Governo do Estado divulga medidas de segurança em escolas; batalhões da região reforçam segurança nas unidades

0

RIO/ SUL FLUMINENSE
O Governo do Rio de Janeiro divulgou nesta sexta-feira, dia 14, por meio de nota, que está reforçando o compromisso com a integridade dos alunos e profissionais da Educação e, por isso, criou uma série de medidas para identificar e prevenir a violência nas escolas. Os batalhões da Região Sul Fluminense também estão adotado medidas de segurança reforçada nas unidades e nos entornos.
Segundo o Governo do Estado, a Polícia Civil instaurou inquérito para monitorar aplicativos e perfis em redes sociais em que o conteúdo indique possível ataque a uma unidade escolar. Já a Polícia Militar intensificou o trabalho da Patrulha Escolar com ações preventivas e reforçou o policiamento em unidades escolares que receberam denúncias.
“A Polícia Militar também está desenvolvendo o aplicativo ‘Rede Escola’ com botão de emergência que aciona eletronicamente o serviço 190. Um comitê permanente com a Secretaria Estadual de Educação e as forças de segurança vem se reunindo regularmente para a formalização de protocolos”, disse em nota. “Além disso, um treinamento de gestão de crise está sendo elaborado pelas forças especiais de segurança para capacitar professores e funcionários de escolas públicas e privadas”, completou.
A Secretaria Estadual de Educação está trabalhando em parceria com as policiais Civil e Militar, encaminhando as denúncias que vêm surgindo nas redes sociais e que estão causando preocupação entre os alunos, pais e profissionais da rede de ensino. “O Governo do Estado trabalha para que o ambiente escolar seja sempre de paz”, afirma a nota.
SEGURANÇA NA REGIÃO
Os batalhões do Sul Fluminense também estão reforçando dos estudantes e funcionários das instituições da região.
O Comando do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) reforçou a segurança nas portas das escolas nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro.
Em nota, disse que o fato ocorre em face do atual assunto de circulação nacional sobre a segurança nas escolas: “O policiamento ostensivo está reforçado e com prioridade voltada para a área escolar com atenção especial às escolas que receberam algum tipo de ameaça”, disse a nota.
As equipes da Patrulha Escolar e Pamesp Escolar estão mantendo estreito contato com as escolas diariamente a fim de monitorar qualquer ato suspeito e permanecerá atuando no combate à violência e conscientização dos jovens sobre a importância da escola e da harmonia do ambiente.
“Perfis que encaminharam ou insistirem em encaminhar mensagens sobre atentados e massacres foram e serão checados periodicamente pela seção de inteligência do 28° BPM”, completou a nota.
A população deve permanecer calma e informar às autoridades qualquer ato que observe suspeito em relação ao ambiente escolar ou comportamento que considere duvidoso compartilhado em redes sociais.
O telefone do Disque Denuncia do 28° BPM é: 0800-0260667.
DEMAIS CIDADES
Ainda na região, a segurança também ocorre nos batalhões do 33º BPM de Angra dos Reis, 10º BPM de Barra do Piraí, 37º BPM de Resende e 38º BPM de Três; também na área da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Paraty.

 

 

Deixe um Comentário