Prefeitura começa a substituir todo o sistema de iluminação pública de Resende

0

RESENDE

A área urbana da cidade terá uma nova iluminação pública em breve. O motivo é que a prefeitura iniciou, na última quinta-feira, a substituição de todo o sistema de iluminação que passará a contar com lâmpadas de LED. A mudança, que atingirá aproximadamente 14 mil pontos de luz, vai proporcionar uma economia de cerca de 40% para os cofres públicos, com manutenção do sistema e outros serviços, além de mais segurança à população e redução do impacto ao meio ambiente.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) destacou que o projeto de troca de iluminação, que é o maior em execução na região atualmente, faz parte de uma série de medidas que vêm sendo tomadas pela Prefeitura e que visam garantir mais segurança à população. “Além deste projeto, que vai tornar nosso sistema de iluminação muito mais eficiente, trazendo mais segurança para as pessoas nas ruas, firmamos uma parceria com a Polícia Militar que está nos ajudando a fazer o monitoramento da cidade através de câmeras espalhadas por pontos estratégicos do município e, além disso, também nos reunimos, recentemente, com representantes da Secretaria de Estado de Segurança, quando recebemos a notícia de que a cidade será contemplada com a chegada de novos veículos para a Polícia Militar. Este é, portanto, um esforço conjunto para trazermos mais qualidade de vida e segurança à nossa população”, disse o prefeito.

Ele também ressaltou que as lâmpadas de LED vão proporcionar benefícios para o meio ambiente. “Enquanto as lâmpadas fluorescentes são extremamente nocivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas se não forem descartadas de maneira correta, as lâmpadas de LED não agridem o meio ambiente e muitos de seus componentes podem, inclusive, serem reciclados”, disse, citando que outro importante benefício deste tipo de lâmpada é que ela não apresenta em sua composição o mercúrio, material altamente tóxico, com grande potencial de contaminação do meio ambiente, e que é encontrado nas lâmpadas tradicionais.

Troca das lâmpadas vai proporcionar economia de cerca de 40% para os cofres públicos e mais segurança à população-Gleisiane Carvalho/PMR

TROCAS DE ILUMINAÇÃO

A troca da nova iluminação começou pelo bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade e que recebe diariamente um grande fluxo de pessoas. A previsão é que o serviço no bairro seja concluído até o fim da próxima semana. As novas lâmpadas, que vão substituir as tradicionais, são mais brancas e tem maior poder de iluminação, o que melhora, consideravelmente, a visibilidade das ruas, garantindo um ambiente mais seguro, principalmente para os pedestres.

Outro importante benefício do projeto, de acordo com a secretaria de Obras e Serviços Públicos do município, que está coordenando os trabalhos realizados por uma empresa especializada, é que as lâmpadas de LED, além de serem mais eficientes que as tradicionais, de cor amarela, também têm uma vida útil bem maior. “Só para ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que as lâmpadas tradicionais, incandescentes, duram em torno de mil horas. Já as novas, fluorescentes, chegam a durar até 10 mil horas. Na prática, isso significa que vamos gastar muito menos com a substituição de pontos de luz a partir de agora. E isso é bom para a Prefeitura, mas também é muito bom para a população, que vai ganhar um sistema mais eficiente. Outra boa notícia é que, com a economia que vamos fazer, poderemos expandir o serviço para locais que ainda não contam com iluminação pública”, disse o secretário Victor Sampaio, lembrando que alguns pontos da cidade, que estavam com a iluminação muito precária, tiveram sua troca antecipada para garantir a segurança dos pedestres, como o viaduto de entrada da cidade, no bairro Paraíso.

error: Conteúdo protegido !