Redes de Logística e uma identidade visual renovada. O novo site é uma reestruturação do portal de compras do Estado, com uma visão moderna, dinâmica e intuitiva, desenhada para oferecer informações de qualidade e maior transparência ao público sobre dados de contratações públicas de toda a administração estadual. Além disso, estabelece um canal de comunicação entre o Estado, os fornecedores e a sociedade, além de aprimorar a gestão do conhecimento da Logística Pública do Poder Executivo estadual, com a atualização de conteúdos relevantes sobre o tema.

No Brasil, as compras públicas movimentaram mais de R$ 850 bilhões em 2017 e, só no Estado do Rio de Janeiro, foram gastos mais de R$ 11 bilhões de 2014 até o primeiro semestre de 2018. São compras de merendas escolares, medicamentos, equipamentos para batalhões e hospitais, serviços de limpeza para parques e prédios públicos, tecnologias para aumentar a arrecadação de tributos e de diversas necessidades e interesses da sociedade que são solucionadas pela equipe de compras. Para isso, é necessário saber se as compras atendem às demandas da sociedade.

O secretário de Fazenda e Planejamento, Luiz Cláudio Gomes, parabenizou a equipe e afirmou que essa é uma fase de fechamento e o Portal é mais uma entrega da Sefaz-RJ. “Passamos por uma crise muito forte em 2016 e 2017 e esse lançamento marca um esforço não só pelo produto, mas pelo desenvolvimento em paralelo com uma crise e com o Regime de Recuperação Fiscal em vigor desde 2017. O Regime permitiu a retomada dos salários em dia e o retorno das compras públicas. Este é um grande passo na transparência das ações de compras do Estado”, afirma.

Deixe um Comentário